Muse e Kayser Chiefs – 09-10-2019 – São Paulo (Ginásio do Ibirapuera)

Texto por Carlos Ferracin – Fotos por Kara Paulus (Muse Official Facebook) e Kaiser Chiefs Official Facebook – Edição por André Luiz

Muse e Kaiser Chiefs, duas bandas com várias passagens pelo nosso país, apresentaram-se no Ginásio do Ibirapuera no dia 09 de outubro. Com 25 anos de estrada e headliner de uma das noites do Rock In Rio – justamente a de encerramento do festival –, trazendo o espetáculo completo da “Simulation Theory World Tour 2019” á capital, a banda também se apresentou em na capital paulista com status de banda principal da noite. O show inicialmente agendado para o Allianz Parque, teve seu local alterado cerca de um mês antes do programado, o que acarretou em algumas confusões do público para identificar seus novos assentos no ginásio.

A abertura ficou com os ingleses do Kaiser Chiefs. Formado atualmente por Ricky Wilson (vocal), Andre White (guitarra), Simon Rix (baixo), Nick Baines (teclado) e Vijay Mistry (bateria), a banda obteve um relativo status com os álbuns ‘Employment’ (2005) e ‘Yours Truly, Angry Mob’ (2007), sucesso este que não se repetiu com os álbuns seguintes e que a banda tenta recuperar com o lançamento de ‘Duck’, neste ano. Abriram com “People Know How To Love One Another” do último álbum e emendaram com um de seus maiores sucessos, “Everyday I Love You Less And Less” que agitou a plateia. Com um set list curto, os momentos de maior participação da plateia foram exatamente nas canções dos primeiros álbuns como “The Angry Mob”, “Ruby”, “I Predict A Riot” e o encerramento com “Oh My God”. O Kaiser Chiefs é aquele tipo de banda que todos consideram “legal”, possuem canções com refrão de fácil assimilação que acabam funcionando no palco e Ricky Wilson é um frontman simpático o qual consegue segurar bem a plateia. Fizeram um show correto que agradou um público que, no fim das contas, não era da banda.

Set List Kayser Chiefs:
People Know How To Love One Another
Everyday I Love You Less And Less
The Factory Gates
Ruby
Hole In My Soul
Record Collection
Never Miss A Beat
I Predict A Riot
The Angry Mob
Oh My God

Formado por Matt Bellamy (vocal, guitarra), Dominic Howard (bateria) e Chris Wolstenholme (baixo), o Muse está em turnê divulgando seu último álbum de estúdio, ‘Simulation Theory’, lançado no final de 2018. Quem acompanhou algum show da atual tour já sabia da grandiosidade do palco e de tudo que envolve a apresentação, mas havia dúvidas se veríamos tudo aquilo por aqui, ainda mais em São Paulo onde o show foi alterado para um lugar menor. Com “Algorithm” seguida de “Pressure”, duas faixas de seu novo álbum, a banda deu início a apresentação, e logo neste começo já deu pra notar que o show seria mais do que musical, com dançarinos fazendo uma ótima coreografia trajando roupas temáticas – e tocando trompetes e instrumentos de percussão em algumas inserções –, conectando-se com a proposta do show e tornando-se um grande destaque. Outro ponto positivo foi o telão no fundo do palco mostrando diversos desenhos e intercalando-os com imagens das várias câmeras espalhadas.

Se o set list priorizou as canções do último álbum – foram executadas oito no total –, houve também espaço para uma “canção de 20 anos atrás”, “Showbiz”. Mas a plateia foi ao delírio mesmo durante a execução das músicas mais conhecidas: foi realmente empolgante ver o público cantar “Uprising”, “Plug In Baby”, “Supermassive Black Hole”, “Mercy” – com Matt Bellamy descendo até o fosso que separa o palco da platéia – e a parte final com “Time Is Running Out” e “Starlight”.

Interessante notar que não houve um “bis” propriamente dito. Após uma encenação, a banda retornou com um medley de “Stockholm Syndrome / Assassin / Reapers / The Handler / New Born” e “Knights Of Cydonia” encerrando a apresentação. Lembra da dúvida se teríamos por aqui o mesmo show apresentado nos EUA e Europa? Esta acabou durante o show, e some-se a isso uma ótima performance da banda e um público que deu show a parte, culminando em uma noite inesquecível. Agradecimentos à Motisuki Press e Live Nation.

Set List Muse:
Algorithm
Pressure
Psycho
Break It To Me
Uprising
Propaganda
Plug In Baby
Pray (High Valyrian)
The Dark Side
Supermassive Black Hole
Thought Contagion
Interlude
Hysteria
Showbiz
The 2nd Law: Unsustainable
Dig Down (versão acústica)
Madness
Mercy
Time Is Running Out
Prelude
Starlight
Algorithm
Stockholm Syndrome / Assassin / Reapers / The Handler / New Born
Knights Of Cydonia

(Visited 67 times, 3 visits today)