Tarja & Marko Hietala – 08-03-2024 – São Paulo (Tokio Marine Hall)

Texto por Sara Ferrer – Fotos por André Tedim (Top Link Music) – Edição por André Luiz

Living The Dream – Vivendo um sonho. Literalmente esse foi o sentimento dos fãs da cantora Tarja Turunen que esteve presente no Tokio Marine Hall, em São Paulo, na sexta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, e nada melhor que celebrar a data com uma mulher que inspira tantas outras dentro do mundo da música e que vem crescendo na carreira a cada álbum lançado. 

Não faz muito tempo desde a última passagem da finlandesa pelo país, em setembro/2023. Logo depois, foi anunciada a nova turnê que trouxe um convidado muito especial nesse novo projeto: Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish, atualmente em carreira solo, e que também foi seu companheiro de banda na época em que era vocalista do grupo. 

Teve banda de abertura fazendo um “esquenta” para os presentes, a banda Allen Key subiu ao palco por volta das 19h, enquanto o público ainda adentrava ao local naquela noite chuvosa. Formada por Karina Menasce (vocal, multi-instrumentista), Pedro Fornari (guitarra), Victor Anselmo (guitarra), Felipe Bonomo (bateria) e William Moura (baixo), o grupo apresentou um potente hard rock repleto de riffs marcados com um som moderno. No repertório, faixas da carreira destacando-se seu mais recente trabalho lançado ‘The Last Rhino’, aclamado pela crítica nacional.

Set List Allen Key:
Granted
Straw House
Illusionism
Sleepless
Goodbye
Apathy
Mr. Whiny
The Last Rhino 

Pouco depois das 21h, ovacionado pelos presentes, Marko Hietala e seu companheiro nas cordas Tuomas Wäinölä subiram ao palco para o público ansioso pela apresentação da dupla. No repertório, mesclando entre clássicos do Rock, canções do Nightwish e próprias em formato acústico, o clima era amistoso e era visível que eles estavam contentes de estar ali, em especial o próprio Marko.

Set List Marko Hietala:
Stones
Crazy Train (Ozzy Osbourne cover)
Two Soldiers
Holy Diver (Dio cover)
The Islander (Nightwish)
Children Of The Grave (Black Sabbath cover)

Mas a estrela da noite ainda estava para chegar. Casa cheia, fãs fervorosos, e eis que nossa Diva – porque ela é – subiu ao palco por volta das 22h esbanjando carisma ao som de “Eye Of The Storm”, que faz parte do disco o qual carrega o nome à turnê ‘Best Of – Living The Dream’, lançado em 2022; assim como a turnê, o álbum trouxe as melhores faixas selecionadas pela cantora e seus fãs durante toda sua carreira solo.

A pesada faixa “Demons in You” agitou os presentes, seguida de “Die Alive” muito enérgica. Tarja esteve como de praxe, simpática e graciosa no palco com os fãs. Sua performance embalou a plateia e fez todos cantarem junto: ela do palco, o público da pista, uma troca enérgica, sem dúvidas!

A dinâmica da tour trouxe seu ex-companheiro de banda, da época em que esteve no Nightwish, Marko Hietala. Um verdadeiro presente e marco na carreira dos artistas. Desde a saída conturbada da Tarja do Nightwish em 2005 que os integrantes não se cruzavam… Salvo uma participação de Marko em um festival chamado Z7 Summer Night Open Air, em Pratteln, na Finlândia em julho de 2023, no qual cantaram juntos pela primeira vez depois de tanto tempo.

Após um curto suspense, a era Nightwish veio à tona com “Dead To The World”, do disco ‘Century Child’ de 2002, momento mais que esperado pelo público pela presença de Hietala no palco. Tarja brincou durante as músicas com maestria, intercalando no repertório sucessos da antiga banda com suas músicas próprias em dueto junto a Marko, como na faixa “Dark Star” e “Dead Promises”, e a faixa recente “Left On Mars”. Mas foram em sucessos como “Planet Hell” e “I Wish I Had na Angel” do icônico disco ‘Once’, de 2004 que a casa de shows literalmente veio abaixo em meio a nostalgia pura. Vê-los juntos no palco, anos depois de separação, foi a realização de um sonho para os fãs do Nightwish, principalmente para àquele fã que acompanhou a banda finlandesa e não teve a oportunidade de assisti-los durante aquele período.

Na sequência, o set list retornou à discografia solo de Tarja. A finlandesa sempre passa pelo país a cada lançamento, e com está tour não foi diferente. E já surgia aquele sentimento de que o show estava chegando ao fim quando iniciaram as faixas “I Walk Alone” – single do primeiro disco da cantora em carreira solo ‘My Winter Storm’ – e outro sucesso, “Victim Of Ritual” – do ‘Colours In The Dark’.

Como já é sabido, ainda faltava o encore. E ele veio lindo com as faixas “Innocence”, “Until my Last Breath” e o retorno de Marko dividindo os vocais em outro clássico conhecido com o ex-grupo da dupla, “Over The Hills And Far Away”, versão do petardeo de 1987 de Gary Moore.

Tarja consegue inovar e cativar cada vez mais fãs e admiradores por onde passa, não à toa trata-se da cantora finlandesa mais conhecida no mundo da música. Desvincular-se do Nightwish é quase impossível, uma vez que ela se tornou conhecida dentro do Rock e Metal Sinfônico mundial por meio do período em que esteve com a banda. Sem dúvida, marcaram uma geração e toda uma época, e ao escolher continuar com a carreira dentro do metal, nós somos agraciados sempre com material exemplar da soprano e com esta apresentação plena e que deixou saudades (agradecimentos à Top Link Music e Isabelle Miranda Press).

Set List Tarja:
Eye Of The Storm
Demons In You
Die Alive
Diva
Shadow Play
Dead To The World (Nightwish) com Marko Hietala
Dark Star com Marko Hietala
Left On Mars com Marko Hietala
Dead Promises com Marko Hietala
Planet Hell com Marko Hietala
Wish I Had An Angel (Nightwish) com Marko Hietala
I Walk Alone
Victim Of Ritual Innocence
Until My Last Breath
Over The Hills And Far Away (Gary Moore cover) com Marko Hietala

(Visited 24 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *