Monsters Of Rock – 19-04-2025 – São Paulo (Allianz Parque)

Texto por André Luiz – Fotos por Ricardo Matsukawa (Mercury Concerts) – Edição por André Luiz

Marcando gerações com apresentações históricas desde 1994, o festival Monsters Of Rock chegou à sua 8ª edição reunindo os co-headliners Scorpions e Judas Priest, além de Stratovarius, Opeth, Queensrÿche, Savatage e Europe, no Allianz Parque em São Paulo. Somadas todas atraçõe do line up estelar, são mais de 100 álbuns de estúdio, centenas de clássicos e mais de 300 anos de estrada.

Os portões do estádio foram abertos às 10h, desde o início o que se viu foi uma multidão adentrando para presenciar algumas apresentações mais aguardadas do ano na capital paulista. Tatola e Walcir Chalas foram encarregados da apresentação das atrações do Monsters Of Rock, sendo a primeira os finlandestes do Stratovarius. Na ativa desde 1984, a banda formada por Timo Kotipelto (vocal), Jens Johansson (teclado), Matias Kupiainen (guitarra), Lauri Porra (baixo) e Rolf Pilve (bateria) tem em seu currículo alguns dos grandes clássicos do power metal mundial, sendo seu álbum mais recente o ‘Survive’ de 2022. E desta forma, iniciaram com “Intro To Stratovarius” e o hino “Forever Free”, seguido por “Eagleheart” e passando por “Speed Of Light”, “Black Diamond” e o petardo derradeiro “Hunting High And Low” – uma curta, porém certeira performance dos finlandeses.

Set List Stratovarius:
Intro to Stratovarius / Forever Free
Eagleheart
World On Fire
Speed Of Light
Paradise
Survie
Keyboard solo / Black Diamond
Unbreakable
Hunting High And Low

Na estrada há três décadas, formada em 1990, o Opeth trouxe em seu line up Mikael Åkerfeldt (vocal), Fredrik Åkesson (guitarra), Martin Mendez (baixo), Joakim Svalberg (teclado) e Waltteri Väyrynen (bateria). Divulgando seu 14º álbum de estúdio, ‘The Last Will & Testament’ de 2024 (com participação especial de Joey Tempest do Europe na faixa “§2”), os suecos iniciaram com a intro nos PA’s “Seven Bowls” (Aphrodite’s Child) e emendaram “§1”, Master’s Apprentices” e “§3”. Sem muitas pausas entre as canções, logo após “Sorceress”, Mikael reclamou do curto tempo para o set e agradeceu a receptividade do público ao show que encerrou-se às 13h55m após executarem o clássicos dos suecos “Deliverance”.

Set List Opeth:
§1
Master’s Apprentices
§3
In My Time of Need
Ghost Of Perdition
A Story Never Told
Sorceress
Deliverance

Casey Grillo (bateria), Michael Wilton (guitarra), Todd La Torre (vocal), Mike Stone (guitarra) e Eddie Jackson (baixo) trouxeram o Queensrÿchepara sua segunda apresentação na história do Monsters Of Rock. Iniciando às 14h19m com “Queen Of The Reich” e a sequência acachapante formada por “Operation: Mindcrime”, “Walk In The Shadows”, “I Don’t Believe In Love” e “Warning”, ao fim desta La Torre comentou que o Queensrÿcheestava sem vir ao país há muito tempo, e esperava que o público estivesse em uma ótima tarde. Comunicativo e com presença de palco cativante, Todd demonstrou estar com a extensão de voz em dia durante “Take Hold Of The Flame”, externou o quanto estava feliz por fazer parte do festival e, durante faixa final, “Eyes Of A Stranger”, permaneceu na passarela central filmando público com seu celular. Detalhe comentado pelos fãs foi a ausência de alguns clássicos atemporais da banda no setlist, ponto sentido principalmente pelos fãs de hits radiofônicos.

Set List Queensrÿche:
Queen Of The Reich
Operation: Mindcrime
Walk In The Shadows
I Don’t Believe In Love
Warning
The Needle Lies
The Mission
Nightrider
Take Hold Of The Flame
Empire
Screaming In Digital
Eyes Of A Stranger

O Monsters Of Rock 2025 marcou o retorno do Savatage após hiato de uma década dos palcos. Fundada pelos irmãos Criss (guitarra) e Jon Oliva (teclado, vocal) em Tampa nos EUA, em 1979, a banda gravou o primeiro álbum em 1983; porém Criss foi vítima fatal de um acidente em 1993, sendo homenageado onze meses com o lançamento do álbum ‘Handful Of Rain’. A banda atualmente é formada por John Lee Middleton (baixo), Zak Stevens (vocal), Chris Caffery (guitarra), Jeff Plate (bateria) e Al Pitrelli (guitarra).

Os apresentadores do festival anunciaram o Savatage, porém um cabo caiu entre a bateria e teclado montados atrasando o início da apresentação em alguns minutos. Exatamente às 15:52m a intro iniciou com músicos em palco, telão exibindo o logo da banda e a espera de mais de 10 anos chegou ao fim: Savatage ao som da dobradinha “The Ocean / Welcome” bradada por todo estádio em alto som, seguida por “Jesus Saves”. “Como vai?” questionou Zakk em português carregado, agradecendo aos presentes e anunciando “The Wake Of Magellan”, seguida por “Dead Winter Dead”. Em meio a uma garoa na capital paulista, o frontman comentou que “essa chuva é propícia para a próxima canção”, anunciando o hino “Handful Of Rain”.

“Chance” foi apoteótica, sem palavras – bandeiras de centenas de países revezando no telão e ao fim a do Brasil exibida encerrando uma performance sensacional. “Gutter Ballet” com sua intro no teclado e público bradando ao ver a capa do disco clássico no telão ao fundo, já “Edge Of Thorns” foi cantada em uníssono por todo Allianz Parque com direito a Zakk chutando bolas de futebol para o público, moça invadindo o palco, e ao fim um “obrigado São Paulo” respondido por efusivos gritos de “Savatage” no estádio.

Stevens introduziu Jon Oliva (com a reação de aplausos de todos) e o músico surgiu no telão ao piano cantando “Believe” emocionando a todos, com a banda no palco continuando a canção. Durante o solo de guitarra, imagens do saudoso Criss Oliva foram exibidas, seguindo com Zakk e Jon Oliva (no telão) cantando em forma de dueto o petardo. Após a comoção da canção anterior, o encerramento deu-se com os hinos “Siren” e “Hall Of The Mountain King”, finalizando a apresentação histórico às 16h53m com o frontman chutando bolas ao público e músicos saudando os presentes na passarela central.

Set List Savatage:
The Ocean / Welcome
Jesus Saves
The Wake Of Magellan
Dead Winter Dead
Handful Of Rain
Chance
Gutter Ballet
Edge Of Thorns
Believe
Sirens
Hall Of The Mountain King

O tradicional Europe iniciou em 2023 a turnê mundial ‘Time Capsule’ celebrando os 40 anos de carreira e os 11 álbuns de estúdio lançados. Formada nos subúrbios de Estocolmo (Suécia) por Joey Tempest e John Norum, os suecos possuem em sua discografia sucessos como ‘Wings Of Tomorrow’ (1984) e ‘The Final Countdown’ (1986) com o atemporal hino que carrega o nome do disco – sendo seu último álbum de estúdio, ‘Walk The Earth’ (2018).

Às 17h2m, Joey Tempest (vocal), John Norum (guitarra), Mic Michaeli (teclado), John Leven (baixo) e Ian Haugland (bateria) surgiram no palco do Allianz Parque ao som de “On Broken Wings” e “Rock The Night” com um sonoro “obrigado caraleo” bradado pelo showman Joey Tempest. Intercalando ótimas canções como “Walk The Earth”, “Scream Of Anger”, “Sign Of The Times” – com sua intro espetacular no teclado – e “Hold Your Head Up” com discursos do frontman do tipo “ótimo estar aqui de volta, com Judas Priest, Savatage e todos” e novos palavrões em português, os suecos levaram o público a gritar na intro ao teclado do clássico “Carrie” – música entoada em uníssono por todo Allianz regada a luzes de celulares ligadas.

Hit radiofônico, “Last Look At Eden” seguiu por Tempest com uma guitarra iniciando “Ready Or Not”, emendada com o clássico “Superstitious” (com trechos de “No Woman No Cry” de Bob Marley and The Wailers). Um curto solo de bateria para os músicos recarregarem as energias, e seguiram “Cherokee” e a pulsante “The Final Countdown” com público pulando e bradando alto, encerrando o show às 18h18m no discurso de Joey “até mais, daqui a pouco Judas fodendo tudo”. Presságio? A mítica banda sueca e seu carismático frontman entendem do que dizem…

Set List Europe:
On Broken Wings
Rock The Night
Walk The Earth
Scream Of Anger
Sign Of The Times
Hold Your Head Up
Carrie
Last Look At Eden
Stormwind
Ready Or Not
Superstitious (Snippet of “No Woman No Cry” by Bob Marley and The Wailers)
Cherokee (Preceded by a Drum Solo)
The Final Countdown

No intervalo dos shows, enquanto os roadies arrumavam o palco para o Judas, os PA’s executaram uma versão instrumental de “Show Must Go On” do Queen enquanto exibia imagens de personalidades do heavy/rock falecidos. Exatamente às 18h53m, foi executado nos PA’s “War Pigs” (Black Sabbath) seguida da intro da tour “Clarionissa” e os músicos surgiram ao cair de uma grande bandeira – contendo palavras de ordem reverenciando o metal – em pose para fotos com todos em frente a bateria executando o petardo “Panic Attack”, um início poderoso emendada no hino “You’ve Got Another Thing Comin’” com Rob trocando o sobretudo prateado por jaqueta de couro.

Halford dirigiu-se à passarela central sendo saudado por todos, discursou “hello São Paullo, Priest is back, vocês estão prontos? Então vamos lá…” iniciando uma sequência frenética de canções emendadas composta por “Rapid Fire”, a atemporal “Breaking The Law” – bradada alta por todos com dancinha de Halford com os guitars – e o solo de bateria inicial marcante de “Riding On The Wind”.

Os músicos deixam o palco para intro característica de “Love Bites”, seguida por “Devil’s Child” – Rob totalmente performático distribuindo agudos –, e os aplausos à Faulkner na introdução de “Crown Of Horns” do petardo “Sinner” – durante esta, uma chuva pouco mais forte caiu no estádio. “Turbo Lover” trouxe Halford trajando um colete dourado sobre a roupa (entre tantas trocas de coletes durante o show), ao término Rob deslocou-se à frente da passarela central agradecendo os presentes dizendo que o Judas fazia Heavy Metal há 55 anos e que se sentia agradecido pelo carinho do público, anunciando a faixa título do 19º de estúdio, “Invincible Shield”, seguida pela épica “Victim Of Changes”.

Interativo, Halford – no alto de seus 73 anos de idade – circulou pelo palco e passarela durante toda apresentação, performou com os companheiros de banda e nem por isso, deixou de entregar qualidade vocal em canções como a versão de “The Green Manalishi (With the Two Prong Crown)” do Fleetwood Mac. Mas, os fãs do Priest sabem que quando Scott Travis assume o microfone… Após saudar os presentes, o baterista perguntou se queriam uma música em especial, e após o brado de “Painkiller” o músico iniciou a intro clássica para delírio geral no Allianz Parque.

Rob Halford (vocal), Ian Hill (baixo), Andy Sneap (guitarra), Scott Travis (bateria) e Richie Faulkner (guitarra) deixaram o palco, mas poucos segundos depois iniciaram nos PA’s o clássico “The Hellion”, seguida do retorno do quinteto e “Electric Eye” ressoada por todo estádio. Halford surgiu no palco com sua Harley Davidson e “Hell Bent For Leather” foi cantada em uníssono, seguida por “Living After Midnight” – Rob com sobretudo jeans repleto de patches de bandas, cantando o hino comemorado por todos. “We are Judas fucking Priest” bradou Halford, saudando a todos e encerrando a apresentação da banda às 20h30m com todos integrantes na passarela central e “Fear Of The Dark” (Iron Maiden) nos PA’s, em mais uma performance apoteótica dos britânicos em solo brasileiro.

Set List Judas Priest:
Panic Attack
You’ve Got Another Thing Comin’
Rapid Fire
Breaking The Law
Riding On The Wind
Love Bites
Devil’s Child
Crown Of Horns
Sinner
Turbo Lover
Invincible Shield
Victim Of Changes
The Green Manalishi (With the Two Prong Crown) (Fleetwood Mac cover)
Painkiller

The Hellion / Electric Eye
Hell Bent For Leather
Living After Midnight

Após pouco mais de 50 minutos para trabalho dos roadies, às 21h23m as luzes do Allianz Parque se apagaram e iniciou um clipe nos telões em alusão aos 60 anos de carreira da banda de Hannover. Ao som de “Coming Home”, o Scorpions surgiu no palco emendando “Gas In The Tank” e a clássica “Make It Real”. Ao fim, Klaus soltou um “boa noite São Paulo” em português e disse que era muito bom estar de volta à cidade, anunciando outro hit de de sua carreita, “The Zoo”, seguida por “Coast To Coast”.

Formada em 1965 pelos jovens Klaus Meine (vocal), Rudolf Schenker e Matthias Jabs (guitarra) na cidade alemã de Hannover, o Scorpions se tornou a banda de rock mais bem-sucedida da Alemanha. O grupo foi uma das atrações do Monsters of Rock em 2023 e retornou dois anos depois mesclando sucessos e com novas canções do mais recente álbum ‘Rock Believer’. Além dos membos fundadores, a banda de Hannover é formada pelo baixista Pawel Maciwoda e o icônico baterista Mikkey Dee.

Em meio a uma chuva um tanto quanto forte na capital paulista, os alemães executaram o medley composto por “Top Of The Bill / Steamrock Fever / Speedy’s Coming / Catch Your Train”. O desfile de clássicos continuou com “Bad Boys Running Wild” e a dobradinha emocionante – dos momentos mais aguardados do show – “Send Me An Angel” e “Wind Of Change”. “Loving You Sunday Morning” retornou ao set da banda dia antes em Brasília (não era tocada pelos alemães desde 2016), seguida por “I’m Leaving You”, “New Vision” (solos de baixo e bateria), “Tease Me Please Me”, “Big City Nights” e o encerramento da primeira parte do show com o hit “Still Loving You” entoado por todo estádio com Klaus na passarela central.

A banda ausentou-se por alguns minutos e um escorpião gigante surgiu no palco, incendiando o público para o retorno dos músicos e o encerramento apoteótico da apresentação com “Blackout” e “Rock You Like A Hurricane” – um sentimento agridoce de “será que foi a última vez que assistimos o Scorpions no Brasil” com “certamente voltarão para nova turnê de despedida”… A 8ª edição do Monsters Of Rock presenteou dezenas de milhares de pessoas no Allianz Parque com apresentações memoráveis de Stratovarius, Opeth, Queensrÿche, o retorno do Savatage, Europe, e o os co-headliners Judas Priest e Scorpions – mais uma edição histórica do maior festival de heavy/rock do país (agradecimentos à Catto Comunicação e Mercury Concerts).

Set List Scorpions:
Coming Home
Gas In The Tank
Make It Real
The Zoo
Coast To Coast
Top Of The Bill / Steamrock Fever / Speedy’s Coming / Catch Your Train
Bad Boys Running Wild
Send Me An Angel
Wind Of Change
Loving You Sunday Morning
I’m Leaving You
New Vision (bass and drum solo / Tease Me Please Me
Big City Nights
Still Loving You Blackout
Rock You Like A Hurricane

(Visited 35 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *