Sonata Arctica – 27-02-2015 – Osasco (Centro de Eventos Pedro Bortolosso)

Sonata Arctica - fev-2015  Osasco - por Rodrigo Bernardo IV

Texto por Sara Ferrer – Fotos por Rodrigo Bernardo – Edição por André Luiz

Importante nome do metal mundial, os finlandeses do Sonata Arctica desembarcaram no Brasil pela terceira vez consecutiva; desta vez  para uma extensa turnê que atravessou o país de Norte à Sul. Foram shows lotados em Fortaleza (21/02 – Complexo Armazém), Recife (22/02 – Clube Internacional do Recife), e Manaus (24/02 – Tatau Show Club), com ótimas apresentações passando por Limeira (26/02 – Mirage Eventos), Osasco (27/02 – Centro de Eventos Pedro Bortolosso), São Paulo (28/02 – Aquarius Rock Bar), Belo Horizonte (01/03 – Music Hall), Rio de Janeiro (03/03 – Circo Voador), Curitiba (05/03 – Music Hall) e Porto Alegre (06/03 – Opinião).

Tony Kakko (vocal), Elias Viljanen (guitarrista), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclado) e Tommy Portimo (bateria) apresentaram a turnê divulgando a regravação de seu primeiro álbum ‘Ecliptica – Revisited’ e o mais recente trabalho ‘Pariah’s Child’. Como esperado, trouxeram no set list toda a bagagem desses bem sucedidos 15 anos de carreira, que vem arrastando fãs pelo mundo todo com performances incríveis em seus shows e colecionando prêmios por onde passam por cada trabalho lançado.

Conferimos o show de Osasco, região metropolitana de São Paulo, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. As bandas Velvet Moonlight e Troll foram as responsáveis pela abertura do evento. A Velvet Moonlight executou um curto set, direto e pesado, apresentando algumas faixas de seu primeiro EP: “Flying Horse – The Dawn Of A Man – A Side”: “Dreamless Soldier” e “Flying Horse”. Em seguida, a Troll levantou os presentes, que já mostraram-se conhecidos da dupla composta por Junior Bertoldi (guitarrista/vocal) e Cblau (baterista/vocalista) que desenvolvem um trabalho diferenciado, fazendo um rock com influência de MPB e letras marcantes; executaram algumas faixas com maestria, tais como “Cama de Hospital”, “Tenho Consciência”, e “Solte-se no vento”.

Set List Velvet Moonlight:
1-    Senseless
2-    Dreamless Soldier
3-    Flying Horse
4-    Doomsday

Set List Troll:
1-    A Caça
2-    Aprendi a Existir
3-    Insônia
4-    Um Girassol
5-    Cama de Hospital
6-    Tenho Consciência
7-    Solte-se no Vento
8-    Baby Jane

Sonata Arctica - fev-2015  Osasco - por Rodrigo Bernardo V

Com a casa parcialmente cheia, às 21h30m o Sonata Arctica sobe ao palco, abrindo com “The Wolves Die Young” (single extraído do álbum “Pariah’s Child”), seguida de “Losing My Insanity”,“Paid In Full” e da lindíssima “Replica” com veemente performance. Em “My Land” e “Black Sheep” o grupo esbanja performance e o público faz bonito. Elias teve seu destaque no solo de “Letter To Dana”, uma bela canção que foi acompanhada por todos, seguida da ótima execução de “Blood”, “I Have A Right”, “X Marks The Spot”. Com pique de sobra e nitidamente animados com a extensa turnê e a receptividade do público brasileiro, veio “8th Commandment” para agitação geral. Perguntando se estão todos bem, Kakko anuncia “Tallulah” acalmando os ânimos, seguida de “Fullmoon”, dois verdadeiros hits da carreira do Sonata, precedido de “UnOpened” que há muito tempo não era executada em shows, e “San Sebastian” para encerrar a primeira parte do set.

Depois de alguns minutos e chamado do público, a banda retorna para o encore com “White Pearl Black Oceans…” e “Don’t Say A Word” que deixaram os fãs maravilhados com a apresentação. Foram pouco mais de 2h de show em que artista e fãs simplesmente se divertiram. “Que noite incrível com vocês, Osasco! Obrigado” disse Kakko. Quem adquiriu o merchandising oficial do grupo, pôde participar de uma rápida sessão de autógrafos após o show, iniciativa esta que resulta numa satisfação enorme por parte do fã que tem a chance de conhecer seu ídolo de perto. E os shows continuam, as datas passam ainda por: Belo Horizonte (01/03 – Music Hall), Rio de Janeiro (03/03 – Circo Voador), Curitiba (05/03 – Music Hall) e Porto Alegre (06/03 – Opinião). Cada uma dessas datas ficarão marcadas, não somente em cada um dos integrantes como também em cada pessoa que pôde participar e compartilhar esta verdadeira festa que foi a passagem do Sonata Arctica por terras tupiniquins.

Agradecimentos: Amplitude Produtora & Studio, Dynamo Produções e Costábile Salzano Jr. – The Ultimate Music – PR pela atenção e credenciamento do nosso veículo, além de Rodrigo Bernardo por ceder gentilmente as imagens que ilustram esta matéria.

Set List Sonata Arctica:
1-     The Wolves Die Young
2-     Losing My Insanity
3-     Paid In Full
4-     Replica
5-     My Land
6-     Black Sheep
7-     Letter To Danna
8-     Blood
9-     I Have A Right
10-  X Marks The Spot
11-  8th Commandment
12-  Tallulah
13-  Fullmoon
14-  UnOpened
15-  San Sebastian

Encore:
16-  White Pearl, Black Oceans…
17-  Don’t Say A Word

 

 

(Visited 46 times, 1 visits today)