Republica – Point Of No Return
CD – Independente, lançado digitalmente pela Wikimetal Music (2013)
Texto por Clovis Roman – o conteúdo expresso reflete a opinião do autor, é de inteira responsabilidade deste
Edição por André Luiz
O Republica foi fundado no distante ano de 1991, e em meados daquela década, teve seu debut, autointitulado, lançado pela Eldorado. Mas foi a partir de 2008, com There’s No Fucking Electronic Modern Loop, que começaram sua escalada rumo ao sucesso. Até perto da época do lançamento do disco seguinte, Point Of No Return, eles já haviam participado de festivais importantes como Lollapalooza, Maquinaria (Chile) e claro, o Rock In Rio, quando estiveram ao lado do Dr. Sin e do guitarrista e produtor Roy Z. Este, inclusive, registrou uma participação mais que especial na faixa “Goodbye Asshole”, um dos destaques (a canção em si, não a participação) do play.
O trabalho dos caras do Republica é direcionado ao Heavy Metal, com especial peso nas guitarras, mas sem descambar para o Thrash ou algo similar. No decorrer das canções, é possível pegar referências de nomes como o Alice In Chains (principalmente nos trampos das seis cordas, o grande trunfo do trabalho, sem dúvidas), além de outros nomes da época do que se convencionou a chamar de grunge (a ótima “No Way” invoca bem esse flerte com a musicalidade de Seatle). E justamente antes dessa, temos a debulhante “The Land Of The King”, um Heavy Metal de primeira qualidade e refrão marcante.
Outras que se destacam são a direta “Why?”, a abertura “Time To Pay” (com um jeitão inegável de single) e a dançante “Dark Road” (essa é para abrir rodinhas no meio da galera durante os shows). Mas o ápice criativo é a saideira, com “El Diablo”, pesada e com riffs pra lá de convincentes. A masterização da ótima gravação ficou por conta de Stephen Marcussen, que já trabalhou com Aerosmith, Paul McCartney, Prince e Nirvana, entre tantos outros. A parte da produção do vocal ficou com Thiago Bianchi e Luis Paulo Serafim, o que mostra o esmero dos caras, e apesar de as vezes soar um tanto forçado, a voz de Leo Belling passa segurança; além de ter um timbre agradável. O disco Point Of No Return saiu em 2013, o que não torna menos obrigatória uma audição, recomendado.
Confira clipe para músicas Life Goes On e El Diablo:
