Franz Ferdinand – 30-09-2014 – São Paulo (Espaço das Américas)

Franz Ferdinand - SP set2014 - Por Fabio Nunes Divulgação Espaco das Américas V

Texto por Carlos Ferracin – Fotos por Fábio Nunes (Divulgação Espaço das Américas) – Edição por André Luiz

E os escoceses do Franz Ferdinand aportaram mais uma vez em terras brasileiras para dois shows, dia 30 de setembro no Espaço das Américas em São Paulo e dia 02 de outubro no Vivo Rio no Rio de Janeiro. A banda foi formada em 2002 em Glasgow por Alex Kapranos (vocais e guitarra), Nick MacCarthy (guitarra), Bob Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria) e possui quatro álbuns lançados com vários singles de sucesso. Seu som pode ser definido como uma interessante fusão de rock com sons mais dançantes, sendo perfeito para pistas e para se agitar ao vivo.

O Espaço das Américas está se tornando uma das casas preferidas para shows na capital paulistana, pois conta com uma localização privilegiada e ótima estrutura. Apesar da casa não estar lotada, um bom público compareceu para prestigiar a banda nesta turnê do álbum “Right Thoughts, Right Words, Right Action”. Isso fica ainda mais evidente se levarmos em conta que está é a sétima visita da banda ao Brasil em oito anos, tendo tocado em 2012 no Festival da Cultura Inglesa e em 2013 na edição brasileira do Lollapalooza.

Franz Ferdinand - SP set2014 - Por Fabio Nunes Divulgação Espaco das Américas VII

A responsabilidade pela abertura ficou com o Boogarins, banda goiana com pouco mais de um ano de estrada, que já se apresentou na Europa e nos EUA e conta com um álbum lançado, “As Plantas que Curam”. Seu som é um rock psicodélico inspirado nos anos 60 com letras em português. Apesar de serem relativamente desconhecidos do público presente, cumpriram bem seu papel e saíram aplaudidos…

As 22h15m sobe ao palco o Franz Ferdinand abrindo com “Right Action”, faixa do seu mais recente álbum já com uma grande participação do público. Na sequência um dos maiores hits, “No You Girls” do álbum “Tonight”, colocando a casa inteira para agitar e cantar junto. “Talk Her Tonight”, do primeiro álbum “Franz Ferdinand” e “Evil Eye” do ultimo mantiveram o pique.

Com várias passagens pelo Brasil, Alex Kapranos arrisca algumas palavras em português anunciando “The Dark Of Matinée” do primeiro álbum. Sem pausa emendam com “Do You Want To” e “The Fallen” ambas do álbum “You Could Have It So Much Better” colocando o Espaço das Américas abaixo com esta seqüência de hits.

Após esta sequência intensa, a banda deu uma acalmada com “Lucidy Dreams”. Em “Erdbeer Mund”, o guitarrista Nick MacCarthy assume os vocais e Alex Kapranos cuida dos sintetizadores do grupo. Em seguida, “Michael”, um dos hits do primeiro álbum.

A balada “Walk Away” teve uma grande participação do público cantando o verso a plenos pulmões. Outra balada, “Stand On The Horizon” do último álbum, encerrou esta parte digamos “mais calma” do show.

“Can’t Stop Feeling” trouxe de volta aquele rock dançante que a banda faz muito bem.  “Auf Achse” e “Brief Encounters” mantiveram o clima de festa preparando o público para a sequência contagiante com “Take Me Out”, maior hit da banda, e “Ulysses”. “Love Illumination” e “Outsiders” foram tocadas antes do encerramento com todos os integrantes portando baquetas fazendo som na bateria de Paul Thomson, fazendo uma jam que arrancou aplausos da platéia.

Após um breve intervalo, a banda retorna para o bis tocando “Jacqueline”, “Goodbye Lovers and Friends” e “This Fire”. Nesta última, Alex fez todo Espaço das Américas se abaixar para um “pulo coletivo”. O final, com todo mundo berrando o verso da música, deixou um gostinho de quero mais.

Apesar de privilegiar – obviamente – o álbum “Right Thoughts, Right Words, Right Action”, o Franz Ferdinand toca faixas de todos os álbuns, sabendo colocar os hits de forma inteligente mantendo o público junto com a banda o show inteiro. Alex Kapranos é um frontman competente que sabe cativar a platéia, Bob Hardy e Paul Thomson são discretos, mas formam uma “cozinha” correta e Nick MacCarthy é quem tem a performance mais intensa.

Embora este show não estivesse lotado, podemos esperar para breve a 8ª visita da banda, já que o Franz Ferdinand e a platéia brasileira têm uma ligação muito forte.

SET LIST:
– Right Action
– No You Girls
– Talk Her Tonight
– Evil Eye
– The Dark Of Matinée
– Do You Want To
– The Fallen
– Lucidy Dreams
– Erdbeer Mund
– Michael
– Walk Away
– Stand On The Horizon
– Can’t Stop Feeling
– Auf Achse
– Brief Encounters
– Take Me Out
– Ulysses
– Love Illumination
– Outsiders

Bis
– Jacqueline
– Goodbye Lovers and Friends
– This Fire

(Visited 240 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *