Texto por Rodrigo Gonçalves
Fotos por Juliana Lorencini
Excelente, sensacional, histórico. Todos esses são adjetivos que podem ser usados para descrever e demonstrar de forma justa o quão boa foi a apresentação do Carcass no Carioca Club.
Formado atualmente por Jeff Walker (baixista/vocalista), Bill Steer (guitarrista) e pelos novatos Ben Ash (guitarrista) e Dan Wilding (baterista), o Carcass mostrou porque é considerado um dos maiores nomes do metal extremo em todos os tempos. E 2013 será um ano importante para o grupo. Além da turnê mundial, a banda gravou o seu primeiro disco em 17 anos (Surgical Steel) que será lançado ainda nesse ano.
Com um setlist baseado no disco Heartwork, o maior sucesso de sua carreira, os britânicos fizeram um show arrasador em pouco mais de 80 minutos em cima do palco do Carioca Club. Abriram a apresentação com a excelente “Buried Dreams”, seguida de “Incarnated Solvent Abuse” e a dupla do Heartwork “Carnal Forge” e “No Love Lost”, antes descambarem para velharias como “Carneous Cacoffiny”, “Lavaging Expectorate of Lysergide Composition.” “This Mortal Coil” e “Reek of Putrefaction” fizeram a alegria dos presentes, enquanto antes de “Keep on Rotting in the Free World”, o vocalista Jeff Walker anunciou essa como sendo uma música do disco “Swamsong”, que “muitos de nós (os fãs da banda) gostamos de dizer que odiamos só pra não dar o braço a torcer.”
“Exhume to Consume” e “Corporal Jigsore Quandary” fizeram uma roda gigantesca abrir na pista do Carioca Club. A excelente “Heartwork”, música mais conhecida do grupo de Liverpool encerrou uma das melhores apresentações de metal extremo que tive a oportunidade de assistir.
Os novatos Ben Ash (guitarra) e Dan Wilding (bateria) foram boas adições ao grupo e fizeram jus ao trabalho de seus antecessores como Michael Amott e Ken Owen. Jeff Walker e Bill Steer mostraram ser uma dupla afiada. O primeiro, extremamente simpático, deu show de competência no baixo e impressionou com a sua voz extremamente versátil e carregada de agressividade. O segundo, mostrou porque é considerado um dos grandes guitarristas de metal extremo, variando entre bases e solos dificílimos, como se fosse coisa mais fácil do mundo. E ainda dividiu os vocais com Jeff Walker em algumas músicas.
Setlist do show
Buried Dreams
Incarnated Solvent Abuse
Carnal Forge
No Love Lost
Carneous Cacoffiny
Lavaging Expectorate of Lysergide Composition
Symposium of Sickness
Pedigree Butchery
Edge of Darkness
This Mortal Coil
Reek of Putrefaction
Keep on Rotting in the Free World
Genital Grinder
Pyosisified (Rotten to the Gore)
Death Certificate
Exhume to Consume
Corporal Jigsore Quandary
Forensic Clinicism / The Sanguine Article
Inpropagation
Ruptured in Purulence
Heartwork
Configura abaixo galeria com imagens do show.




