Texto por Bruno Prado e fotos por Flickr Oficial Time 4 Fun
Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado” já dizia aquele velho ditado popular. E de fato estas palavras caíram bem aos cariocas na última terça-feira, dia 15, onde quem mais brilhou no RJ não foi um corpo celeste e sim uma estrela musical de primeira grandeza.
Ringo Starr e sua All Star Band mostraram grande simpatia, habilidade e entrosamento no Citibank Hall. Não chegou a ser um show empolgante como o de McCartney no início do ano mas estava longe de ser frio como aquela noite carioca.
(Alías, é bom que se esclareça que Ringo não tem nada a ver com Paul. Seu show segue uma linha totalmente diferente e ele faz questão disso)
Britânicamente pontual, Ringo iniciou o show com IT DON’T COME EASY tradicional música de seu repertório. Enquanto o show seguia com HONEY DON’T e CHOOSE LOVE o público, que era bem variado entre casais, jovens, idosos, desconhecidos e famosos começava a se soltar. Ringo não. Ele já estava simpaticamente se sentindo em casa. “Vocês cinco aí em cima também” – brincava ele com a platéia ao afirmar que as tais 5 pessoas não obedeceram seus pedidos para levantar as mãos e bater palmas.
A banda de Ringo, composta por Wally Pallmar (guit), Gary Wright (tecl), Richard Page (baixo), Mark Rivera (sax), Gregg Bissonette (batera), Rick Derringer (guit) e Edgar Winter (de tudo um pouco) mostrava-se bem afinada e a cada música trocava seu vocalista.
Ringo cantou metade do set-list e nas demais canções, exceto uma, mostrou sua genial habilidade na batera.
O show seguiu com HANG ON SLOOPY, FREE RIDE, TALKING IN YOUR SLEEP e I WANNA BE YOUR MAN dos Beatles. Esta última, anunciada por Starr como a “melhor” foi dedicada às “senhoras de idade” e devidamente bem acompanhada pelo público geral.
Como o show não segue uma linha homogênea a platéia varia de humor com altos e baixos, já que muitas músicas são familiares apenas para quem segue a carreria solo de Starr. O que não impede o ex-Beatle de interagir com o público e mostrar bastante jogo de cintura para contornar tal fato.
DREAMWEAVER, muito bem executada por Gary Wright, foi a música seguinte, e KYRIE veio logo em seguida.
Antes da próxima, THE OTHER SIDE OF LIVERPOOL, Ringo lembrou um pouco como era crescer e desabrochar na velha cidade. Foi uma boa execução tal como nos dias anteriores em SP e no RS mas o melhor estava por vir. “Se você não conhece essa música você pediu o menu errado no almoço” – dizia Starr antes de iniciar YELLOW SUBMARINE.
Nesse momento centenas de bolas amarelas apareceram no meio da multidão e o público ficou extremamente agitado, como era de se esperar.
Nas músicas seguintes houve um misto de atenção com reconhecimento por parte dos Cariocas que não conheciam a banda. Os músicos se revezaram nos vocais cantando FRANKESTEIN, BACK OFF BOOGALOO, WHAT I LIKE ‘BOUT YOU e ROCK ‘N ROLL HOOCHIE KOO, antes de outra música dos Beatles, BOYS.
A partir de LOVE IS ALIVE e BROKEN WINGS todos sabiam que o show se anunciava para sua parte final e, consequentemente, a melhor. Além destas, Ringo executou muito bem Photograph, na qual ainda brincou um pouco mais – “Algum pedido? alguém? ah sim… ok, Photograph”. Esta talvez seja uma das (senão a mais) conhecida música de sua carreira.
Para o fim do show a banda deixou mais dois clássicos: ACT NATURALLY e WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS (com parte de Give Peace a Chance). Algumas lágrimas de uns sessentões e até de jovens que não tiveram oportunidade de conhecer a maior banda de todos os tempos em seu auge vieram a tona. São coisas que somente um ex-Beatle pode proporcionar. Por mais simples que seja seu show, sua estrela ainda brilha nos palcos.
Set:
It Don’t Come Easy
Honey Don’t
(Carl Perkins cover)
Choose Love
Hang On Sloopy
(The McCoys cover)
Free Ride
(The Edgar Winter Group cover)
Talking in Your Sleep
(The Romantics cover)
I Wanna Be Your Man
(The Beatles cover)
Dream Weaver
(Gary Wright cover)
Kyrie
(Mr. Mister cover)
The Other Side Of Liverpool
Yellow Submarine
(The Beatles cover)
Frankenstein
(The Edgar Winter Group cover)
Back Off Boogaloo
What I Like About You
(The Romantics cover)
Rock And Roll, Hoochie Koo
(Rick Derringer cover)
Boys
(The Beatles cover)
Love Is Alive
(Gary Wright cover)
Broken Wings
(Mr. Mister cover)
Photograph
Act Naturally
(The Beatles cover)
With A Little Help From My Friends
(The Beatles cover)
Give Peace A Chance
(John Lennon cover)


