Lynyrd Skynyrd – 22-09-2023 – São Paulo (Espaço Unimed)

Texto por André Luiz – Fotos por Camila Cara (Mercury Concerts) – Edição por André Luiz

Ícone do Southern Rock, o Lynyrd Skynyrd aportou no Brasil com a aclamada turnê de celebração do 50º aniversário da banda, para shows na capital paulista e no Jaguariúna Rodeio Festival. Em São Paulo, o lendário grupo de Jacksonville (EUA) apresentou-se no Espaço Unimed para um grande público.

O line up presente na casa de shows foi formado por Johnny Van Zant (vocal, irmão do saudoso Ronnie Van Zant), Rickey Medlocke (guitarra), Mark “Sparky” Matejka (guitarra), Damon Johnson (guitarra), Michael Cartellone (bateria), Keith Christopher (baixo), Peter Keys (teclado), Carol Chase (backing vocal) e Stacy Michelle (backing vocal) – a backing vocal Dale Krantz-Rossington não acompanhou a banda na tour. Último integrante da primeira formação, o guitarrista Gary Rossington faleceu em março de 2023, fato o qual levou a banda cogitar o encerramento das atividades, mas integrantes remanescentes decidiram prosseguir em nome do legado do Lynyrd Skynyrd.

Exatamente às 22h07m, os telões do Espaço Unimed exibiram um vídeo de introdução da “50th Anniversary Tour” mesclando imagens históricas do Skynyrd com a canção ”Thunderstruck” do AC/DC. Ao fim, os músicos surgiram no palco ao som de “Workin’ for MCA” do ‘Second Helping’ de 1974, culminando na entrada das backing vocals e emendando “Skynyrd Nation” do ‘God & Guns’ de 2009, música mais recente do repertório, levando o público a cantar junto e interagir na base das palmas. Sem pausas, os músicos prosseguiram com o clássico “What’s Your Name” do ‘Street Survivors’ de 1977, celebrado pelos presentes.

“Boa noite São Paulo, como vocês estão? Obrigado (em português), prazer retornar ao Brasil celebrando 50 anos do Skynyrd” discursou o Johnny Van Zant, iniciando os acordes do petardo “That Smell” do ‘Street Survivors’ de 1977, cantado em uníssono na casa de shows em meio a classe do solo de guitarra e a interação do frontman. Os músicos trocaram seus instrumentos, o vocalista brindou com os presentes, interagiu pedindo a participação na música seguinte e fechou a trinca de canções do ‘Street Survivors’ com o ritmo dançante de “I Know A Little”, destacando-se o quarteto de cordas a frente do palco e a interação de Johnny com as backing vocals. Emendando canções, “Whiskey Rock-A-Roller” (do ‘Nuthin’ Fancy’ de 1975) foi ilustrada pela imagem do whiskey da banda no telão ao fundo e trocadilho na letra com o nome da cidade de São Paulo. Sem pausas, nova faixa do disco de 1975, “Saturday Night Special”.

“Quantos de vocês são fãs do Lynyrd? Vocês tem muita sorte porque não tocamos essa música com frequência” comentou Johnny, anunciando a emotiva “The Ballad Of Curtis Loew”. Celebrando Gary Rossington, o hino “Tuesday’s Gone” do ‘(Pronounced ‘L?h-‘nérd ‘Skin-‘nérd)’ de 1973 emocionou a todos, sendo cantada em uníssono no Espaço Unimed em meio a imagens de Gary no telão ao fundo durante toda a canção. “Gimme Back My Bullets” (faixa título disco de 1976) trouxe energia novamente a casa de shows, em especial quando o frontman exibiu nas costas do colete que trajava o nome da referida canção.

Durante cinco décadas, foram mais de 60 álbuns, bilhões de downloads nas plataformas digitais, milhões de recordes de vendas quebrados e destaque no Hall da Fama do Rock & Roll (2006), fatos os quais tornam o Lynyrd Skynyrd um fenômeno cultural atemporal. Na edição 2023 do CMT Music Awards, uma das principais premiações da música country norte-americana, o Skynyrd foi homenageado com uma performance reunindo nomes do porte de Slash, Billy Gibbons, Paul Rodgers e membros da Allman Brothers Band. Muito deste sucesso deve-se a dedicação da banda com os fãs durante as apresentações e com o legado deixado pelo Skynyrd. “Vocês estão se divertindo? Amamos vocês, essa próxima música é dedicada a vocês fãs brasileiros”, discursou o frontman, que identificou e leu um cartaz no qual um rapaz da plateia queria cantar “Simple Man” com a banda – a surpresa que essa pessoa se tratava de Nando Fernandes, vocalista conhecido da cena paulistana, atualmente a frente da banda Sinistra. E dessa forma inusitada, o petardo “Simple Man” do ‘(Pronounced ‘L?h-‘nérd ‘Skin-‘nérd)’ de 1973 foi cantado em uníssono pela casa de shows contando com os dois vocais no palco.

“Ótimo revê-los, vamos celebrar, vocês estão prontos?” discursou Johnny antes de “Gimme Three Steps” do ‘(Pronounced ‘L?h-‘nérd ‘Skin-‘nérd)’ de 1973, com quarteto de cordas a frente do palco e vocal interagindo junto ao público, emendando na sequência “Call Me the Breeze” (J.J. Cale cover, presente no disco ‘Second Helping’ de 1974) com show particular nos teclados. “Amo vocês Brasil” se declarou o vocal antes de pedir que cantássemos “em alto e bom som”, iniciando os acordes do petardo também do citado disco de 1974, “Sweet Home Alabama”, celebrada pela casa de shows e entoada em alto volume pela plateia, como pedido pelo frontman.

Os músicos deixaram o palco por um breve momento e retornaram aos gritos de “Free Bird, Free Bird” para executarem o clássico icônico do debut álbum de 1973 com imagens dos primórdios da banda nos telões e o frontman unindo uma bandeira brasileira a norte americana amarradas no pedestal de seu microfone. A execução tratou-se de uma sensacional homenagem do início ao fim, primeiramente com o nome dos integrantes falecidos exibidos no telão ao fundo, depois o chapéu do saudoso Ronnie Van Zant no pedestal do microfone e seu irmão, Johnny, deixando o palco enquanto o telão exibia um vídeo do frontman original cantando a canção com sua voz nos PA’s do Espaço Unimed, um solo estendido mesclando guitarra e teclados, finalizando o espetáculo às 23h40m com Johnny levantando a bandeira do Brasil na companhia do CEO da Mercury Concerts, José Muniz Neto.

Uma instituição do rock, country, da música mundial como um todo, desta forma podemos resumir o Lynyrd Skynyrd. A passagem da turnê de celebração do 50º aniversário da banda marcou a memória de milhares de presentes no Espaço Unimed, em meio a gerações distintas presentes na casa de shows paulistana, um verdadeiro desfile de hinos da história da música mundial interpretados pelo lendário grupo de Jacksonville (agradecimentos à Mercury Concerts e Catto Comunicação).

Set List Lynyrd Skynyrd:
Workin’ for MCA
Skynyrd Nation
What’s Your Name
That Smell
I Know A Little
Whiskey Rock-A-Roller
Saturday Night Special
The Ballad Of Curtis Loew
Tuesday’s Gone
Gimme Back My Bullets
Simple Man
Gimme Three Steps
Call Me the Breeze (J.J. Cale cover)
Sweet Home Alabama

Free Bird

(Visited 154 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *