Trivium – 14-12-2022 – São Paulo (Cine Joia)

Texto por Cynthia Lembke – Fotos por 30E Thirty Entertainment e Midiorama – Edição por André Luiz

Já assisti muitos shows – muitos mesmo – mas nada se compara com o privilégio de assistir o Trivium ao vivo. A banda que faz parte do line up da primeira edição do Knotfest Brasil, traz em sua formação Matt Heafy (guitarra, vocal), Corey Beaulieu (guitarra, backing vocal), Paolo Gregoletto (baixo, backing vocal) e Alex Bent (bateria). O quarteto norte-americano lançou até o momento 10 álbuns de estúdio, sendo o último, ‘In The Court Of The Dragon’, sucesso de público e crítica figurando nos charts de melhores álbuns de rock/metal em 2021.

A apresentação ocorrida na noite de quinta-feira, 14, fez o Cine Jóia estremecer por completo. Após 10 anos de espera desde a última passagem da banda pelo Brasil, o grupo prometeu e fez acontecer uma das melhores noites do ano na capital paulista. Apresentando hinos dos seus nove discos lançados, aquela noite se tornou pequena para o que estava por vir. A banda subiu ao palco pontualmente às 22h, iniciando o show com as duas primeiras faixas do penúltimo disco ‘What The Dead Men Say’, sendo “IX” e a faixa título do álbum. Em seguida, a faixa do ‘Shogun’ lançado em 2008, “Down From The Sky”, levou o público ao delírio. O frontman Matt Heafy, se desculpou por tantos anos de espera, e repetia incansavelmente o quanto amava o Brasil, arriscando até algumas palavras em português. 

A banda executou vários sucessos em sequência: “The Sin And The Sentence”, “Until The World Goes Cold”, “A Gunshot To The Head Of Trepidation”, “Forsake Not The Dream”. Heafy fez uma pausa e relembrou que adorou “comer feijoada e tomar caipirinha” na primeira vez que veio ao Brasil, em 2012. Ele ainda contou que virou fã de jiu jitsu, e que adora a música brasileira, citando principalmente a Bossa Nova. Deixando de lado o papo, Matt fez um pedido para que todos ligassem as lanternas dos aparelhos celulares para acompanhar a faixa a seguir, a balada “The Shadow Of The Abattoir” o mais recente clipe, semanas antes, seguida pela intro “X” nos PA’s e a faixa título do disco “In The Court Of The Dragon” – acompanhada de uma roda mais atrás no meio da psita. 

As faixas “Catastrophist” e “To The Rats” também ganharam espaço naquela noite, principalmente para satisfazer os fãs mais fervorosos presentes no local. Perto do encerramento do show veio “The Heart From Your Hate”, praticamente um hino indispensável e aclamado por todos os fãs, seguida pela surpresa da noite “Shogun” – no dado momento, a banda recebeu uma bandeira do Brasil e outra do fã clube oficial do Trivium, para agradecimentos de Matt e o discurso de que “o público brasileiro eram um dos melhores da turnê”.

A dobradinha “Strife” e “Pull Harder On The Strings Of Your Martyr” antecederam o momento derradeiro da apresentação. Aquela noite foi inesquecível para os fãs, e para demonstrar ainda mais o domínio da banda sobre o seu público, o vocalista fez o último pedido: que toda a plateia se abaixasse no chão e levantasse somente quando a banda começasse os riffs de “In Waves”. E desta forma, após a intro “Capsizing The Sea” nos PA’s, a banda iniciou o petardo que nomeia o disco de 2011 dos norte-americanos e o público seguiu à risca o pedido de Matt, encerrando desta forma a apoteótica performance na noite de quarta-feira. Após o show, Trivium seguiu para a Argentina, retornando à capital paulista para se apresentar na primeira edição do Knotfest Brasil, mas a sensação de presenciar a banda em um ambiente mais intimista – se comparado a estrutura de um festival aberto – executando um set completo com certeza marcou os fãs dos norte-americanos (agradecimentos à 30E – Thirty Entertainment e Midiorama).

Set List Trivium:
IX
What The Dead Men Say
Down From The Sky
The Sin And The Sentence
Until The World Goes Cold
A Gunshot To The Head Of Trepidation
Forsake Not The Dream
The Shadow Of The Abattoir
X / In the Court Of The Dragon
Catastrophist
To The Rats
The Heart From Your Hate
Shogun
Strife
Pull Harder On The Strings Of Your Martyr
Capsizing The Sea / In Waves

(Visited 157 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *