Fonte: Perfexx
Chegou hoje, 12 de agosto, às plataformas digitais a nova versão de “O Passageiro”, clássica canção do Capital Inicial, que agora conta também com vocais de Pitty. Dinho e a cantora baiana dividem os holofotes nessa releitura que faz parte do novo projeto da banda. Pitty é convidada de honra para a celebração de 40 anos do grupo, veterana da cena do rock brasileiro, ela trouxe seu conhecido e adorado estilo para a faixa. Gravada ao vivo na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a apresentação conta com produção musical de Dudu Marote, direção artística de Batman Zavareze e projeto de iluminação de Cesio Lima.
Dinho e Pitty trazem uma dose de adrenalina para “O Passageiro”. A química entre os artistas adicionou um estilo descolado, que vem naturalmente para a dupla, e que fez a canção brilhar ainda mais como um dueto. A escolha não poderia ser mais certeira, a rockeira baiana traz em sua voz a profundidade que expande os significados da música e deixa mais que justificada a existência dessa nova versão. Confira abaixo:
Lisonjeada com o convite para participar do projeto, Pitty compartilha o que sentiu: “Quando eu era guria em Salvador, era muito fascinante conseguir ouvir alguma banda de rock nas rádios, então me marcou muito escutar Capital na época, junto com Titãs, Paralamas e outros grupos da geração. Foi um momento do rock nacional extremamente formador para quem queria ter banda, para quem gostava do gênero, e ainda mais para uma menina fora do polo sudestino, aonde o sonho estava mais distante. Eu pedi para cantar “O Passageiro”, eles me perguntaram o que eu queria cantar, e fui logo nessa porque deve ter sido uma das primeiras que escutei do Capital. É uma versão de Iggy Pop, um artista que absolutamente amo, e temos isso em comum. O motivo principal da escolha é a de ser uma canção que marcou minha história, e ser um grande clássico”.
Sempre feliz em colaborar com outros artistas, especialmente de gerações diferentes, Dinho comentou sobre o toque especial que Pitty adicionou à canção: “Cantar com a Pitty foi um dos momentos mágicos desse DVD. Eu sou um grande fã e admirador dela. Gosto do trabalho dela, da voz, atitude, do conjunto da obra, da banda, de tudo que ela faz, acho sensacional. E foi assim desde a primeira vez que eu ouvi a Pitty. Já tive o privilégio de dividir o palco com ela, mas foram poucas vezes e eu queria muito que ela participasse desse DVD. Eu estava com os dedos cruzados, torcendo para que ela topasse. Que sorte ter isso no nosso currículo, me orgulho muito daquela noite. E agora, no 4.0, voltamos a tocar “O Passageiro” com o arranjo original que fizemos em 91, é mais rock and roll, mais fiel ao Iggy Pop”.
Capital Inicial 4.0
O projeto Capital Inicial 4.0 é uma comemoração da história e legado do grupo, com foco no futuro e na conexão cada vez mais forte com o público. Desdobrando-se em três frentes, álbum, DVD e turnê, essa nova era levará os grandes hits para audiências de todas as gerações. O álbum/DVD com 12 faixas tem lançamento previsto para 26 de agosto e uma versão Deluxe, com 5 canções extras, estará disponível em novembro.
Muitas das conhecidas e amadas músicas ganharam novos arranjos e contam com vários convidados especiais. Além disso, faixas lado B também foram revisitadas. O público reconhecerá tanto nomes consagrados, como Carlinhos Brown, Samuel Rosa e Pitty, quanto nomes da nova geração da MPB, como Marina Sena, Vitor Kley e Ana Gabriela. A turnê estreia no dia 09 de setembro no Palco Mundo do Rock In Rio 2022. O show especial Capital Inicial 4.0 passará por 20 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife.
Com grandes expectativas, Dinho comentou animado sobre o novo espetáculo da banda: “Os shows do Capital, ao longo desses anos, sempre foram intensos e continuam assim, sendo uma celebração, uma catarse. Foi uma cumplicidade que desenvolvemos com os fãs e, com uma data tão especial como essa, acho que tudo será amplificado. O show que preparamos é inacreditável, a direção de arte é do Batman Zavareze, as luzes do Cesio Lima, a parte visual já é de tirar o fôlego. Essa turnê é uma das coisas mais ambiciosas que já colocamos de pé. Serão poucos shows e acredito que isso deixa mais irresistível tudo o que estamos preparando, o cenário, as luzes, a produção. É imperdível”.
O espetáculo conta com direção musical de Dudu Marote, produção executiva de Fernando Tidi, direção geral de Luiz Oscar Niemeyer e direção executiva de Luiz Guilherme Niemeyer. A direção de arte é assinada por Batman Zavareze, projeto de iluminação por Cesio Lima, direção de animação por Eduardo Souza e direção de fotografia por Márcio Zavareze. Os arranjos são da própria banda com Dudu Marote. As vendas dos ingressos serão anunciadas em breve e as datas disponíveis podem ser conferidas abaixo.
Capital Inicial 4.0 – Datas
09/09 – Rio de Janeiro (RJ) – Rock In Rio
01/10 – Porto Alegre (RS) – Auditório Araújo Viana
07/10 – São Luis (MA) – Shopping da Ilha
08/10 – Teresina (PI) – Theresina Hall
11/10 – Ribeirão Preto (SP) – Taiwan Centro de Eventos
16/10 – Salvador (BA) – Concha Acústica
18/11 – São Paulo (SP) – Espaço Unimed (EDA)
25/11 – Sorocaba (SP) – Clube Campestre de Sorocaba
26/11 – Curitiba (PR) – Prime Rock Festival Pedreira Paulo Leminski
04/02 – Florianópolis (SC) – P12 Parador Internacional
11/02 – Rio de Janeiro (RJ) – Jeunesse Arena
25/03 – Belo Horizonte (MG) – ExpoMinas
15/04 – Brasília (BSB) – Estádio Mané GarrinchaTheresina Hall
Links relacionados:
https://www.capitalinicial.com.br/
http://www.facebook.com/capitalinicial
http://www.twitter.com/capitalinicial
http://instagram.com/capitalinicial