Serj Tankian: vídeo clipe do single em armênio Amber feat Sevak Amroyan

Fonte: Blabbermouth

O vocalista do System Of A Down, Serj Tankian, lançará uma nova música folk/clássica intitulada “Amber” cantada em sua língua nativa armênia nesta quarta-feira, 8 de junho, para o público em todo o mundo. O título da música “Amber” (pronuncia-se “ahm-be’r”) na verdade significa “nuvens”.

Tankian explicou: “Foi escrito em 2017 depois que eu visitei a Armênia junto com meus amigos Atom, Arsinée Egoyan e Eric Nazarian como membros da coalizão “Justice For Armenia” para servir como monitores eleitorais para as eleições parlamentares. Fiquei tão perturbado pelo roubo astuto das eleições antes mesmo de chegar às urnas que escrevi esta música como resposta. A letra, no entanto, parece ser mais pungente hoje, quando os armênios estão divididos política e socialmente após o ataque devastador em Nagorno-Karabagh e na Armênia pelo Azerbaijão e pela Turquia em 2020, além das contínuas consequências sobre as negociações com esses dois regimes ditatoriais. A mensagem de “Amber” é a de unidade e harmonia. Essas são as únicas armas verdadeiramente poderosas da nação armênia”.

A versão final da faixa foi concluída em 2022 e apresenta vocais adicionais de Sevak Amroyan, outro notável cantor armênio que se apresenta ao lado de Tankian, conhecido por seu canto comovente de canções folclóricas armênias tradicionais e modernas. Sobre sua decisão de incluir Amroyan na versão definitiva de “Amber”, Tankian afirmou: “A voz de Sevak tem uma força única que remonta às terras nativas de nosso povo. Eu adorava ouvir suas músicas como “Yarkhushta”, então quando nos conhecemos eu estava animado a trabalhar em algo com ele”. Confira o vídeo clipe abaixo:

Amroyan, que vive em Yerevan, cresceu em muitos dos pontos altos e baixos da democracia florescente da Armênia desde o colapso da União Soviética. Sua decisão de se juntar a Serj cantando “Amber” foi explicada pelo próprio cantor: “Naturalmente, ouço a música de Serj Tankian desde a infância e sempre com um sentimento de orgulho. Depois de conhecê-lo, percebi que além de ser um músico icônico, ele também é um armênio muito orgulhoso. Estou feliz com nossa colaboração e grato a Serj por estarmos cantando “Amber” juntos. É uma grande honra para mim”.

O vídeo clipe de “Amber” foi dirigido por Hrag Yedalian, o clipe mostra Tankian e Amroyan flanqueando um ao outro no quadro cantando suas partes enquanto um menino (Darren Chilingirian) ocupa o centro do palco na tela com um caderno de desenho na mão. À medida que o vídeo avança, o menino começa a folhear o caderno de esboços para revelar frases manuscritas e imagens contextuais das letras armênias da música. À medida que “Amber” cresce, o menino começa a arrancar e jogar as páginas do caderno de desenho no chão, com a câmera se movendo para baixo exibindo as páginas desintegradas formando o mapa da Armênia e Nagorno-Karabagh (conhecido na Armênia e na diáspora como Artsakh). As letras (em tradução armênia e inglesa) para “Amber” podem ser encontradas na página do YouTube de Serj.

Tankian buscou justiça por muitas causas sócio-políticas globalmente ao longo de sua carreira pessoal e profissional, muitas vezes usando a música como uma ferramenta para inspirar e unificar vozes para mudanças ponderadas. “Amber” é o capítulo mais recente deste esforço ao longo de sua vida.

Links relacionados:
http://serjtankian.com
http://facebook.com/SerjTankian
http://Twitter.com/serjtankian
http://Instagram.com/serjtankian
http://YouTube.com/serjtankian

(Visited 89 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *