Black Flag – 08-03-2020 – São Paulo (Carioca Club)

Texto por André Luiz – Fotos por Julio Szoke – Edição por André Luiz

Uma banda lendária, mas que nunca esteve no Brasil: com esta alcunha, o Black Flag aportou na capital paulista no domingo, 08 – dia internacional da mulher – para apresentação histórica. Um sólido pilar do punk hardcore desde sua formação em 1976 na Califórnia, a banda não apenas debutou no país como na América do Sul, tendo o Carioca Club como palco escolhido para a memorável noite em São Paulo.

Nem mesmo os 40 minutos de atraso ao som de Frank Sinatra nos PA’s da casa de shows fizeram os fãs reclamarem – afinal, o que foi isto perto das mais de quatro décadas de formação da banda sem pisar em solo tupiniquim? Às 20h40m, o guitarrista Greg Ginn surgiu no palco ao lado de Mike Vallely (vocal, conhecido mundo afora por suas conquistas no skate), Joseph Noval (baixo) e Isaias Gil (bateria) executando o clássico “Depression” do debut full lenght de 1981, ‘Damaged’, com direito a primeira invasão de palco proporcionada pelos ávidos fãs.

O quarteto californiano executou quase que ininterruptamente um set contendo 23 músicas, privilegiando faixas oitentistas do grupo – dos álbuns de estúdio, ficaram de fora músicas do ‘Family Man’ de 1984 e, do mais recente, ‘What The…’ de 2013. Vallely assumiu as rédeas como frontman e demonstrou energia do início ao fim, destacando-se em canções clássicas como “Gimmie Gimmie Gimmie”, a faixa título do EP de 1989 “I Can See You”, “Jealous Again” a qual leva o nome do EP de 1980 – do qual foram executados 04 de suas 05 faixas…

Em meio a apresentação dos músicos por Ginn, um público histérico bradava a plenos pulmões as canções clássicas dos californianos, até o final apoteótico com a quadra formada por “Can’t Decide”, “Nervous Breakdown”, “TV Party” e a emblemática “Rise Above”. O desfecho, em meio a moshs do público e tentativas de invadir o palco, deu-se com a versão para “Louie Louie” de Richard Berry – lançada como single em 1981, executada de maneira fantástica com vários solos, mudanças de andamento e brincadeiras junto aos presentes –, encerrando a performance às 22h.

Em meio a tantas idas e vindas na carreira, mudanças de line up e lançamentos clássicos, presenciar o debut desta icônica banda nos palcos brasileiros foi um momento único àqueles que lotaram o Carioca Club em São Paulo (agradecimentos à Powerline e Tedesco Comunicação).

Set List Black Flag:
Depression
No Values
I’ve Had It
Black Coffee
Fix Me
Gimmie Gimmie Gimmie
Loose Nut
White Minority
Six Pack
Bastard In Love
Room 13
Slip It In
I Can See You
Damaged II
Retired At 21
Revenge
Clocked In
Jealous Again
Can’t Decide
Nervous Breakdown
TV Party
Rise Above
Louie Louie (Richard Berry cover)

(Visited 76 times, 2 visits today)