Lacuna Coil e Uncured – 16-02-2020 – Rio de Janeiro (Circo Voador)

Texto por Gustavo Silva – Fotos por Rodrigo Gonçalves – Edição por André Luiz

Na noite de domingo, 16, a banda italiana Lacuna Coil retornou ao Rio de Janeiro, onde esteve pela última vez em 2017, trazendo a turnê do seu último álbum lançado em 2019, ‘Black Anima’. A banda veio acompanhada do grupo de Progressive Death Metal americano Uncured, o qual realizou a abertura de todos os shows da turnê dos italianos no Brasil. O show da capital carioca, realizado no Circo Voador, foi o último da turnê no país. Em 2017, enquanto promoviam o álbum ‘Delirium’, a banda chegou a marcar uma apresentação no Circo Voador, mas por conta de conflito de datas no local, o show foi alterado para o antigo Teatro Odisseia, atual Espaço Kubrick.

Pontualmente as 19h, o Uncured subiu ao palco e deu início ao show de abertura. A banda dos irmãos Rex Cox and Zak Cox, a qual conta com Liam Manley na bateria e o baixista de tour Micah Smith, trouxe um set list de aproximadamente 35 minutos com músicas de seus dois álbuns de estúdio (‘Medusa’ e o mais novo, ‘Epidemic’), além da versão para “Roots Bloody Roots” da brasileira Sepultura.

Confesso que ainda não havia ouvido muito material da banda, mas fui surpreendido pelo peso das canções ao vivo e simpatia que os músicos demonstraram no palco. Apesar do calor de quase 40º em meio ao verão carioca, os integrantes estavam se divertindo bastante e constantemente se comunicavam com o público presente, o qual também parecia aproveitar demais o show que estava acontecendo.

Uncured Set List:
Resist The Infection
Sacrifice
Myopic
Desecration
Death Valley
Nothing But Disease
Opium Den
Set The World Ablaze
Roots Bloody Roots (Sepultura cover)
Blinded By Demise
Conquistador

Às 20h10m – conforme planejado –, Cristina Scabbia (vocal), Andrea Ferro (vocal), Marco Coti Zelati (baixo), Diego Cavallotti (guitarra) e Richard Meiz (bateria) iniciaram seu show. A primeira parte do set list foi composta por 11 músicas, sendo que 8 pertenciam aos últimos dois álbuns. A apresentação começou a execução de “Blood, Tears, Dust” emendada com a primeira música mais clássica da banda, “Our Truth”, fazendo o Circo Voador pular nos seus primeiros corais de “OOOOOH”. 

Empilhando música atrás de música, a banda só conseguiu realizar uma pausa para falar com o público antes de outra clássica, a ótima “Heaven’s A Lie”, a qual levou a casa a loucura mais uma vez. Logo depois, a vocalista Cristina Scabbia, que mostrou mais uma vez que está em excelente forma, fez um discurso – abordando tema sobre saúde mental e como não podemos ter vergonha de procurar ajuda – antes de iniciar uma das minhas favoritas do novo álbum, “Save Me”. Na sequência, o grande momento da primeira metade do show: o Lacuna Coil é conhecido por ter excelentes covers de faixas bônus em seus registros, mas “Enjoy The Silence” do Depeche Mode em específico é especial para os fãs.

Os músicos se ausentaram do palco por alguns minutos, local o qual ficou iluminado com as cores da bandeira italiana. Quando voltaram, além da troca de roupas, o vocalista Andre Ferro, comentou que eles queriam trazer um pequeno pedaço do show especial que a grupo fez em 2018 para comemorar o aniversário da banda – lançado oficialmente como CD/DVD ‘The 119 Show – Live In London’. Dessa forma, a segunda metade do set list foi composta basicamente por músicas de dois álbuns bem antigos da banda, ‘Unleashed Memories’ e ‘Comalies’, além do EP que leva o nome da banda lançado em 1998, levando os fãs que estavam na pista a loucura, especialmente com a faixa escolhida para encerrar esta parte da apresentação, o hino do Lacuna Coil “Comalies”.

O show terminou com duas músicas recentes: “Veneficium”, do último álbum, e “Nothing Stands In Our Way”, do ‘Broken Crown Halo’ – também considerado um dos hinos da banda. Ao fim do concerto, a banda que demonstrou muita entrega no palco, prometeu voltar em breve para mais uma turnê no país – deixando os fãs satisfeitos pela noite e ansiosos por um retorno (agradecimentos à Liberation Music  Company e The Ultimate Music).

Lacuna Coil Set List:
Blood, Tears, Dust
Our Truth
Reckless
My Demons
Layers Of Time
Downfall
The House Of Shame
Sword Of Anger
Heaven’s A Lie
Save Me
Enjoy The Silence (Depeche Mode cover)

A Current Obsession
1.19
When A Dead Man Walks
Soul Into Hades
Tight Rope
Comalies

Veneficium
Nothing Stands In Our Way

(Visited 119 times, 1 visits today)