Noturnall, Mike Portnoy, Edu Falaschi e convidados – 07-11-2019 – São Paulo (Tropical Butantã)

Texto por Evanil Jr. – Fotos por Julio Szoke – Edição por André Luiz         

O Tropical Butantã recebeu na quinta-feira, 07, a banda Noturnall com a “Redemption Tour 2019”. E este show foi mais do que especial não apenas a quem enfrentou o frio de São Paulo, mas para a própria banda: a apresentação foi gravada para lançamento em futuro DVD. Além disto, contou com vários convidados que abrilhantaram a noite, que falaremos sobre eles em breve: Mike Portnoy mítico baterista do Dream Theater, o vocal Edu Falaschi e, na semana do show, ainda foram anunciados Alirio Netto e Luis Mariutti (Shaman).

Contamos com três bandas para a abertura da festa da noite. A primeira banda da noite Violet, que trouxe uma pegada mais próxima ao um classic rock através faixas de seu EP de 2018 ‘The Summoning’ e da versão para o clássico do A-HA “Hunting High And Low”, porém dando uma pitada de peso com o cover do Pantera “Walk”. A banda de Sorocaba é formada por Paulo Xuxa (vocal), Marcos Pascoli (guitarra), Fio Bass (baixo), Vitor Guebert (guitarra) e Zico Teixeira (bateria).

Set List Violet:
Hey There!
Fyi (For Your Information)
Hunting High And Low (A-HA cover)
Never Never
These Lines
Walk (Pantera cover)

Logo em seguida, subiu ao palco a banda Seventh Sign From Heaven. Banda do Piauí formada por Mark Neiva (vocal, guitarra), Emanuel Lima (guitarra), Filhin Nascimento (bateria) e Zinha Soares (baixo), esta foi a primeira apresentação da banda em São Paulo, com um repertório de influências no Metal Tradicional, como Iron, Saxon, Metallica, entre outros. No set, foram escolhidas faixas do EP de 2017 ‘Judgement Of Egypt’ e do debut album ‘The Woman And The Dragon’ com lançamento em breve – as gravações já foram encerradas –, além de versões para músicas do Iron Maiden e Metallica.

Set List Seventh Sign From Heaven:
Woman And The Dragon
Rise
Can I Play With Madness (Iron Maiden cover)
Judgement Of Egypt
The Devil Fears Your Name
Stayed In The Dark
Seek And Destroy / Creeping Death (Metallica Cover)

Por último, a banda paulistana Unthold, finalizando o aquecimento do público presente. Apesar do fundo de palco repetitivo e pouca informação sobre a banda, o público se agradou com o som. O experiente frontman João Luiz (vocal) – integrante da lenda Golpe de Estado e que no início deste ano deixou a banda Casa das Máquinas – comandou o palco ao lado de Bruno Sena (guitarra), o canhoto Marcelo Maia (baixo) e Alex Cristopher (bateria), executando uma sonoridade ao melhor estilo agressivo à Adrenaline Mob e Symphony X – qualquer arremete a certos integrantes da apresentação principal da noite não devem ser mera coincidência.

Set List Unthold:
Place Of Gear
Halls Of Mirror
Atahualpa
Ruthless World

Era chegado o momento da banda principal da noite. Próximo as 22h, a Noturnall subiu ao palco com Thiago Bianchi (vocal), Mike Orlando (guitarra), Saulo Xakol (baixo) e Henrique Pucci (bateria), iniciando o show trazendo Thiago e Henrique cheio de luzes led, nas mãos e na cabeça, executando a faixa título do disco de 2014 “Nocturnal Human Side” e logo em seguida, incitando ao público para cantarem juntos “Wake Up” e “No Turn At All” – com direito a garota zumbi performando em um pole dance. Thiago agradeceu a todos presentes, fez longo discurso sobre a dificuldade de se fazer música no Brasil, principalmente quando se vive do metal, enumerando as conquistas da banda no ano e anunciou “Fight The System” – em homenagem a todas as citadas turbulências.

A balada “Shadows” foi escrita por Mike Orlando logo após o acidente em que esteve envolvido com a banda Adrenaline Mob, nesta Thiago Bianchi convidou os presentes a sentirem a emoção junto com a banda. Após apresentação dos músicos, a inédita faixa do próximo full lenght “Cosmic Redemption” precedeu o chamado ao palco do primeiro convidado da noite.

Edu Falaschi entrou no palco cheio de gás e assumiu os vocais para “Nova Era”, do álbum ‘Rebirth’, de seu tempo de Angra, muito bem executada pelos integrantes da Noturnall – mesmo com uma guitarra, não deixaram nada a desejar. Falaschi, sozinho no palco – após discurso de Bianchi sobre a amizade de ambos –, executou um medley acústico que contou com as músicas “Rebirth”, ainda do Angra, “The Silent Man”, do Dream Theater, cantada pelo público do Tropical já que o vocal ainda não havia ainda decorado a mesma – de acordo com as plavras do próprio Edu – e a clássica “Pegasus Fantasy”, tema dos Cavaleiros do Zodiaco. Integrantes da Noturnall novamente no palco, mais dois convidados foram convocados: para o baixo, Luis Mariutti e, reforçando o time da voz, Alirio Netto, que recém foi anunciado no Shaman. Juntos, executaram o clássico do Angra em homenagem ao saudoso Andre Matos, “Carry On”, minutos memoráveis da noite.

Os presentes vibraram quando o pano que cobria a segunda bateria do palco fora retirado, até o anúncio do convidado mais aguardado da noite: Mike Portnoy se uniu aos presentes para execução do clássico do Dream Theater “As I Am”, com Falaschi nos vocais, o qual na sequência deixou o palco para Bianchi assumir o mic em outra do DT, “Under A Glass Moon”, do álbum ‘Images And Word’. Logo em seguida, Portnoy discursou sobre o quão feliz estava pelos shows executando músicas da banda norte-americana que ele há muito não executava ao vivo, comentou sobre o último show com o Adrenaline Mob – exatamente em São Paulo seis anos atrás – e que faria alguns sons ao lado “motherfucker” Mike Orlando – nas palavras do próprio Mike: primeiramente o petardo “Hit the Wall”, em seguida, “Indifferent” – ‘Omertà’ de 2012 – cantada por Orlando, e por fim, “Undaunted”.

A apresentação continuou com o convite ao palco dos ganhadores da promoção da Kiss FM, que tiveram a honra de dividir o palco com Mike Portnoy: na voz a simpática Angel Sberse, na guitarra Guilhos Lacerda e no baixo Miguel Arthur dos Santos. Coube ao trio a responsabilidade de levar com este grande baterista a música “Cowboys From Hell”, do Pantera. Para encerrar a noite, Henrique Pucci retornou ao seu posto e a banda executou a música “Scream For Me!” com dois bateristas, dando um toque especial e encerrando a performance regada a música pesada, emoções e alegria, colocando mais um ponto positivo na história da Noturnall. Agradecimentos à TRM Press e OnStage Agência.

Set List Noturnall:
Nocturnal Human Side
Wake Up
No Turn At All
Fight the System
Shadows
Cosmic Redemption
Nova Era (Angra – Edu Falaschi)
Rebirth / The Silent Man (Dream Theater cover) / Pegasus Fantasy (medley acústico – Edu Falaschi)
Carry On (Angra – Edu Falaschi, Alirio Netto, Edu Falaschi)
As I Am (Dream Theater – Edu Falaschi, Mike Portnoy)
Hit the Wall (Adrenaline Mob – Mike Portnoy)
Indifferent (Adrenaline Mob – Mike Portnoy)
Undaunted (Adrenaline Mob – Mike Portnoy)
Take The Time (Dream Theater – Mike Portnoy)
Cowboys From Hell (Pantera – Mike Portnoy)
Scream for Me! (Mike Portnoy)

(Visited 449 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *