Dave Matthews Band – 27-09-2019 – São Paulo (Ginásio do Ibirapuera)

Texto por Carlos Ferracin – Fotos por Ricardo Matsukawa (Mercury Concerts) – Edição por André Luiz

E no segundo dia do Festival “Itaipava De Som a Sol”, tivemos a apresentação da Dave Matthews Band. Formada em Virgínia, Estados Unidos, no ano de 1991, a banda lançou nove álbuns de estúdio e atualmente conta com Dave Matthews (guitarra, vocal), Stefan Lessard (baixo), Carter Beauford (bateria), Rashawn Ross (trompete), Jeff Collins (saxofone), Tim Reynolds (guitarra) e Buddy Strong (teclados). Após este show de São Paulo, a banda se apresentaria dia 29 de setembro no Rock in Rio, na mesma noite que o headliner Bom Jovi.

Com um Ginásio do Ibirapuera lotado, a banda começou a apresentação com “Warehouse”, faixa de seu álbum de estréia, ‘Under The Table And Dreaming’, e logo em seguida “Louisiana Bayou”, recebida entusiasticamente pela platéia. Se o inicio foi arrebatador, a sequência com “#41”, “So Much To Say”, “Anyone Seen The Bridge” e “Too Much” ganhou o público logo de cara.

A sonoridade executada pela banda é altamente complexa e, quando o show foi anunciado para o Ginásio do Ibirapuera, houve o temor de que a qualidade sonora do local – lembrando que o mesmo foi projetado para a prática de esportes – poderia não estar à altura da apresentação.  Quem pensou desta forma acabou se enganando, pois, a qualidade de som estava ótima e isto pode ser notado logo no começo do show. Além desta complexidade sonora, outra característica da banda são as improvisações instrumentais. As músicas sempre recebem um “algo mais” e todos os integrantes têm seu espaço para aparecer, com destaque para o excepcional baterista Carter Beauford.  

Com um repertório que abrangeu praticamente toda a carreira da banda – apenas o álbum ‘Away From The World’ não foi lembrado –, um ponto alto do show foi com “The Space Between”, cantada pela plateia do começo ao fim e a sequência com “What Would You Say” a qual contou com a participação do músico brasileiro Gabriel Grossi. Mas o melhor acabou mesmo ficando para o final: “Everyday” e “Ants Marching” para delírio do público. Voltaram para o bis com o cover do Bob Dylan, “All Along The Watchtower” que ainda contou com um trecho de “Stairway To Heaven” do Led Zeppelin. Um final digno para um excepcional show.

Sabe um time de futebol formado por craques em todas as posições e muito entrosado? Essa é a definição de Dave Matthews Band. E que ainda tem um técnico que entra em campo. Dave Matthews, apesar de pouco se comunicar com o público – nada além de um “muito obrigado” entre as músicas –, tem carisma de sobra para liderar a equipe e parece deixar para a música a tarefa de falar com todos. Foram 2h30m de uma aula musical que deixou o público com gostinho de “quero mais”. Agradecimentos à Catto Comunicação e Mercury Concerts.

Set List Dave Matthews Band:
Warehouse
Louisiana Bayou
That Girl Is You
#41
So Much To Say
Anyone Seen The Bridge
Too Much
Stay Or Leave
So Right
Do You Remember
You Never Know
Kill The Preacher
Don’t Drink The Water
The Space Between
What Would You Say
Can’t Stop
You & Me
Water Into Wine
Pantala Naga Pampa
Rapunzel
Everyday
Ants Marching

All Along The Watchtower (Bob Dylan cover – com Stairway To Heaven, Led Zeppelin cover)

(Visited 544 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *