Andre Matos: o legado eterno do maestro

Um clima de consternação geral, desta forma podemos resumir o sábado, 08 de junho de 2019, após a confirmação do falecimento de André Matos. Homenagens, lamentações e principalmente a reverência ao legado do músico ecoaram pelas mídias sociais e principais veículos de comunicação. Iniciamos primeiramente esta matéria com a nota oficial da banda Shaman e da Free Pass Entretenimento – empresa responsável pela tour de retorno da banda.

Faleceu na manhã de hoje, 8 de Junho de 2019, em São Paulo, o vocalista da banda Shaman – ANDRE MATOS. Ainda não foi detectada a real causa da morte pois o corpo do artista continua sob procedimento de autópsia. Por motivos de privacidade e respeito a dor da família, não serão divulgadas informações sobre velório e enterro. 

“Contamos com a compreensão de todos os fãs que tem acompanhado e dado suporte durante toda a consagrada carreira do Andre, e agradecemos todas as palavras e homenagens de carinho durante todo este tempo, mesmo após este trágico acontecimento, mas agora é hora de preservar a dor e a privacidade da família e amigos próximos que querem ter seus últimos momentos a sós com ele para se despedirem pela última vez.” – Rick Dallal (empresário do SHAMAN / CEO da Free Pass Entretenimento) 

Segue abaixo o texto que a banda Shaman postou em suas páginas oficiais: 

“O destino nos uniu, nos separou, nos reuniu e agora pregou mais essa com a gente. 
É com profunda dor em nossos corações que nos despedimos do Andre mais uma vez, desta vez de forma definitiva. 
Além da ferida que jamais cicatrizará, e mesmo sabendo que passamos momentos gloriosos junto ao nosso companheiro e amigo, restará pra sempre o melhor dele em nossos corações”.

R.I.P 
Hugo Mariutti 
Luís Mariutti 
Ricardo Confessori 
Fábio Ribeiro 
Rick Dallal”

O Angra, banda da qual André fora um dos fundadores, cancelou um show marcado para a noite do mesmo sábado, pois não haveria clima para tal apresentação mediante o ocorrido. Rafael Bitencourt emitiu a nota abaixo relacionada ao fatídico acontecimento:

“Com muita dor recebo a notícia do falecimento do André Matos. Eu estou devastado. O André foi imprescindível para o sucesso e consagração da minha carreira. No alicerce da arte que desempenho, está o resultado de uma amizade e parceria meteórica, uma história muito bonita que eu sinto não ter terminado com um abraço.

Não há palavras neste momento que descrevam o tamanho do vazio deixado no meu coração que o amou de perto e de longe. O Brasil perde um talento insubstituível do gênero Heavy-metal e com ele morre a esperança de compartilharmos o palco juntos novamente. Que os anjos recebam sua alma e que a Deusa do Fogo mantenha a chama de seu legado artístico acesa sempre. R.I.P. André Matos”.

RAFAEL BITTENCOURT

A comunidade heavy metal em peso lamentou o falecimento do músico, de Tobias Sammet e Epica, a Rage e Sascha Paeth, passando por ex-companheiros de Viper, Angra, Shaman, músicos de praticamente todas as bandas brasileiras a citar Krisiun, Korzus, Ratos de Porão… O Portal Metal Revolution resumiu em um comunicado o sentimento de toda equipe, e desta forma encerra esta matéria de pesar, a qual nunca gostaríamos de ter publicada.

Muito complicado escolher algumas palavras em dados momentos… Mesmo quem não era fã do Andre Matos, reconhece a importância do músico para o heavy metal brasileiro. Das brilhantes composições no Viper, ao “estrelato” com Angra, formação do Shaman e shows em carreira solo, participações com Avantasia, Symfonia, Virgo, enfim… A trajetória deste brilhante músico se entrelaça por muitas vezes com o Portal Metal Revolution ao longo destes 16 anos de veículo ou 18 meus em particular escrevendo em mídias digitais.

Esta é uma data realmente triste, de pesar, mas também de pensar que devemos aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos, não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Domingo eu estava bravo porque haviam 03 lives do Shaman para compartilhar em páginas parceiras no Facebook, e poucos dias depois, aqueles foram justamente os últimos registros que tivemos deste grande músico.

Fica o legado deste ícone da música brasileira, vocalista, pianista, músico de formação e vocação. As imagens deste post são do último domingo, captadas pelo nosso fotógrafo Julio Szoke durante o show do Shaman no Espaço das Américas em SP, ao lado do Avantasia e Rec/All.

As condolências minhas e de toda equipe Metal Revolution a família e amigos mais próximos. Carry on, meu xará, carry on…

André Luiz 
Editor Chefe – Portal Metal Revolution

(Visited 91 times, 4 visits today)