Cradle Of Filth – 25-05-2019 – São Paulo (Carioca Club)

Texto por Evanil Jr. – Fotos por Evanil Jr. – Edição por André Luiz

E mais uma vez São Paulo recebeu a presença de uma das mais icônicas bandas do Black Metal mundial, o Cradle Of Filth, na noite de sábado, 25. A novidade ficou por conta da turnê histórica “Lustmord And Tourgasm – Cruelty And the Beast Exclusive Shows 2019”, na qual executaram na íntegra o álbum de 1998 ‘Cruelty And The Beast’, disco este que foi um marco na carreira da banda. Primeiro por ser conceitual baseado na vida da “Condessa de Sangue” húngara Elizabeth Bathory, mas também por ter trago um ar mais sinfônico agregando muitos fãs a conhecer a banda. A line up atual é formada por Dani Filth (vocal), Martin Skaroupka (bateria), Daniel Firth (baixo), Richard Shaw (guitarra), Ashok (guitarra) e Lindsay Schoolcraft (teclado / backing vocal).

Mesmo com um horário bem mais cedo do que o habitual, as 19h, e o frio que fazia sobre a cidade, os fãs compareceram em peso ao Carioca Club para o show – parece que a temperatura combinou com o clima sombrio das músicas. Ao entrar na casa, já se via um palco limpo e bem montado, sem nada que atrapalhasse visão do público.

E de forma interessante o show começou. Sempre se executam músicas diversas nos PA’s enquanto aguarda-se a entrada da banda, e uma destas foi cortada de forma abrupta, apagou-se todo o palco e iniciou a intro “Once Upon Atrocity” enquanto os membros da banda entravam no palco. O público delirou quando Dani Filth finalmente surgiu e iniciaram a música “Thirteen Autumns And A Widow”. Logo em seguida, executaram a faixa “Cruelty Brought Thee Orchids” – o CD ‘Cruelty And The Beast’ estava sendo tocado em sua exata ordem original.

Pode se destacar logo desde início o sincronismo da banda: tocavam de forma impecável, mesmo os mais exigentes os quais reparam em cada detalhe da apresentação não conseguiram encontrar nenhum problema, além do som da casa limpo sem qualquer tipo de ruído e no volume adequado – os técnicos de som da banda e da casa trabalharam em um ajuste fino, trazendo para os fãs o melhor.

O show seguiu direto, música após música, não dando espaço para o fã piscar ou perceber o tempo passar. Após a instrumental “Venus In Fear”, foram executadas “Desire In Violent Overture”, “The Twisted Nails Of Faith” e a mais longa daquele álbum, “Bathory Aria”. Terminando a execução do ‘Cruelty’ na íntegra, os músicos deixaram o palco e retornaram poucos minutos depois, executando importantes composições da carreira da banda, a começar pela “Malice Through The Looking Glass”, do album ‘Dusk And Her Embrace’ – disco de 1997, que antecedeu o que fora executado anteriormente.

E finalmente Dani Filth conversou com o público, primeiramente agradecendo a presença de todos naquela noite. Foram poucas palavras, mas o suficiente para deixar os presentes ainda mais em fervorosa. Ainda houve tempo para um grande clássico da banda, a música “Nymphetamine (Fix)”, cantada por todos os que estavam acompanhando o show. E, para encerrar com chave de ouro, a música “Her Ghost In the Fog”.

Um show que por muito tempo vai ficar na mente de quem foi conferi-lo no Carioca Club. E sem dúvidas, a grande maioria aproveitou o horário cedo para sentar, tomar uma cerveja e comentar com os amigos o quão grandiosa aquela noite havia sido. Agradecimentos a produtora Overload e a The Ultimate Music Press pela organização e credenciamento da equipe do Portal Metal Revolution.

Set List Cradle Of Filth:
Once Upon Atrocity
Thirteen Autumns And A Widow
Cruelty Brought Thee Orchids
Beneath The Howling Stars
Venus In Fear
Desire In Violent Overture
The Twisted Nails Of Faith
Bathory Aria: Benighted Like Usher / A Murder of Ravens In Fugue / Eyes That Witnessed Madness
Portrait Of The Dead Countess
Lustmord And Wargasm (The Lick Of Carnivorous Winds)

Malice Through The Looking Glass
Heartbreak And Seance
Nymphetamine (Fix)
Saffron’s Curse
Her Ghost in the Fog

(Visited 98 times, 3 visits today)