Saxon – 15-03-2019 – Rio de Janeiro (Vivo Rio)

Texto por Rodrigo Gonçalves – Fotos por Rodrigo Gonçalves – Edição por André Luiz

Demorou, mas enfim aconteceu. O Saxon se apresentou no Rio de Janeiro e demonstrou porque é um dos principais expoentes da famosa nova onda do heavy metal britânico. Embora esteja visitando o país com frequência há quase duas décadas, a banda nunca havia aportado em terras cariocas. Atualmente em turnê para comemorar seus 40 anos de estrada, o grupo retornou ao Brasil para uma série de 3 apresentações e agraciou os cariocas com o tão esperado show de estreia.

A noite começou com a banda francana Uncle Trucker, que aproveitou bem o seu tempo e apresentou aos cariocas músicas de seus três álbuns –  ‘Hard Devotion’ de 2008, ‘Rockhology’ de 2014 e o novo disco ‘Third Rock From The Roll’ –, prendendo bem a atenção do pequeno público presente no Vivo Rio enquanto a banda estava no palco. Destaque para a faixa do mais recente álbum, “Dismissive”.

Os roadies trabalharam rápido, as luzes se apagaram, e quando os acordes de “It’s A Long Way To The Top (If You Want To Rock n Roll)” do AC/DC começou a soar no sistema de som da casa, a espera havia acabado. O começo do show foi arrasador, com a banda entrando em cena tocando as faixas título de seus dois últimos álbuns, “Thunderbolt” e “Sacrifice”, respectivamente. Com a galera já em boas graças, os ingleses partiram com tudo e tiraram da manga uma trinca de clássicos de arrepiar. “Wheels Of Steel”, “Strong Arm Of The Law” e “Denim And Leather”, do álbum homônimo de 1980, trouxeram o Vivo Rio abaixo.

A banda seguiu pincelando pérolas de seu passado, e apresentou aos cariocas a dupla “Rainbow Theme” e Frozen Rainbow”, de seu auto intitulado álbum de estreia, lançado há quase 40 anos. Em seguida, foi a vez da maravilhosa “They Played Rock And Roll”, uma clara alusão à célebre frase com a qual Lemmy Kilmister costumava iniciar os shows do Motörhead. Segundo Byff, a faixa além de ser uma homenagem à Kilmister e sua banda, serve para imortalizar passagens do início da carreira do Saxon, por conta do lendário trio liderado por Lemmy ter sido a primeira grande banda a levá-los em uma turnê.

A partir dali a coisa ficou bastante séria e os fãs que esperaram avidamente durante anos por um show do Saxon, tiveram a sensação de que o investimento no ingresso valeu a pena. Com uma sequência matadora que se iniciou com o petardo “Power And The Glory”, além de “The Eagle Has Landed” (escolhida pelo público), passou pelo cover de “Ride Like The Wind” de Cristopher Cross e culminou no clássico “747 (Strangers In The Night)” sendo cantada a plenos pulmões pelo presente. Diminuindo um pouco os ânimos, foi a vez de “And The Bands Played On” e “Lionheart”, faixa título do excelente álbum de mesmo nome lançado em 2004 e que marca uma espécie de guinada na carreira da banda. O álbum conta a história do Rei da Inglaterra Ricardo Coração-de-Leão, um grande líder militar e um dos poucos a ser conhecido pelo seu epíteto ao invés do número régio.

Antes da tradicional saída para a volta do bis, a banda ainda tocou as favoritas dos fãs “Dallas 1 PM” e “Crusader”. O final do show se deu com alguns dos grandes clássicos da carreira do grupo, como “Heavy Metal Thunder”, “Never Surrender” (a qual havia sido preterida pelo público por “The Eagle Has Landed”) e a excelente “Princes Of The Night” encerrou a noite de forma brilhante.

Foram quase duas horas sem tirar o pé do acelerador por parte de um dos grandes representantes do heavy metal tradicional britânico. Mesmo com o guitarrista Paul Quinn visivelmente abalado após a perda do pai na noite anterior, a banda subiu ao palco e fez valer a pena a espera de tantos anos. Pena que o público carioca não correspondeu da mesma forma em termos de comparecimento. Agora resta torcer para que este encontro entre a banda com o seu público carioca não tenha sido o primeiro e último. Agradecimentos ao assessor do Vivo Rio, Eduardo Guimarães, pelo credenciamento e tratamento à equipe do Metal Revolution. 

Set List Saxon:
Thunderbolt
Sacrifice
Wheels Of Steel
Strong Arm Of The Law
Denim And Leather
Battering Ram
Rainbow Theme
Frozen Rainbow
Backs To The Wall
They Played Rock And Roll
Power And The Glory
The Eagle Has Landed
Ride Like The Wind
747 (Strangers In The Night)
And The Band Played On
Lionheart
To Hell And Back Again
Dallas 1 PM
Crusader

Heavy Metal Thunder
Never Surrender
Princess Of The Night

(Visited 76 times, 1 visits today)