Neurosis – 08-12-2017 – São Paulo (Carioca Club)

Compartilhe:

Texto por Edi Fortini – Fotos por Edi Fortini – Edição por André Luiz

Desde junho, os fãs da música pesada tinham um bom motivo para desejar o final de 2017: o Neurosis, banda pioneira do metal mundial, finalmente anunciou um único show no Brasil após quase 30 anos de carreira.  A apresentação, obviamente era para lá de aguardada e os fãs de várias idades e estilos que apreciam o grupo vieram de diversas cidades do Brasil para esse evento já previamente histórico. Os arredores do Carioca Club, na região oeste de São Paulo, se tornaram cenários de muitos abraços, boas conversas e reencontros de muitos grupos que expressavam em seus rostos a felicidade de ver um show especial. E assim o foi. Com produção da Abraxas e Xaninho Discos, a sexta-feira quente ficou registrada no coração de todos que ali estiveram.

Rigorosamente no horário marcado, o Saturndust deu início à noite com um show poderosíssimo. Talvez não fosse a primeira vez que muitos ali viam a banda, mas é certo que a banda vem crescendo a cada show em sua carreira e promete ainda muito mais. Apesar de curto, o show foi coeso e preciso contando com faixas dos dois álbuns da curta trajetória da banda – homônimo de 2015 e o recém-lançado ‘RLC’ de 2017 – formada por Felipe Dalam (guitarra, vocal, synths), Guilherme Cabral (baixo) e Douglas Oliveira (bateria, FX). Uma ótima entrada para tudo o que ainda seria vivido naquela noite.

Algum tempo depois foi a vez do Deaf Kids dar seu recado. Certamente o trio de Volta Redonda (RJ) fez muitos novos fãs por ali, devido ao seu tamanho profissionalismo e competência com a música apresentada por Dovglas (guitarra, voz), Marian (bateria) e Marcelo (baixo). O show foi válido pela tour de divulgação do primeiro full album do trio, ‘Configuração de Lamento’ (2017), lançado três meses antes.

Pouco passava das 20h quando as cortinas do Carioca Club se abriram pela última vez naquela noite. Com os músicos já posicionados, os primeiros momentos foram de palmas e agradecimentos do público, até que os primeiros acordes de “Lost” fossem ouvidos e dali em diante, um êxtase contínuo seguiu até o final da apresentação.

A empatia entre público e banda foi instantânea, em alguns momentos parecia que ambas se tratavam de uma entidade maior. O show continuou com “The Web” e “A Shadow Memory”, a cada acorde era possível olhar ao redor e visualizara vibração dos presentes, cantando e se entregando àquele momento ao lado de Scott Kelly (guitarra, vocal), Steve Von Till (guitarra, vocal), Dave Edwardson (baixo, Synths), Noah Landis (orgão, piano, samples) e Jason Roeder (bateria).

Outro ponto alto da noite foi “Locust Star”, som aguardado por muitos. As músicas do Neurosis são em sua maioria bastante extensas, então apesar de parecer um set list curto, a apresentação durou cerca de uma hora e meia, privilegiando faixas do ‘Fires Within Fires’ de 2016, o último álbum de estúdio lançado pelo norte americanos. Desta forma, mais meia dúzia de canções seguiram antes da dobradinha final, com destaque para “Broken Ground” e “At The End Of The Road”.

“Stones From The Sky” e “The Doorway” fizeram um breve adeus ao público naquela noite, deixando um gostinho de quero mais ainda incerto, visto que recentemente a banda anunciou talvez ser esta sua última turnê – todos presentes esperam que não seja. Agradecimentos à produtora Abraxas e a Tedesco Mídia pela produção do evento e credenciamento de nossa equipe.

Set List Neurosis:
Lost
The Web
A Shadow Memory
Locust Star
Fire Is The End Lesson
Water Is Not Enough
Broken Ground
Takeahnase
At The End Of The Road
Bending Light
Stones From The Sky
The Doorway

(Visited 146 times, 1 visits today)
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *