Arcade Fire – 09-12-2017 – São Paulo (Arena Anhembi)

Texto por Carlos Ferracin – Fotos por Júlio Szoke – Edição por André Luiz

Após tocar em 2005 no Tim Festival e em 2014 no Lollapalooza, o Arcade Fire aportou no Brasil para dois shows: 08/12 no Rio de Janeiro e 09/12 na Arena Anhembi em São Paulo com a tour “Infinite Content”. Formada em 2006 na cidade de Montreal no Canadá pelo casal Win Butler e Régine Chassagne, a banda possui 5 álbuns de estúdio, sendo o mais recente ‘Everything Now’ lançado neste ano de 2017.

A abertura ficou com os colombianos do Bomba Estéreo que foram, inclusive, umas das atrações do Rock in Rio realizado neste ano. A banda usa em sua sonoridade uma fusão de elementos do hip hop, música eletrônica, rock e ritmos colombianos, “mistureba” que fez a fama do grupo no cenário internacional. Com mais de 10 anos de carreira, já fizeram até uma parceria com o ator Will Smith que rendeu a música “Fiesta” de 2015.

Liderados pela vocalista Li Saumet – Simon Meíja no baixo, Julián Salazar na guitarra e Andrés Zea na bateria completam a line up – e divulgando o álbum de 2015 ‘Amanhecer’, fizeram um set de 40 minutos que colocou o público presente para dançar. Uma grata surpresa para quem não conhecia a banda.

E pontualmente as 21h30m entrou em cena o Arcade Fire com uma abertura que conquistou o público. Explicando: com um palco que imitava um ringue de boxe, a banda foi “introduzida” como um lutador com seus integrantes surgindo no meio da plateia. E já de cara executando a faixa título do seu último álbum “Everything Now”, emendada a um de seus maiores hits, “Rebellion (Lies)”, com grande participação do público.

A sequência com “Here Comes The Night Time” e “Haiti” contou com a presença da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé. Este toque mais “tropical” foi inspirado pelo Haiti – país de origem da família da vocalista Régine Chassagne. Se os antigos fãs torcem o nariz para esta fase do grupo deixando o show mais morno, o clima volta a esquentar em “No Cars Go”, uma das melhores faixas do ‘Neon Bible’, álbum de 2007.

“Neon Bible” – a faixa – foi o início do ponto alto do show com “Neighborhood #1 (Tunnels)”, “The Suburbs”, “The Suburbs (Continued)”, “Ready To Start” e “Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)” na sequência, todas faixas de seus 3 primeiros álbuns que estão entre as favoritas dos fãs. A parte final do show com a trinca “Reflektor”, “Afterlife” e “We Exist” deixou o clima novamente morno, mas “Neighborhood #3 (Power Out)” encerrou o show de forma apoteótica.

Voltaram para o bis com “We Don’t Deserve Love”, faixa de seu mais recente álbum que ao vivo ganhou mais “punch”, “Everything Now (Continued)” e o final com “Wake Up” e a presença novamente da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé com a banda deixando o palco passando pelo fosso que a separa do público.

O Arcade Fire é uma banda que se utiliza de vários instrumentos além dos tradicionais guitarra/baixo/bateria como piano, violino, viola, violoncelo, teclado, tornando a sua música extremamente complexa. Complexidade esta que é, alias, reproduzida com grande perfeição ao vivo. Isto acontece, em grande parte, pelo fato de seus músicos assumirem mais de uma “função” ao vivo. Outro destaque é, sem dúvida, a vocalista Régine Chassagne e seus vocais agudos. Com um repertório de 24 músicas, houve espaço para todos os álbuns da banda serem bem representados e ainda temos que destacar o belíssimo palco e ótima qualidade de som. Se todo show possui altos e baixos, este do Arcade Fire possui mais pontos altos, com um saldo final positivo. Agradecimentos à Move Concerts e Midiorama pela produção do evento e credenciamento de nossa equipe.

Set List Arcade Fire:
Everything Now
Rebellion (Lies)
Here Comes The Night Time
Haïti
Chemistry
Peter Pan
No Cars Go
Electric Blue
Put Your Money On Me
Neon Bible
Neighborhood #1 (Tunnels)
The Suburbs
The Suburbs (Continued)
Ready To Start
Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)
It’s Never Over (Oh Orpheus)
Reflektor
Afterlife
We Exist
Creature Comfort
Neighborhood #3 (Power Out)

We Don’t Deserve Love
Everything Now (Continued)
Wake Up

(Visited 35 times, 1 visits today)