Return To Roots – 14-12-2016 – Rio de Janeiro (Imperator)

Texto por Rodrigo Gonçalves – Fotos por Arony Martins – Edição por André Luiz

Há 20 anos, o Sepultura lançava um de seus álbuns mais emblemáticos e importantes. Um verdadeiro passo à frente na carreira da banda que já havia conquistado o mundo. Também em 1996 a banda se apresentou no Imperator naquela que acabou sendo a despedida da formação clássica perante o público carioca. E na quarta-feira, 14, os irmãos Max e Iggor Cavalera retornaram ao palco da casa de shows do Méier para apresentar na íntegra o álbum Roots diante de um público bastante empolgado o qual compareceu em grande número.

Quem já foi ao Imperator em um dia de semana, sabe que não é exatamente fácil de se chegar na casa de shows – apesar da oferta abundante de transporte público –, cortesia do trânsito cada vez mais caótico do Rio de Janeiro. Tendo chegado ao recinto quase que “em cima do laço”, uma cena inusitada causou estranheza a quem também estava chegando naquela hora. O público que bebia e confraternizava nos bares em frente ao Imperator foi recebido aos berros por Richie Cavalera, vocalista da banda de abertura e enteado de Max. Gritando “Are you ready?”, o rapaz anunciou o iminente começo da festa, convocando os fãs para acompanharem o show.

Pedido feito, pedido atendido. Com um pouco de atraso, a banda Incite subiu ao palco para fazer um impressionante show, certamente bem mais do que normalmente se espera de “apenas” uma banda de abertura. Com um som bastante calcado no metal americano de bandas como Hatebreed e Lamb Of God, os americanos deixaram uma boa impressão diante de um público que ainda estava chegando à casa de shows. Músicas como “No Remorse”, “Up In Hell” e “The Slaughter” demonstraram toda a força do som do grupo e fizeram da apresentação uma excelente estreia nos palcos cariocas.

Set List Incite:
No Remorse
Up In Hell
False Flag
Lost Reality
Strangnant
Tyranny’s End
WTF
The Slaughter
Army Of Darkness

Os roadies trabalharam rápido e pouco tempo após o fim do show do Incite, já com a casa cheia, Max Cavalera, Igor Cavalera, Marc Rizzo e Tony Campos (de volta, após breve passagem pelo Fear Factory) subiram ao palco para dar início ao show histórico. Desde o começo fulminante com os clássicos “Roots Bloody Roots” – em que Max se desdobrou entre vocal, guitarra e berimbau – e também “Attitude”, passando por “Cut-Throat” e “Ratamahatta”, a sensação de alegria tanto por parte dos fãs quanto da banda era algo palpável e contribuiu para o excelente clima que cercou a apresentação.

Algo importante de se notar foi que o público não deixou de agitar mesmo durante a execução de temas menos celebrados do álbum ‘Roots’ como “Breed Apart”, “Lookaway” e “Born Sturborn”, abrindo rodas e agitando o tempo inteiro, para alegria de Max, Igor e companhia. Duas músicas que foram gravadas há 20 anos, mas que continuam mais atuais do que nunca, “Endangered Species” e “Dictatorshit”, encerraram a primeira parte do show.

Na volta para o bis, a coisa desandou um pouco quando a banda resolveu embarcar em uma mistura de covers e medleys, quase sempre apenas com os irmãos Cavalera em cima do palco. Assim como no álbum original, eles homenagearam o Celtic Frost com “Procreation (Of The Wicked)” e o Black Sabbath com “War Pigs” (ao invés de “Sympton of The Universe”).

Sempre que uma banda escolhe apresentar um álbum na íntegra em um de seus shows, é impossível evitar aquela sensação de que a falta de surpresas poderá tornar as coisas chatas, mas, felizmente, não foi o que aconteceu aqui. Embora tenha escorregado em algumas escolhas para o bis, foi um show do mais alto nível. Uma chance tanto para os irmãos Cavalera se reconectarem com um passado com o qual contribuíram bastante para o crescimento da música pesada no país, como também para o público de ver uma obra tão importante ser executada na íntegra e em alto nível. Agradecimentos à assessoria de imprensa do Imeprator pelo credenciamento de nossa equipe.

Set List Return To Roots:
Roots Bloody Roots
Attitude
Cut-Throat
Ratamahatta
Breed Apart
Straighthate
Spit
Lookaway
Dusted
Born Stubborn
Itsári
Ambush
Endangered Species
Dictatorshit

War Pigs
Procreation (Of The Wicked)
Medley
Ace Of Spades
Roots Bloody Roots (Fast version)

 

(Visited 74 times, 1 visits today)