Sabaton – 30-10-2016 – Rio de Janeiro (Circo Voador)

sabaton-aronymartins-2016-22-of-34Texto por Rodrigo Gonçalves – Fotos por Arony Martins – Edição por André Luiz

Um dos destaques do metal europeu na atualidade, os suecos do Sabaton retornaram ao Rio de Janeiro dois anos após sua estreia em palcos cariocas e fizeram um grande show em dia de Circo Voador com excelente público. Divulgando o álbum ‘The Last Stand’, lançado em setembro de 2016, a banda fez uma apresentação energética, durante a qual apresentou 16 músicas para um público carioca participativo (o que rendeu até comentários do vocalista Joakin Brodén).

Sem tempo a perder e com pouca conversa, mas muitos sorrisos e interação com o público, a banda fez alegria dos presentes com um show que parece ter passado em um segundo, dada a urgência e velocidade com que as músicas foram apresentadas durante os cerca de 80 minutos em que o grupo passou sob o palco.

A abertura ficou a cargo da banda Armahda, que entrou em cena pontualmente às 19h e encontrou um bom público já circulando pelas dependências do Circo Voador. Fazendo bom uso do tempo disponível para se apresentar, os paulistas conseguiram prender a atenção dos fãs do Sabaton e fizeram uma apresentação empolgante com faixas de seu debut álbum autointitulado de 2013, com destaque para dobradinha inicial “Ñorairô / Echoes From The River”, “Canudos”, “Armahda” e a derradeira “Paiol em Chamas”.

Os roadies trabalharam rápido e logo em seguida foi a vez da atração principal da noite. Quando “In The Army” do Bolland Bolland começou a soar no PA, foi a senha para que os fãs se aglomerassem na frente do palco. Não tardou para a banda entrar em cena detonando as excelentes “Ghost Division” e “Sparta”, levantando de cara o Circo Voador e transformando a pista da casa de shows em uma grande festa.

sabaton-aronymartins-2016-20-of-34

A coisa seguiu mais ou menos no mesmo tom durante toda a apresentação, com uma grande simbiose entre banda e público. Os suecos escolheram uma boa mistura de canções para a apresentação, com ênfase no material mais novo. Para se ter uma ideia, os dois últimos álbuns contribuíram com nada menos do que 10 das 16 músicas que fizeram parte do show, com destaque para  “Blood Of Bannockburn”, “Shiroyama”, “The Lost Battalion”, “Winged Hussars” (com Joakim se arriscando no português), além da já citada “Sparta”, executada logo no começo do show. Mesmo com o novo álbum tendo sido lançado há pouco tempo, as músicas parecem ter caído no gosto dos fãs, que cantaram junto com a banda e agitaram bastante.  Do álbum Heroes, lançando em 2014 e que rendeu à banda a sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro, em show realizado no Teatro Rival, figuraram temas empolgantes como “Resist And Bite” e “To Hell And Back”.

sabaton-aronymartins-2016-17-of-34

Após sairem do palco, a banda logo retornou para o bis e brindou os fãs com três favoritas dos brasileiros. A empolgante “Night Witches” e “Smoking Snakes”, música sobre três soldados da Força Expedicionária Brasileira que se separaram de sua unidade e lutaram contra um grande contingente de soldados alemães em uma das batalhas mais espetaculares da segunda guerra mundial – a canção foi incluída no set list especialmente para a parte brasileira da turnê mundial da banda. A noite foi concluída com o clássico “Primo Victoria”, o maior sucesso da carreira dos suecos.

sabaton-aronymartins-2016-9-of-34

Embora as músicas do Sabaton não tenham tanta variação e lidem basicamente com um tema em comum, sendo assim difícil de evitar a sensação de Deja Vu durante o show, em cima do palco o grupo comandado pelo vocalista Joakim Brodén e pelo baixista Pär Sundström – os membros mais antigos da banda – compensa tudo isso com muita energia e entregam aos fãs exatamente aquilo que eles esperam: um espetáculo energético com power metal de qualidade. Agradecimentos à Liberation e assessoria de imprensa do Circo Voador.

Set List Sabaton:
Ghost Division
Sparta
Blood Of Bannockburn
Swedish Pagans
Carolus Rex
40:1
The Lost Battalion
Far From The Fame
Shiroyama
Resist And Bite
To Hell And Back
The Lion From The North
Winged Hussars

Night Witches
Smoking Snakes
Primo Victoria

 

(Visited 44 times, 1 visits today)