Sabaton – 29-10-2016 – São Paulo (Via Marquês)

sabaton-sp-out-2016-por-leandro-almeida-on-stage_dsc0369Texto por Sara Ferrer Fotos por Leandro Almeida OnStage (https://www.flickr.com/photos/124393472@N06) Edição por André Luiz

Conhecidos por suas músicas que relatam histórias de guerras e heróis combatentes, o grupo sueco Sabaton desembarcou pela segunda vez no país munido de seus riffs de guitarras, gritos de guerra e bateria cadenciada no mais puro power metal, presentes em sua discografia no decorrer de 17 anos de carreira. Promovendo o álbum ‘The Last Stand’, desembarcaram na Via Marquês a qual foi tomada por fãs prontos para “a batalha” no sábado, 29, tanto que alguns deles vestiam seus trajes camuflados e tinham os rostos pintados com as cores da Suécia. Na linha de frente: os paulistanos do Armored Dawm ficaram responsáveis por aquecer a noite, que do lado de fora da casa já estava bem fria.

O público recepcionou muito bem o Armored Dawn, interagindo e curtindo com os músicos suas canções repletas de histórias medievais, solos de guitarra acompanhados da harmoniosa junção dos teclados e violino. Formada por Eduardo Parras, tendo ao seu lado o baixista Fernando Giovannetti, o tecladista Rafael Agostino, os guitarristas Tiago de Moura e Timo Kaarkoski – finlandês nato de coração brasileiro, pois vive há tempos no Brasil como o próprio afirmou – e o novo baterista Rodrigo Oliveira, além de agregarem à apresentação a violinista Ana Paula Eloi.

armored-dawn-sp-out-2016-por-leandro-almeida-on-stage_dsc0134

Promovendo o disco ‘Power Of Warrior’, executaram faixas de destaques como “Viking Soul”, “To Blind To See”, “Prison” e “William Fly”. A banda já tem datas marcadas pela Europa entre janeiro e fevereiro de 2017, ao lado do Fates Warning, e toda a renda das vendas do CD durante a turnê será revertida para fundação em prol das crianças com câncer – neste tema surgiu uma linda homenagem ao saudoso DIO com “Rainbow In The Dark”. A balada sinfônica “My Heart” acalorou os corações apaixonados, dando grande destaque à melodias de violino e teclados. Verdadeiros combatentes não falham em missão e o Armored Dawm usufruiu muito bem de seus 40 minutos no palco, com certeza ganharam mais admiradores entre o grande público presente.

Set List Armored Dawn:
Viking Soul
Too Blind To See
Prison
My Heart
Rainbow In The Dark (cover Ronnie James DIO)
Someone
Rose Tattoo
William Fly

Quando “In the Army Now”, canção original de Bolland & Bolland começou a tocar, a ansiedade bateu forte, mas foi com “The March To War” – Marcha para a Guerra, em tradução livre – com Hannes Van Dahl a posto das baquetas quem iniciou o pelotão. Em seguida Chris Rörland (guitarra), Pär Sundström (baixo), o novo integrante Tommy Johansson (guitarra, ReinXeed e Golden Resurrection) e o vocalista Joakim Brodén subiram ao palco executando o petardo “Ghost Division” levando os fãs à loucura.

A “The Last Stand Tour” veio em promoção ao disco ‘The Last Stand’ lançado em agosto de 2016; desta forma houveram músicas novas e sucessos intercalados no set list executado, ao que deu-se espaço para “Sparta”, com os punhos erguidos e total interação entre artista e público, e “Blood Of Bannockburn” na sequência.

sabaton-sp-out-2016-por-leandro-almeida-on-stage_dsc0309

“Nós passamos por várias cidades e não vimos nada como isso aqui. Obrigado!” disse Joakim, sempre solícito e comunicativo, referindo-se aos shows que fizeram durante a turnê norte-americana. Modéstia à parte, o público brasileiro já se tornou queridinho dos artistas não é de hoje. Um show no palco, outro na pista, nessa agitação toda, seguiu “Carolux Rex” e “40:1”.

Os gritos de “Sabaton! Sabaton! Sabaton!” foram incessantes durante toda a apresentação. “Diary Of An Unknown Soldier” trouxe uma breve pausa, e o vigoroso mais recente single “The Lost Battalion” fez-se ouvir emendando com a dançante “To Hell And Back”. Saindo do convencional e mostrando um pouco do gosto em comum dos músicos, Joakim e Chris “brincaram” de tocar guitarra, incluindo um trecho de “Master Of Puppets” do Metallica à capela, ao qual foi acompanhado dos fãs, e já emendando com os riffs avassaladores de “Resist And Bite” em seguida. “Winged Hussars” fechou a primeira parte da apresentação.

sabaton-sp-out-2016-por-leandro-almeida-on-stage_dsc0270

“Night Witches” abriu o retorno para o bis, e era chegada a hora da “cobra fumar”,  a muito esperada “Smoking Snakes” – que só foi tocada pela primeira vez durante o show de 2014, quando houve a primeira apresentação dos suecos por aqui. Na sequência houve o convite para todos pularem, vibrarem, cantarem juntos com Joakim e cia.  a canção “Primo Victoria”, com resposta imediata do público. Quando história e heavy metal caminham juntos e o tema central são as batalhas e seus corajosos combatentes, encontramos nas composições do Sabaton a inspiração para dias de glória, quando aquela penosa batalha é vencida, ou quando não, seus combatentes honrados por atos de coragem. E assim despedem-se do país, honrados pelo carinho que receberam e os fãs pelo apreço demonstrado pelos músicos. Agradecimentos à Liberation pela realização do evento e a Costábile Salzano Jr. pelo credenciamento de nossa equipe.

Set List Sabaton:
In the Army Now (Bolland & Bolland song)
The March To War
Ghost Division
Sparta
Blood Of Bannockburn
Swedish Pagans
Carolus Rex
40:1
Diary Of An Unknown Soldier
The Lost Battalion
To Hell And Back
Shiroyama
Resist And Bite
Far From The Fame
The Lion From The North
Winged Hussars

Night Witches
Smoking Snakes
Primo Victoria

 

(Visited 93 times, 1 visits today)