Scorpions – 01-09-2016 – São Paulo (Citibank Hall)

Scorpions - SP - set-2016 - por Camila Cara T4F VIII

Texto por André Luiz – Fotos por Camila Cara T4F – Edição por André Luiz

O Citibank Hall em São Paulo foi o local escolhido para início da ‘perna’ sulamericana da “50th Anniversary World Tour”, a excursão comemorativa da banda alemã Scorpions. Em 50 anos de carreira, foram mais de 100 milhões de álbuns vendidos no mundo todo, hits diversos e um inquestionável destaque a nível mundial que a galgou ao posto de maior banda de rock alemã de todos os tempos. No Brasil, além de 03 apresentações na capital paulista, as cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro foram agraciadas com datas desta tour – shows no Chile, Argentina e Paraguai completam a tour. Desta forma, Rudolf Schenker e Matthias Jabs (guitarra), Klaus Meine (vocal, guitarra, tamborim), Mikkey Dee (bateria, substituindo James Kottak) e Pawe? M?ciwoda (baixo) retornavam ao país com uma das mais intensas legião de fãs da banda ao redor do globo, e para completar, um dia antes, em 31 de agosto, Rudolf completara 68 anos, mais um detalhe especial o qual não seria esquecido no decorrer da noite.

Scorpions - SP - set-2016 - por Camila Cara T4F

Havia grande público nos arredores do Citibank Hall devido ao jogo da seleção brasileira de futebol, a partir das 20h o contingente de pessoas formou intermináveis filas para adentrar à casa de shows. No interior da casa, o primeiro destaque foi a ‘gritaria’ proporcionada por um stand montado com o objetivo de capturar os mais altos decibéis alcançados pelos presentes em frente a um microfone. Já na pista, dois outros destaques: uma enorme bandeira do Scorpions – fazendo as vezes de cortina – enquanto os roadies trabalhavam no palco, e uma passarela em ‘T’ no meio da pista premium a qual se estendia até poucos metros da grade de proteção da pista normal.

Exatamente às 21h33m, os PA’s emudeceram, luzes se apagaram, sirene ecoou na casa de shows e o bandeirão despencou no chão dando vez aos integrantes do Scorpions no palco, executando “Going Out With A Bang”, para alvoroço geral no Citibank Hall. Falantes nos telões, Dee no alto, um espetáculo. “Make It Real” trouxe a bandeira do Brasil e a sombra dos integrantes no telão, com Rudolf fazendo a alegria do público ao lado de seu companheiro de guitar na passarela.

Scorpions - SP - set-2016 - por Camila Cara T4F IV

“Boa noite São Paulo, tudo bem?” perguntou Klaus que apresentou Dee – ovacionado pelos presentes – e “The Zoo” incendiou o Citibank Hall, com um jogo de cenas no telão sensacional e Klaus jogando baquetas ao público. Na sequência, imagem de guitarra no telão, a instrumental “Coast To Coast” sendo executada com Rudolph na passarela – Jabs se juntou a ele no meio da música – e os demais integrantes no alto ao lado de Dee – inclusive Klaus com uma guitarra – e ao fim, o quarteto de cordas no meio do público literalmente. Apoteótico, esta palavra define exatamente o dado momento.

Parede de Marshalls no telão e o primeiro medley da noite aconteceu com “Top Of The Bill / Steamrock Fever / Speedy’s Coming / Catch Your Train”. O clima nostálgico permaneceu com “We Built This House” – participação dos presentes no coral do refrão e lyric video nos telões – e a instrumental “Delicate Dance” – com Jabs no centro das atenções e um guitarrista de apoio fazendo as vezes de Rudolph.

Scorpions - SP - set-2016 - por Camila Cara T4F I

O segundo medley da noite foi especial, reuniu três hits do Scorpions, “Always Somewhere / Eye Of The Storm / Send Me An Angel”, o trio Klaus-Rudolph-Jabs na passarela e muitos presentes as lágrimas cantando cada trecho das músicas, simplesmente fantástico. O que falar então de “Wind Of Change”? Brados a plenos pulmões, público encobrindo a voz de Klaus, emocionante. “Rock ‘n’ Roll Band” trouxe energia novamente ao Citibank Hall que veio literalmente abaixo com “Dynamite” e Dee destroçando na bateria. “In The Line Of Fire” manteve o show literalmente na linha de fogo – com o perdão ao trocadilho –, seguida por um drum solo explosivo e a clássica “Black Out” para ensandecimento geral dos presentes – destaque para Rudolph e sua guitar prateada saindo fumaça. “São Paulo, não há ninguém como vocês” diz Klaus antes de “No One Like you” e após esta, “Big City Nights” foi a incumbida de encerrar a primeira parte do show.

Scorpions - SP - set-2016 - por Camila Cara T4F III

No retorno, como citado na intro desta matéria, Klaus puxou o coro de “happy birthday” junto ao público para Rudolph o qual aniversariara na noite anterior (31/agosto) e um encore apoteótico encerrou a noite com os hinos “Still Loving You” e “Rock You Line A Hurricane”, exaurindo as energias – e gargantas – dos presentes com mais um momento inesquecível da noite. Entre brados e palmas do público, agradecimentos e lembranças jogadas na pista – de baquetas e toalhas a até mesmo esparadrapos usados por Dee –, a performance foi encerrada às 23h14m totalizando 1h42m de um espetáculo ao pé da letra.

Se Pawel demonstrou ser o menos espalhafatoso no palco, a dupla de guitars demonstrou um fôlego impressionante correndo de um lado ao outro e na passarela em meio ao público, Klaus foi um gentleman carismatico ao front do grupo e demonstrou uma técnica segura para performar de maneira correta clássicos de décadas – além da constante interação com o os presentes que jogaram bandeira da Alemanha, e durante “Big City Nights”, entregaram um cachecol do Brasil o qual ele usou por vários minutos –, já Dee foi o próprio carisma em pessoa com uma energia fora do comum – a alegria que ele demonstra ao tocar contagia todos a sua volta.

Scorpions - SP - set-2016 - por Camila Cara T4F VI

O set list executado passou por toda trajetória do longevo grupo – muito embora clássicos como “Holiday”, “Rhythm Of Love”, “In Trance” e “Passion Rules The Game” e mesmo a mais recente “New Generation” poderiam ter sido facilmente encaixadas no repertório –, as opções por solos e faixas instrumentais foram importantes especialmente para Klaus e Rudolph dosarem energia – Dee não precisou disso, ele é um ponto fora da curva –, além é claro dos momentos intimistas dos integrantes na passarela em meio ao público, proporcionando momentos inesquecíveis seja para os adoelescentes ou senhores presentes no Citibank Hall. Se após a tour de 50 anos de carreira a banda finalmente pendurará as chuteiras? Apenas digo que não duvidem de um novo concerto no Brasil em breve… Agradecimentos à T4F pela produção do evento e credenciamento de nossa equipe na cobertura do mesmo.

Set List Scorpions:
Going Out With A Bang
Make It Real
The Zoo
Coast To Coast
Top Of The Bill / Steamrock Fever / Speedy’s Coming / Catch Your Train
We Built This House
Delicate Dance
Always Somewhere / Eye Of The Storm / Send Me An Angel
Wind Of Change
Rock ‘n’ Roll Band
Dynamite
In The Line Of Fire
Drum Solo
Blackout
No One Like You
Big City Nights

Still Loving You
Rock You Like a Hurricane

 

 

(Visited 509 times, 3 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *