SIOD: extravasando indignação com inovação – Coquetel de lançamento do CD esSIODio

SIOD - SP - ago-2016 - por Rodrigo Monteiro_MG_8249 Texto por Ana Karoline Sousa – Imagens por Rodrigo Monteiro – Edição por André Luiz

Na terça-feira, 16, foi lançado o primeiro álbum da banda paulista SIOD. Para o lançamento oficial do disco nomeado ‘esSIODio’– ideia originada do nome da banda –, foi realizado um coquetel para imprensa e convidados no Telstar Hostel, localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Assim como na primeira tiragem limitada do álbum, os convidados foram recebidos com uma material contendo uma cópia do CD e uma cerveja oficial da banda, a SIOD Pale Ale – uma “Specialty IPA – Brown Ale” com 6,66% de álcool. A receita da cerveja é do próprio Umberto Buldrini, que além de integrante da banda também é mestre cervejeiro.

SIOD - SP - ago-2016 - por Rodrigo Monteiro_MG_8246

Na ativa desde 2013, a SIOD conta em sua formação atual com Umberto Buldrini (vocal/guitarra), Fabiano Gil (baixo) e André Silva (bateria) e vem com uma proposta inovadora: enquanto a grande maioria das bandas só falam de sentimentos como o amor, por que não mostrar um pouco do nosso lado obscuro que tanto tentamos esconder? Todo ser humano, por mais que evite demonstrar, possui seus demônios internos, raiva de muitas coisas que às vezes ficam presas na garganta.

Além de um instrumental muito bem trabalhado e um vocal que se encaixa perfeitamente, ‘essIODIO’ é composto por duras críticas a sociedade em que vivemos. Com letras curtas e diretas, cada música do álbum toca na ferida e passa sua mensagem sem cerimônia alguma. Verdade seja dita, é disso que precisamos atualmente: parar de camuflar o que pensamos e colocar para fora toda a nossa revolta, afinal, essa também é uma forma de liberdade, ou o resumo do sentimento ao escutar ao álbum: uma liberdade sem pudores, sem medo de expressar o que realmente sentimos e pensamos.

SIOD - SP - ago-2016 - por Rodrigo Monteiro_MG_8257

O álbum foi produzido pelos próprios integrantes Umberto Buldrini e Fabiano Gil na Odioground Produções em Avaré, SP. Ao escutar o álbum, a primeira música é “Maldade”: com letra curta e direta somada a riffs bem executados, funciona como uma introdução a qual deixa o ouviente curioso com conteúdo das próximas faixas. O CD segue com “Traumastismo Moral”, seguindo o mesmo esquema da primeira música, com peso e agressividade, nos deixa com mais expectativas de devorar o resto do álbum.

Um dos grandes destaques é para a terceira faixa, “esSIODio”, mesmo nome do álbum, trazendo em sua letra duras críticas a cultura e situação do nosso país: a importância com futilidades como  carnaval e futebol, enquanto coisas que deveriam ser priorizadas são deixadas de lado, tudo isso encaixado em um instrumental pesado e impecável. Outro destaque do álbum trata-se da quinta faixa, “Buraco da Fé”, outra música que faz críticas sem pudores, doa a quem doer, desta vez as igrejas que cobram dízimos e também a seus fiéis que se deixam enganar.

SIOD - SP - ago-2016 - por Rodrigo Monteiro_MG_8277

Sem dúvidas, a SIOD e seu novo álbum tem muito a acrescentar ao metal nacional: mostrar que a música também pode (e deve expressar) tudo o que sentimos em nosso interior, que não se resume a apenas amor, alegria e melancolia. É preciso extravasar a raiva sobre o que não nos deixa dormir, sobre nossa indignação, sobre o que nos torna humanos. Com certeza um prato cheio para apreciadores da cena nacional.

Faixas:
01- Maldade
02- Traumatismo Moral
03- esSIODio
04- Paranoia
05- Buraco da Fé
06- Coragem Amigo
07- Não Tira Não
08- Cercado de Vermes

Confira abaixo o lyric vídeo da faixa “esSIODio”:

Confira novas imagens exclusivas do coquetel de lançamento (agradecimentos Eliton Tomasi e Susi dos Santos, da Som do Darma):

 

(Visited 24 times, 1 visits today)