Texto por Alvaro Ramos – Fotos por Felipe Buli – Edição por André Luiz
Há alguns meses a lendária banda norte-americana Suicidal Tendencies anunciou que retornaria ao Brasil para participar da edição de 2016 do Honorsounds Festival. Desta vez, a banda veio com o também lendário Dave Lombardo, um dos maiores bateristas no cenário do metal, conhecido principalmente por suas passagens pelo Slayer. Completando a line up, bandas de destaque do cenário nacional: Ratos de Porão, Oitão e Tolerância Zero.
Chegando na Áudio por volta das 19h, já havia uma grande quantidade de fãs no local, e pouco depois os veteranos do Tolerância Zero entraram no palco para iniciar o primeiro show da noite. Com uma performance pesada e extremamente alta (foi sem dúvidas o show com o volume mais ‘no talo’ da noite!), agradou o público e foi um bom aquecimento para as próximas bandas, que também não deram pausa.
Alguns minutos após o término do Tolerância Zero, as luzes se apagaram novamente e a atração seguinte da noite entrou em cena: a banda Oitão, do vocalista e ‘chef’ de cozinha Henrique Fogaça, um dos jurados do MasterChef. No dado momento, a casa estava cada mais lotada, e os fãs curtindo cada música do Oitão, enquanto aguardavam ansiosamente pela atração mais esperada da noite.
Logo depois do Oitão, após uma pausa de alguns minutos, o público se esqueceu um pouco da ansiedade quando o Ratos de Porão entraram no palco, os quais com um setlist incrível (a banda tocou na íntegra o clássico ‘Anarkophobia’, que completa 25 anos de seu lançamento) levaram o público à loucura. Durante o show dos Ratos, muitos fãs que estavam na pista “surfavam” pelas mãos do público para chegar até a área que estava reservada para os fotógrafos e imprensa, mas ainda foi pouco perante ao caos que estava por vir.
Ao término da apresentação de João Gordo e companhia, mais uma pausa, e então por volta das 23h30m as luzes se apagaram novamente para a atração mais esperada da noite entrar em palco: Mike Muir, Dave Lombardo e companhia levaram o público ao delírio. Iniciando o show com a força da clássica “You Can’t Bring Me Down”, o caos começou a aumentar na Áudio, com cada vez mais pessoas invadindo a área reservada à frente do palco. Demonstrando humildade e carinho com os fãs, a banda procurava interagir junto ao público, mas após um certo ponto a situação começou a fugir do controle quando Mike Muir começou a convidar os fãs para subirem ao palco, algo que para os fãs pode ser inesquecível, porém pela falta de respeito de muitos, acabou se tornando uma cena quase lamentável…
Muitos dos presentes começaram a se aproveitar do momento para tirar uma casquinha ao invés de apenas aproveitar o momento, levando tudo que fosse possível do palco: palhetas, setlist, águas, baquetas, tirando selfies com os músicos, inclusive atrapalhando os mesmos enquanto tocavam… O show continuou desta forma por um bom tempo, e quando finalmente os fãs deixaram o stage, a banda teve que praticamente reajustar todo o palco: microfones haviam caído e outros não estavam funcionando, a bateria de Dave Lombardo estava desajustada e bandanas dos músicos haviam sido roubadas. A intenção dos músicos foi boa em querer proporcionar esta experiência ao público, mas infelizmente a banda não pôde contar com o bom senso alheio.
Apesar de toda a loucura, o show teve continuidade sem perder a pegada, e recheado de clássicos cantados por todos os presentes, como “War Inside My Head”, “I Saw Your Mommy”, “How Will I Laugh Tommorow”, e muitos outros. “Pledge Your Allegiance” foi a escolhida para fechar a primeira parte do show, e após alguns minutos, o Suicidal Tendencies retornou ao palco detonado tudo com “Institutionalized” e “I Want More”. Mesmo com os contratempos citados, a banda demonstrou grande carinho e agradecimento aos fãs, e prometeram voltar o mais breve possível. Já quanto ao público, nem preciso dizer que todos saíram extremamente contentes e extasiados pela festa com tantas bandas que fizeram e fazem história no cenário musical. Agradecimentos a GW e Damaris Hoffman pela produção e credenciamento de nosso veículo na cobertura do evento.
Set List Suicidal Tendencies:
You Can’t Bring Me Down
Two Sided Politics
Go’n Breakdown
Trip At The Brain
War Inside My Head
Subliminal
Send Me Your Money
Who’s Afraid?
Possessed To Skate
I Saw Your Mommy
Cyco Vision
How Will I Laugh Tomorrow
Pledge Your Allegiance
Institutionalized
I Want More