Keith Emerson: música e genialidade eternas

keith Emerson - 2016 por kevin Nixon

Texto por Arony Martins – o conteúdo expresso reflete a opinião do autor, é de inteira responsabilidade deste

O ano de 2016 não tem sido dos mais fáceis para aqueles que amam tanto o rock’ n roll quanto a boa música de uma maneira geral. Desde janeiro alguns dos artistas mais significativos no mundo nos deixaram. David Bowie, Nathalie Cole, Jimmy Bain, Paul Kantner, Nana Vasconcelos, enfim seguramente ficamos mais pobres do ponto de vista criativo. Todavia, ao final do dia 11 de março de 2016, fomos pegos de surpresa com uma notícia que a maioria dos fãs de Rock em seu gênero progressivo não gostariam de ouvir. Morreu Keith Emerson, a espinha dorsal da genial Emerson, Lake and Palmer.

O britânico pianista, organista e exímio compositor, desde muito cedo demonstrou o quanto poderia contribuir com seu trabalho. Estudou música clássica ocidental, experimentou timbres, fez do orgão Hammond seu instrumento de trabalho. Teve sua iniciação profissional com a extinta banda The Nice, na qual suas principais influências tais como o Jazz e a música erudita eram o combustível para que sua genialidade ficasse cada vez mais em evidência. Se juntar aos amigos Greg Lake e Carl Palmer representou chegar ao mainstream e categoricamente mudar a vida de muita gente (inclusive deste que vos escreve).

A longa vida do ELP e seus doze álbuns gravados fizeram da banda uma das maiores do gênero. Mesmo enquanto power trio, a preocupação com as mirabolantes performances sempre os acompanhou. Até mesmo tocar um piano de cauda enquanto o mesmo pendurado girava em piruetas, se fez presente nas apresentações da banda. Entretanto, Keith Emerson será lembrado por obras-primas como ‘Tarkus’, ‘Pictures At An Exhibition’ e ‘Trilogy’, por sua belíssima capacidade para improvisar ao piano e pelo uso do sensacional Modular Moog, um sintetizador modular analógico.

Keith Emerson  (1944 – 2016)We regret to announce that Keith Emerson died last night at his home in Santa Monica, Los…

Publicado por Emerson, Lake & Palmer em Sexta, 11 de março de 2016

Carl Palmer através da rede social Twitter expressou seu lamento, “Estou profundamente triste ao saber do falecimento de meu bom amigo e irmão-em-música, Keith Emerson!”. Glenn Hughes também escreveu em seu perfil algumas palavras: “Estou em choque… irmãos por mais de 40 anos … Esta perda me deixou paralisado … RIP  “. Já Steve Lukather (Toto) usou de sensibilidade para externar seu sentimento: “Estou tão triste ao ouvir que Keith Emerson está nos deixando. Ele era um gênio de um talento nato e um amigo… RIP Keith”. Rick Wakeman demonstrou o quão devastadora foi a notícia: “Sem tweets caprichosos hoje. É devastador perder tantos amigos músicos este ano e agora Keith Emerson. Descanse em paz meu amigo.”.

Enfim, Keith Emerson se vai mas sua importante obra fica, registrada para que jamais nos esqueçamos de alguém que teve a habilidade de fazer da música sua vida e o melhor, compartilhar com todos nós aquilo que fazia através de toda a maestria possível. Obrigado Keith Emerson, de verdade… Obrigado!!!

(Visited 225 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *