Pettalom: esperado retorno do Gothic nacional

Compartilhe:

Pettalom - 2016

WARGODS – Quando surgiu, na segunda metade de década de 1990, o PETTALOM encantou não somente os adoradores de Heavy/Gothic Metal, mas também a imprensa, bastante elogiosa ao seu trabalho. Sendo uma das pioneiras do estilo no Brasil, contemporânea de vários grupos emergentes europeus, o PETTALOM apostava na adição de elementos à la The Sisters of Mercy ao peso tradicional das guitarras, influenciadas pelas melodias típicas do Maiden/Priest, adicionando também um quê de Paradise Lost e Type O Negative. O lançamento da demo-tape “The Wine of the Night… and the Promises of the Sun” em 1998, chamou a atenção da critica especializada, em favoráveis resenhas publicadas nas revistas Rock Brigade, Planet Metal, Valhalla e Metalhead, além de inúmeros fanzines. Com este retorno positivo, a gravadora Demise Records entra em contato oferecendo um contrato para o lançamento do tão esperado debut.

Mais uma vez surpreendendo, o Pettalom se destacou positivamente com o lançamento de “The Wine of the Night” em 2000, apresentando nove músicas inspiradas e carregadas de sentimento. A desenvoltura de Marcos Riva e Kátia Santana na divisão dos vocais graves e operísticos soa estupenda, como nenhuma outra banda da época soava, fosse ela brasileira ou europeia. Naquele momento estava em voga o estilo “a bela e a fera” de cantar, mas o PETTALOM possuía algo único, que os diferenciava do Tristania ou Theatre of Tragedy, criando algo único.

Com esta perspectiva, “The Wine of the Night” tornou-se um dos maiores lançamentos daquele ano, conquistando a nota máxima em resenha na extinta revista Valhalla, bem como o título de “Revelação Nacional de 2000” pelos leitores da Rock Brigade, na tradicional votação de“melhores do ano” da publicação. O CD também foi lançado no México em formato digipack pelo selo The Art Records, além de ter tido algumas cópias circulando pela Alemanha e Emirados Árabes.

Entretanto, após o lançamento da demo “Ancient Sacraments”, em 2004, o PETTALOM se viu diante de vários contratempos, obrigando-os a dar uma pausa nas atividades. Desde então, seus integrantes participaram de diversas outras bandas, como Pethalian, Witchlust, Soturnia e Menacer, mas sempre mantiveram contato e o retorno, tão esperado, agora poderá ser visto ao vivo e em breve com novidades de estúdio.

Com a velha química agora de volta, dividida com os novos integrantes, o PETTALOM está disposto a lutar pelo seu merecido espaço da cena brasileira. Os integrantes estão focados em iniciar uma série de shows pelo Brasil e, ainda, na finalização e lançamento do segundo álbum “Ancient Sacraments”. A banda volta com os integrantes originais Marcos Riva (vocal), Fernando Almeida (guitarra) e Alan de Augustinis (baixo). A atual formação se completa com Sabine Blodwin (vocal), Gustavo Campos (guitarra) e Ricardo Menezes (bateria), os dois últimos já envolvidos com os projetos dos integrantes do Pettalom há alguns anos.

O retorno oficial aos palcos será realizado no 05/03 em Piedade/SP, no festival “CarnaMetal”, entretanto, outras datas serão confirmadas em breve. Infos: https://www.facebook.com/events/793476587452061/

Contatos:
Facebook: https://www.facebook.com/pettalom.official
Soundcloud: https://soundcloud.com/pettalom

(Visited 66 times, 1 visits today)
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *