Texto por Rodrigo Gonçalves – o conteúdo expresso reflete a opinião do autor, é de inteira responsabilidade deste
Para começo de conversa, esse é o tipo de notícia que sabemos que é inteiramente possível que um dia tenhamos que escrever, mas a qual nunca estamos preparados o suficiente para de fato escreve-las. Os fãs do Motörhead foram pegos de surpresa na noite desta segunda-feira, 28, com o anúncio da morte de Lemmy Kilmister, baixista, vocalista e criador do grupo que liderou por quatro décadas e que mudou para sempre a cara do rock ‘n’ roll.
No caso de Lemmy, a notícia de sua morte não deveria ser motivo de tanta surpresa, visto as diversas complicações médicas como diabetes e problemas cardiológicos enfrentados pelo músico nos últimos anos e que o fizeram cancelar vários shows, como o que faria no festival Monsters of Rock em São Paulo no último mês de abril. Qualquer pessoa com a idade de Lemmy que estivesse passando por esses problemas, teria sua longevidade posta em dúvida. Mas não Lemmy, espécie de símbolo da resistência e garoto propaganda do estilo de vida rock ‘n’ roll.
Batizado como Ian Frasier Kilmister há 70 anos na Inglaterra, Lemmy começou na carreira artística como roadie do guitarrista Jimi Hendrix. No começo dos anos 1970 se juntou à banda de space rock Hawkwind, gravando diversos discos com o grupo e tendo o seu primeiro contato com a fama. Em 1975, Lemmy foi demitido do Hawkwind pelos colegas de banda, que àquela altura já estavam de saco cheio de seu comportamento e abuso de drogas, o qual levou-o a ser preso na fronteira do Canadá com os Estados Unidos e permanecer encarcerado por 5 dias.
Após esta experiência, ele decidiu formar uma nova banda, inicialmente chamada “Bastard”. Pouco tempo depois Lemmy mudou o nome do grupo para Motörhead, recrutou o guitarrista “Fast” Eddie Clark, o baterista Phil “Philthy Animal” Taylor e a partir dali o rock nunca mais foi o mesmo. A citada formação lançou álbuns seminais como ‘Bomber’, ‘Overkill’ e o clássico ‘Ace Of Spades’. A rapidez e agressividade tanto em estúdio quanto ao vivo influenciaram várias gerações de jovens músicos, pavimentando o caminho para a música pesada que conhecemos hoje e também para o surgimento de vários dos nomes mais famosos do estilo como Metallica, Slayer e Anthrax.
Mesmo após as saídas de Eddie Clark e Phil Taylor, o Motörhead continuou seguindo em frente e derrubando todos que cruzassem seu caminho, graças a determinação e carisma de seu vocalista. Nos últimos 23 anos ele contou com a ajuda do guitarrista Phil Campbell e do baterista Mikkey Dee. A dupla não apenas fez parte da formação mais duradoura do Motörhead, como ajudou Lemmy a manter o grupo em evidência com trabalhos excelentes como ‘March Or Die’, ‘Sacrifice’, ‘Inferno’ e ‘Motorizer’. O grupo havia lançado em agosto ‘Bad Magic’, seu último álbum de estúdio.
A notícia da morte de Lemmy por conta de um câncer surgiu em um momento no qual muitos artistas estão sofrendo com a doença. Em 2010 o câncer já havia levado o lendário Ronnie James Dio, acometeu o guitarrista Tony Iommi em 2012 e o vocalista Bruce Dickinson em 2015, além de ter levado o baixista Chris Squire em junho desse ano.
Citando as palavras do próprio Lemmy, nada de tristeza! Toquem a música do Motörhead o mais alto que conseguirem e bebam uma dose em homenagem ao ídolo que agora foi se encontrar com seus amigos Phil “Philthy Animal” Taylor, Würzel, Ronnie James Dio, Phil Lynott, Joey Ramone e tantos outros.
“You know I’m born to lose, and gambling’s for fools,
But that’s the way I like it baby,
I don’t wanna live forever”
Várias personalidades do mundo do heavy rock comentaram sobre o falecimento do mito Lemmy Kilmister, como podemos visualizar abaixo:
Lost one of my best friends, Lemmy, today. He will be sadly missed. He was a warrior and a legend. I will see you on the other side.
— Ozzy Osbourne (@OzzyOsbourne) 29 dezembro 2015
Lemmy,Rest In Peace….Loudly!The World has lost a unique character, they don’t build them like you anymore. But you…
Publicado por Iron Maiden em Quarta, 30 de dezembro de 2015
Lemmy has passed away. Truly one of a kind. Much more to him than many knew. RIP. @RollingStone @ClassicRockMag pic.twitter.com/d1izWStIii
— Paul Stanley (@PaulStanleyLive) 29 dezembro 2015
RIP Lemmy. pic.twitter.com/zubPd2N0uM
— Philip H. Anselmo (@philiphanselmo) 29 dezembro 2015
We’ve lost a friend & legend. My heart is broken. RIP Lemmy. Born To Lose, Lived To Win. https://t.co/6KJ4cBCNfH @myMotorhead
— Foo Fighters (@foofighters) 29 dezembro 2015
FUCK!!!!!!! RIP LEMMY Sad that so many of us saw this coming, but never thought it would really happen…we all thought you’d live forever ?
— Mike Portnoy (@MikePortnoy) 29 dezembro 2015
Lemmy RIP….@myMotorhead my condolences to his family..
— Billy Idol (@BillyIdol) 29 dezembro 2015
Farewell Lemmy. I love you brother.
— Dave Mustaine (@DaveMustaine) 29 dezembro 2015
It is a sad day. We have lost Lemmy, a legend of legends. With the highest respect, Rest in Peace my friend. King pic.twitter.com/MGlh5gPU4P
— King Diamond (@RealKingDiamond) 29 dezembro 2015
So sorry to hear of the sudden passing of fellow Bass man Lemmy ..of Motorhead and Hawkwind before that
— Rush (@rushtheband) 29 dezembro 2015
..a true original.. who lived to rock… RIP Lemmy! – Geddy Lee pic.twitter.com/7quxQhogEz
— Rush (@rushtheband) 29 dezembro 2015
Lemmy, RIP – so sorry you’re gone. I stand with the countless souls who will miss you, and who love you very much. – Bill. @myMotorhead
— Bill Ward (@billwarddrums) 29 dezembro 2015
Lemmy: Rest In Peace, my friend. pic.twitter.com/2M6VPiBGyE
— Gene Simmons (@genesimmons) 29 dezembro 2015
Lemmy, you are one of the primary reasons this band exists. We’re forever grateful for all of your inspiration. RIP pic.twitter.com/WC1csn5F5x
— Metallica (@Metallica) 29 dezembro 2015
RIP, Lemmy…Thoughts & Prayers for his Family, Friends & Fans…:( pic.twitter.com/KeeoOelQLr
— David Coverdale (@davidcoverdale) 29 dezembro 2015
I love you Lemmy. A great human being and a man who changed the face of rock. Motorhead Rules! RIP Lemmy; You will never be forgotten!I love you my big brother. ;-( Lita ?
Posted by Lita Ford on Segunda, 28 de dezembro de 2015
Lemmy was a great Bass Player, Song Writer and most of all a friend. To say he will be missed is an understatement. He…
Posted by MANOWAR on Segunda, 28 de dezembro de 2015
Confira abaixo vídeos referentes a última apresentação do Motorhead, dia 11/dez em Berlim, Alemanha: