RIP Lemmy Kilmister: 70 anos de rock and roll

Motorhead - Lemmy rip dez-2015Texto por Rodrigo Gonçalves – o conteúdo expresso reflete a opinião do autor, é de inteira responsabilidade deste

Para começo de conversa, esse é o tipo de notícia que sabemos que é inteiramente possível que um dia tenhamos que escrever, mas a qual nunca estamos preparados o suficiente para de fato escreve-las. Os fãs do Motörhead foram pegos de surpresa na noite desta segunda-feira, 28, com o anúncio da morte de Lemmy Kilmister, baixista, vocalista e criador do grupo que liderou por quatro décadas e que mudou para sempre a cara do rock ‘n’ roll.

No caso de Lemmy, a notícia de sua morte não deveria ser motivo de tanta surpresa, visto as diversas complicações médicas como diabetes e problemas cardiológicos enfrentados pelo músico nos últimos anos e que o fizeram cancelar vários shows, como o que faria no festival Monsters of Rock em São Paulo no último mês de abril. Qualquer pessoa com a idade de Lemmy que estivesse passando por esses problemas, teria sua longevidade posta em dúvida. Mas não Lemmy, espécie de símbolo da resistência e garoto propaganda do estilo de vida rock ‘n’ roll.

Lemmy com Motorhead na Via Funchal 2007 em SP - por Stephany Julia (Portal Metal Revolution)

Batizado como Ian Frasier Kilmister há 70 anos na Inglaterra, Lemmy começou na carreira artística como roadie do guitarrista Jimi Hendrix. No começo dos anos 1970 se juntou à banda de space rock Hawkwind, gravando diversos discos com o grupo e tendo o seu primeiro contato com a fama. Em 1975, Lemmy foi demitido do Hawkwind pelos colegas de banda, que àquela altura já estavam de saco cheio de seu comportamento e abuso de drogas, o qual levou-o a ser preso na fronteira do Canadá com os Estados Unidos e permanecer encarcerado por 5 dias. 

Após esta experiência, ele decidiu formar uma nova banda, inicialmente chamada “Bastard”. Pouco tempo depois Lemmy mudou o nome do grupo para Motörhead, recrutou o guitarrista “Fast” Eddie Clark, o baterista Phil “Philthy Animal” Taylor e a partir dali o rock nunca mais foi o mesmo. A citada formação lançou álbuns seminais como ‘Bomber’, ‘Overkill’ e o clássico ‘Ace Of Spades’. A rapidez e agressividade tanto em estúdio quanto ao vivo influenciaram várias gerações de jovens músicos, pavimentando o caminho para a música pesada que conhecemos hoje e também para o surgimento de vários dos nomes mais famosos do estilo como Metallica, Slayer e Anthrax.

Motorhead - 2015

Mesmo após as saídas de Eddie Clark e Phil Taylor, o Motörhead continuou seguindo em frente e derrubando todos que cruzassem seu caminho, graças a determinação e carisma de seu vocalista. Nos últimos 23 anos ele contou com a ajuda do guitarrista Phil Campbell e do baterista Mikkey Dee. A dupla não apenas fez parte da formação mais duradoura do Motörhead, como ajudou Lemmy a manter o grupo em evidência com trabalhos excelentes como ‘March Or Die’, ‘Sacrifice’, ‘Inferno’ e ‘Motorizer’. O grupo havia lançado em agosto ‘Bad Magic’, seu último álbum de estúdio.

Motorhead - Bad Magic 2015

A notícia da morte de Lemmy por conta de um câncer surgiu em um momento no qual muitos artistas estão sofrendo com a doença. Em 2010 o câncer já havia levado o lendário Ronnie James Dio, acometeu o guitarrista Tony Iommi em 2012 e o vocalista Bruce Dickinson em 2015, além de ter levado o baixista Chris Squire em junho desse ano.

Citando as palavras do próprio Lemmy, nada de tristeza! Toquem a música do Motörhead o mais alto que conseguirem e bebam uma dose em homenagem ao ídolo que agora foi se encontrar com seus amigos Phil “Philthy Animal” Taylor,  Würzel, Ronnie James Dio, Phil Lynott, Joey Ramone e tantos outros.

“You know I’m born to lose, and gambling’s for fools,
But that’s the way I like it baby,
I don’t wanna live forever”

Várias personalidades do mundo do heavy rock comentaram sobre o falecimento do mito Lemmy Kilmister, como podemos visualizar abaixo:

Lemmy,Rest In Peace….Loudly!The World has lost a unique character, they don’t build them like you anymore. But you…

Publicado por Iron Maiden em Quarta, 30 de dezembro de 2015

I love you Lemmy. A great human being and a man who changed the face of rock. Motorhead Rules! RIP Lemmy; You will never be forgotten!I love you my big brother. ;-( Lita ?

Posted by Lita Ford on Segunda, 28 de dezembro de 2015

Lemmy was a great Bass Player, Song Writer and most of all a friend. To say he will be missed is an understatement. He…

Posted by MANOWAR on Segunda, 28 de dezembro de 2015

 

Confira abaixo vídeos referentes a última apresentação do Motorhead, dia 11/dez em Berlim, Alemanha:

(Visited 40 times, 1 visits today)