Fear Factory – 11-09-2015 – Rio de Janeiro (Teatro Odisseia)

Fear Factory - RJ - out-2015 por Allan BarataVII

Texto por Rodrigo Gonçalves – Fotos por Allan Barata – Edição por André Luiz

Um dos maiores nomes do chamado metal industrial, o Fear Factory se apresentou pela primeira vez no Rio de Janeiro diante de uma entusiasmada plateia que compareceu em bom número ao Teatro Odisseia. O show que o grupo apresentou aos cariocas faz parte da turnê de comemoração dos 20 anos de lançamento do álbum ‘Demanufacture’, seu trabalho mais famoso. Para celebrar a data histórica, o grupo saiu em turnê executando o álbum na íntegra, além de um bis recheado com algumas de suas músicas mais conhecidas e também uma de seu novo trabalho, ‘Genexus’, lançado em agosto deste ano.

Fear Factory - RJ - out-2015 por Allan Barata

Assim como nos shows em Curitiba e São Paulo, a abertura da noite ficou a cargo da banda paulista, Marrero. O trio formado por Anderson Krastch (voz), Estevan Sinkovitz (guitarra) e Felipe Maia (bateria) foi uma grata surpresa. Com uma proposta interessante, o trio paulista de claras influências setentistas, se apresenta sem a presença de um baixista, mas o trabalho do guitarrista Estevan Sinkovitz é tão poderoso e distorcido, que tal fato passa desapercebido. O grupo é enxuto e o som que emana das caixas é incrivelmente poderoso. Destaque para as excelentes “Pense Por Dois”, “Aquele Mesmo Lance” e “Quem Será”.

Set List Marrero:
Pense Por Dois
Au
Rei
Fiel
Aquele Mesmo Lance
Desdém
Dó Que Destrói
Quem Será?

Fear Factory - RJ - out-2015 por Allan BarataIV

Com 40 minutos de atraso, eis que Dino Cazares (guitarra) e Burton C. Bell (vocal), além do baixista Tony Campos (ex-Soulfly e Cavalera Conspiracy) e o baterista Mike Heller entram em cena para dar início ao massacre sonoro, o que é realmente a maneira mais justa de descrever o que foi o show. A apresentação pode ser divida em duas partes. Na primeira, onde tocam o clássico ‘Demanufacture’ na íntegra, tudo é feito com o pé no acelerador. Sem tempo para conversas ou amenidades, a banda já entra em cena com a partida decidia a seu favor ao tocar favoritas do público como “Demanufacture” e “Self Bias Resistor”, levando os presentes à loucura e dando o tom do que seria a noite. A pancadaria prosseguiu com os clássicos “Zero Signal” e “Replica”. A dupla Dino Cazares e Tony Campos demonstrou-se bem entrosada, com os músicos trocando de lugar no palco a todo momento. O vocalista Burton C Bell teve uma excelente performance, agitando o público, e sua voz só foi dar sinais de cansaço ao fim da primeira parte do show, que terminou com a emblemática “A Therapy For Pain”.

Um breve descanso para recuperar o fôlego e beber uma água (o calor carioca não dá tréguas nem mesmo em um domingo à noite) e os músicos retornam ao palco para fechar a apresentação com mais cinco músicas. As excelentes “Shock”, “Edgecrusher” e “Dielectric”, curiosamente, a única do novo álbum que a banda está tocando nessa turnê. Encerram a noite com “Martyr”, do primeiro álbum do grupo, ‘Soul of a Machine’, lançado em 1992.

Fear Factory - RJ - out-2015 por Allan BarataIII

Para dar uma visão mais completa para quem não esteve presente ao Teatro Odisseia, coloquemos a coisa da seguinte maneira: a primeira parte do concerto, onde o clássico ‘Demanufacture’ é tocado na íntegra, é feita com o pé totalmente no acelerador, sem tempo para conversas ou amenidades. A banda entra no palco, traz o local abaixo e se mantém calada até o momento em que faz uma pausa para o bis e sai de cena. Somente quando retornam, é que os músicos, já mais relaxados, interagem um pouco mais com os fãs e parecem mais à vontade em cima do palco, finalizando o que podemos considerar uma noite memorável aos cariocas. Agradecimentos à Collapse Agency e Powerline pela produção do evento e credenciamento de nossa equipe.

Set List Fear Factory:
Demanufacture
Self Bias Resistor
Zero Signal
Replica
New Breed
Dog Day Sunrise (Head Of David Cover)
Body Hammer
Flashpoint
H-K (Hunter-Killer)
Pisschrist
A Therapy For Pain

Shock
Edgecrusher
Dielectric
Archetype
Martyr

(Visited 154 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *