Blind Guardian – 09-10-2015 – Rio de Janeiro (Vivo Rio)

Blind Guardian - RJ - out-2015 por Allan BarataIVTexto por Rodrigo Gonçalves – Fotos por Allan Barata – Edição por André Luiz

Passada a ressaca por conta do Rock in Rio, o que resultou em um mês de setembro fraco de shows no Rio de Janeiro – algo incomum para essa época do ano – o último trimestre de 2015 se iniciou de forma espetacular para os fãs cariocas, com mais uma excelente apresentação do Blind Guardian em terras cariocas. Atualmente o Blind Guardian está em turnê promovendo álbum ‘Beyond The Red Mirror’, lançado no começo do ano. O novo álbum é conceitual e continua a história que começou a ser contada no clássico ‘Imaginations From The Other Side’, lançado em 1995.

A noite deveria ter contado com a abertura do Circle II Circle, mas problemas operacionais (de acordo com a própria banda) fizeram o grupo capitaneado pelo vocalista Zakk Stevens ter de cancelar a viagem ao Brasil. Muitos fãs ficaram chateados com o fato, inclusive este que vos escreve, mas isso não diminuiu a empolgação do público que compareceu em bom número ao show.

Blind Guardian - RJ - out-2015 por Allan BarataV

Uma característica interessante que a banda adotou durante esta nova passagem pelo Brasil, é a mudança do setlist a cada show. Dos quatro shows que o grupo fez no país antes de chegar ao Rio de Janeiro, em todos eles tivemos mudanças. Esse tipo de atitude costuma gerar reações mistas nos fãs. Eu, pessoalmente, gosto. Acho que mantém as coisas interessantes, além de abrir a possibilidade de imprevistos. E foi exatamente essa imprevisibilidade que fez a apresentação desta noite ser tão especial.

Do começo avassalador com as excelentes “The Ninth Wave”, faixa que abre o novo álbum do grupo, passando pelos clássicos “Banish From Sanctuary”, “Nightfall” (com Hansi anunciando que o show estava sendo gravado e poderia vir a fazer parte do novo álbum ao vivo da banda) mesmo “Fly”, que apesar de ser relativamente nova já caiu no gosto dos fãs, até “Tanerlon (Into The Void) e “Prophecies” (a outra do novo álbum a dar as caras na noite), parecia que seria mais um show padrão do Blind Guardian, sem espaço para grandes surpresas.

Blind Guardian - RJ - out-2015 por Allan BarataII

Mas a interação entre a banda e a plateia resolveu entrar em cena. E quanto mais os fãs pediam, mais a banda se esforçava para atender os pedidos dos cariocas, dava para notar que a partir de certo momento os músicos passaram a decidir ali mesmo o que tocar em seguida. A noite que seguia de forma excelente com temas como “The Last Candle” e “A Past And Future Secret”, ganhou proporções de inesquecível quando o público requisitou clássicos como “Bright Eyes” (que me fez lembrar de quando comprei o álbum ‘Imaginations From The Other Side’ e passava tardes intermináveis ouvindo o disco enquanto jogava Winning Eleven), além de “Lost In The Twilight Hall”, tocada pela primeira vez no Rio.

Após “The Story Ends”, o simpático Hansi anunciou uma breve pausa no show, mas a banda não demorou para retornar para o primeiro bis da noite, com uma trinca de músicas que agitou os presentes: “Sacred Worlds”, “Twilight Of The Gods” e o clássico “Valhalla”.

Blind Guardian - RJ - out-2015 por Allan BarataI

Novamente uma breve pausa, a banda retornou para o palco com Hansi prometendo que tocariam as duas últimas músicas da noite. Mal sabiam ele e o público que isso estava longe de ser verdade. Seguindo com a proposta de mudanças e resgate de grandes sucessos, o grupo abriu o segundo bis com a clássica “Into The Storm”, seguida por “The Bard’s Song – In The Forest”, cantada a plenos pulmões pelos cariocas em meio a uma excelente coreografia de mãos, encerrando a noite com a dobradinha “Majesty”, mais uma vez exigida na marra pelos fãs e com um dos maiores sucessos da carreira do grupo, a excelente “Mirror Mirror”.

O final perfeito para uma noite espetacular, com uma banda no topo da sua forma, tocando de forma impecável durante mais de duas horas e dando aos fãs exatamente aquilo que eles queriam. Agradecimentos à Overload e assessoria de imprensa do Vivo Rio pela produção do evento e credenciamento de nossa equipe.

Set List Blind Guardian:
The Ninth Wave
Banish from Sanctuary
Nightfall
Fly
Tanelorn (Into the Void)
Prophecies
The Last Candle
A Past and Future Secret
Bright Eyes
Lost in the Twilight Hall
And the Story Ends

Sacred Worlds
Twilight of the Gods
Valhalla

War of Wrath
Into the Storm
The Bard’s Song – In the Forest
Majesty
Mirror Mirror

(Visited 40 times, 1 visits today)