David Gilmour: pela primeira vez no Brasil

David Gilmour - 2015 por divulgação

Vocalista e guitarrista do ícone PINK FLOYD anuncia sua primeira turnê na América do Sul e divulga relação de músicos que o acompanharão em sua passagem pelo país.

“Pink Floyd´s David Gilmour Rattle the Lock World Tour 2015/2016? chegará ao Brasil em dezembro: São Paulo, no dia 12, Curitiba, no dia 14, e Porto Alegre, no dia 16.

Vocalista e guitarrista de uma das mais lendárias bandas de rock de todos os tempos, o Pink Floyd, o inglês David Gilmour anunciou que fará em dezembro sua primeira turnê pela América do Sul, trazendo para o Brasil, a Argentina e o Chile a Pink Floyd’s David Gilmour Rattle the Lock World Tour 2015/2016, turnê de lançamento de seu mais recente álbum “Rattle That Lock”.

Uma realização da Mercury Concerts, a turnê sul-americana terá três datas no Brasil: São Paulo, no dia12 de dezembro, no Allianz ParqueCuritiba, no dia 14 de dezembro, na Pedreira Paulo Leminski; ePorto Alegre, no dia 16 de dezembro na Arena do Grêmio. Os ingressos para as apresentações em Curitiba e Porto Alegre estarão à venda a partir da O hora do dia 10 de setembro. Já os ingressos para São Paulo serão disponibilizados para a venda em breve. Mais informações em “Serviço” abaixo.

Além dos shows no Brasil, a turnê também passará por Buenos Aires (Argentina), onde o show acontece no dia 18, no Hipódromo San Izidro, e por Santiago (Chile), com uma apresentação no dia 20 no Estádio Nacional.

David Gilmour anunciou os nomes que o acompanharão na turnê que passa pela América do Sul, Europa e Grã-Bretanha, iniciando-se na cidade de Pula, na Croacia, no dia 12 de setembro: Phil Manzanera – guitarra; Guy Pratt – baixo; Jon Carin – teclado; Stevie DiStanislao – tambores e percussão; Kevin McAlea – teclados; Theo Travis – sax e clarineta; Joao Mello – sax; Bryan Chambers – backing vocal; e Louise Marshall – backing vocals.

David Gilmour - 2015 por kevin westenbergr I

David Gilmour – Biografia
David Jon Gilmour nasceu em Cambridge, Inglaterra e cresceu em Grantchester Meadows. Aos 13 anos ganhou seu primeiro violão e foi então que tudo começou.

Gilmour comecou a tocar em 1963 no seu primeiro grupo, Joker’s Wild. A banda mudou seu nome para Flowers em 1967 e acabou se dissolvendo no mesmo ano, quando Gilmour formou os Bullitt.

A história de Gilmour com o Floyd começa em 1968, quando foi convidado a integrar uma banda do antigo amigo de infância do Colégio de Artes e Tecnologia de Cambridge, Roger Keith ‘SYD’ Barrett. Esta banda era o Pink Floyd (formado na época por Syd, Roger Waters, Richard “Rick” Wright e Nicholas “Nick” Mason). O grupo fez quatro ou cinco shows com os cinco integrantes, mas logo depois, Syd, que infelizmente já apresentava sinais de grave desordem mental, foi forçado a se afastar do Floyd.

PINK FLOYD – O primeiro disco do Pink Floyd já tendo Gilmour como guitarrista foi A saucerful Of Secrets de 1968. E o primeiro crédito de David por autoria na banda foi pela faixa instrumental que deu nome ao disco.  O prestígio da banda cresceu nos anos seguintes com os discos Ummagumma, Atom Heart Mother e Meddle, além das trilhas sonoras para dois filmes, More e Obscured By Clouds. O comando da banda havia sido assumido aos poucos com maestria por David Gilmour, que passou a dividir com Roger Waters a responsabilidade de compor as músicas da banda.

Em 1973 gravam o lendário The Dark Side Of The Moon, um dos álbuns mais bem sucedidos da história, que viria a permanecer mais de 20 anos entre os mais vendidos do planeta. Com este disco o Pink Floyd prova definitivamente que não dependia apenas do gênio de Syd Barrett e supera em todos os aspectos a obra prima que foi o primeiro disco. A EMI chegou a construir fábricas para poder dar vazão à demanda pelo álbum, que marcou uma fase de trabalho de conjunto e de extrema harmonia entre os membros da banda.

Segue-se Wish You Were Here, um trabalho conceitual e um verdadeiro tributo a Syd Barret. O tema da ausência é o pretexto para indiretamente homenagear e analisar o gênio louco. Curiosamente durante as gravações deste disco Syd Barret compareceu ao estúdio, gordo, sujo e careca, com uma imagem tão degenerada que custou a ser reconhecido pelos companheiros.

Animals, de 1977, inaugura a fase de protesto político-social da banda e também marca o início de um predomínio de Roger Waters sobre os outros músicos. O disco é baseado na peça teatral “A Revolução dos Bichos” de George Orwell e retrata as contradições e injustiças da sociedade capitalista.

Durante as gravações de The Wall surgem os primeiros atritos entre os membros, com Roger Waters tomando para si o controle da banda. The Wall era um tratado sobre a solidão e sobre o poder esmagador do sucesso, mas era antes de tudo uma autobiografia do que Roger Waters supunha ser. A obra, logo tachada de ópera-rock, seria lançada também em forma de filme.

Com o álbum The Final Cut agravam-se os problemas de relacionamento entre os membros, com Roger Waters tendo despedido Rick Wright e relegado os outros componentes da banda a pouco mais do que músicos de estúdio. Waters compôs o conceito e praticamente a totalidade das músicas, além de ter sido o responsável por todos os vocais. O álbum na realidade deveria ser um trabalho solo, mas a gravadora achou que seria mais lucrativo lança-lo como trabalho da banda.

Brigas entre os componentes restantes levaram Roger Waters a deixar o grupo em 1985 assumindo que sem ele, o Pink Floyd se desmembraria. Em vez disso, David Gilmour assumiu por completo o controle da banda e criou outra obra-prima,  A Momentary Lapse Of Reason.

Em 1994, em um clima de volta triunfal, após alguns anos sem gravar e sem se apresentar ao vivo, a banda volta com The Divison Bell, disco que teve excelente aceitação por parte da crítica e do público. Pouco mais tarde, em 1995 é lançado Pulse, uma outra gravação ao vivo.

Em 1996, Gilmour foi entronizado no Hall da Fama do Rock and Roll com o Pink Floyd.

CARREIRA SOLO – Durante os intervalos musicais do Pink Floyd, Gilmour passava o tempo tocando como músico de estúdio, produzindo discos e até fazendo às vezes como engenheiro de som de palco para uma enorme variedade de espetáculos,  como Roy Harper, Kate Bush, The Dream Academy, Grace Jones, Arcadia, Bryan Ferry, Robert Wyatt, Hawkwind, Paul McCartney, Ringo Starr, Sam Brown, Jools Holland, Propaganda, Pete Townshend, The Who, Supertramp (juntos criaram o êxito “Brother where you bound” do álbum com o mesmo nome), vários “supergrupos” de solidariedade e muito mais.

Gilmour lançou seu primeiro álbum, na Primavera de 1978, simplesmente chamado de David Gilmour. O seu segundo álbum, About face, foi editado em 1984.

Em 2002, Gilmour fez uma série de concertos acústicos em Londres e Paris, juntamente com Rick Wright (tecladista do Pink Floyd) e uma pequena banda e coro, que foi documentado na edição de David Gilmour in Concert.

Em 2006, lançou mais um trabalho solo, On An Island, considerado por ele seu melhor em 30 anos. O álbum contou com um elenco de nomes de ouro na música, os quais já conhecidos pela maioria dos fãs de Gilmour como Guy Pratt, Jon Carin e Richard Wright , além das participações de David Crosby e Graham Nash, e a co-produção do guitarrista Phil Manzanera.

No ano de 2008, Gilmour lançou o DVD Duplo Remember That Night – Live at the Royal Albert Hall que sintetizou os grandes shows deste seu  último trabalho. No segundo semestre do mesmo ano, David lançou o álbum Live In Gdànsk, gravado na Polônia no ano de 2006, em comemoração aos 26 anos do partido Solidariedade. Assim como em Remember That Night, este disco traz raridades e clássicos do Pink Floyd, além de seus recentes trabalhos.

Em outubro de 2010, foi anunciado o lançamento do álbum Metallic Spheres, da banda de música eletrônica The Orb, com a colaboração de David. O trabalho contém músicas inacabadas de Gilmour remixadas pelo The Orb em um novo formato de áudio tridimensional.

Em julho de 2015, David Gilmour, divulgou o novo single, “Rattle That Lock”. A música contou com a participação do guitarrista da banda Roxy Music, o pianista Jools Holland e a mulher de Gilmour, Polly Sampson, que escreveu parte da letra. O álbum homônimo foi lançado mundialmente no dia 18 de setembro de 2015.

Discografia
Com o Pink Floyd
A Saucerful of Secrets (1968)
Music from the Film More (1969)
Ummagumma (1969)
Atom Heart Mother (1970)
Meddle (1971)
Obscured by Clouds (1972)
The Dark Side of the Moon (1973)
Wish You Were Here (1975)
Animals (1977)
The Wall (1979)
A Collection of Great Dance Songs (1981)
The Final Cut (1983)
A Momentary Lapse of Reason (1987)
Delicate Sound Of Thunder (1988)
The Division Bell (1994)
Pulse (1995)
Is There Anybody Out There? The Wall Live 1980-81 (2000)
Echoes: The Best of Pink Floyd (2001)
The Endless River (2014)

Discos Solo
David Gilmour (1978)
About Face (1984)
On an Island (2006)
Live in Gda?sk (2008)
Rattle That Lock (2015)

Outros
Metallic Spheres (2010), colaboração com a banda The Orb

Filmografia
Live At Pompeii (1972)
Live at Hammersmith Odeon (1984)
David Gilmour in Concert (2002)
Remember That Night (2007)
Live In Gdansk (2008) (Kit Edition)

Links
Roteiro completo da turnê e venda de ingressos: www.davidgilmour.com
David Gilmour Loja oficial: http://smarturl.it/DGintntl
iTunes: Standard Album – http://smarturl.it/RattleThatLock
Deluxe Album – http://smarturl.it/RattleThatLockDLX
Amazon: Standard CD – http://smarturl.it/RattleThatLockAmz
Deluxe CD + Blu-Ray – http://smarturl.it/RattleThatLockAmzDLX
Vinyl LP – http://smarturl.it/RattleThatLockAmzV
“Rattle That Lock” – Song Interview: http://smarturl.it/RTLInterview

David Gilmour - 2015 por kevin westenbergr

Serviço: Pink Floyd’s David Gilmour Rattle the Lock Tour 2015/2016

São Paulo
Data:
 12 de dezembro, sábado
Local: Allianz Parque (Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca)
Horário do show: 21h30
Abertura dos Portões: 17h
Classificação: 14 anos. Menores de 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis.

Ingressos: Ingresso Rápido
Pista Premium (inteira) – R$ 850,00
Pista Premium (meia-entrada) – R$ 425,00
Pista (inteira) – R$ 400,00
Pista (meia-entrada) – R$ 200,00
Cadeira Inferior (nteira) – R$ 600,00
Cadeira Inferior (meia-entrada) – R$ 300,00
Cadeira Superior (inteira) – R$ 320,00
Cadeira Superior (meia-entrada) –R$ 160,00

* Em breve, mais informações sobre a venda de ingressos.

Curitiba
Data:
 14 de dezembro, segunda-feira
Local: Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 0, Pilarzinho)
Horário do Show: 20h
Abertura dos Portões: 15h
Classificação: 16 anos (Menores de 12 a 15 anos, somente acompanhado dos pais)

Início das Vendas: 10 de setembro, quinta-feira

Ingressos: Blue Ticket / (41) 4062-1214
Pista (Lote 1 / inteira) – R$ 480,00
Pista (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 240,00
Pista Premium (Lote 1 / inteira) – R$ 1.040,00
Pista Premium (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 520,00

Porto Alegre
Data: 
16 de dezembro, quarta-feira
Local: 
Arena do Grêmio (Avenida Padre Leopoldo Brentano, 110 – Humaitá)
Horário do Show: 
21h
Abertura dos Portões: 17h
Classificação: 16 anos (Menores de 12 a 15 anos, somente acompanhado dos pais)

Início das Vendas: 10 de setembro, quinta-feira

Ingressos: Blue Ticket / (51) 4062 0057
Pista (Lote 1 / inteira) – R$ 270,00
Pista (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 135,00
Pista Premium (Lote 1 / inteira) – R$ 550,00
Pista Premium (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 275,00
Cadeira Gramado Leste (Lote 1 / inteira) – R$ 350,00
Cadeira Gramado Leste (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 175,00
Cadeira Gramado Oeste (Lote 1 / inteira) – R$ 350,00
Cadeira Gramado Oeste (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 175
Cadeira Gramado Sul (Lote 1 / inteira) – R$ 300,00
Cadeira Gramado Sul (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 150,00
Cadeira Gold (Lote 1 / inteira) – R$ 400,00
Cadeira Gold (Lote1 / meia-entrada) – R$ 200,00
Cadeira Superior Leste (Lote 1 / inteira) –R$ 260,00
Cadeira Superior Leste (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 130,00
Cadeira Superior Oeste (Lote 1 / inteira) – R$ 260,00
Cadeira Superior Oeste (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 130,00
Cadeira Superior Sul (Lote 1 / inteira) – R$ 230,00
Cadeira Superior Sul (Lote 1 / meia-entrada) – R$ 115,00
Camarotes 09 e 10 (16 pessoas cada) – R$ 12.000,00 (por camarote)
Camarote 12 (24 pessoas cada) – R$ 17.500,00 (por camarote)
Camarotes 18 e 19 (24 pessoas cada) – R$ 15.000,00 (por camarote)
Camarotes 26 à 39 (16 pessoas em cada) – R$ 10.000,00 (por camarote)
Camarotes 42 à 51 (coletivo – 24 pessoas em cada) – R$ 600,00 (por pessoa)
Camarotes 53 à 59, 61 à 63, 65, 69 e 70 (coletivo – 16 pessoas em cada) – R$ 650,00 (por pessoa)

(Visited 334 times, 2 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *