David Garrett – 28-07-2015 – Rio de Janeiro (Vivo Rio)

David Garrett - RJ - jul-2015 - por Midiorama Felipe Assumpção  AgNewsITexto por Arony Martins – Fotos por Felipe Assumpção AgNews (Midiorama) – Edição por André Luiz

Em turnê pelo país, o jovem violinista alemão David Garrett passou por terras cariocas trazendo sua “Classic Revolution tour” ao Vivo Rio. Garret nunca havia se apresentado no Brasil, o que talvez justifique o fato de observarmos a casa bem cheia em uma terça-feira bem fria e para os padrões fluminenses. Uma das principais características de David é trazer ao público uma mescla entre a música clássica e a popular. Talvez para os mais ortodoxos essa não seja uma proposta tão honesta. Muitos acreditam que a música clássica é objeto intocável e sua erudição faz com que esta sobreviva há séculos mesmo com toda a influência paralela da cultura popular. Todavia para outros essa é uma saborosa mistura e que torna qualquer das duas concepções musicais algo extremamente atrativo. O que vimos foi uma grande receptividade do público, demonstrando que a proposta de Garrett foi muito bem aceita.

E pontualmente às 21h30m, David e sua banda subiram ao palco para apresentação de um  repertório bastante eclético. Foi possível assistir um apanhado de grandes nomes que passaram de Giuseppe Verdi, Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig Van Beethoven à Coldplay, Michael Jackson e Bruce Springsteen. O set foi divido em duas partes. E mesmo com tantas canções históricas para serem apreciadas, um ponto negativo foi parte integrante deste belo concerto. Lamentavelmente o som ouvido não foi dos melhores, principalmente na primeira parte da apresentação. Não foi possível ouvir as guitarras que, com volume muito abaixo do necessário eram constantemente ‘engolidas’ pelo afinadíssimo violino de Garrett. Nas canções as quais foram promovidas dobras entre os dois intrumentos, perdeu-se muito do encanto de seus criativos arranjos. E quando era necessário um pouco mais de peso, um vazio se instalava. Algo extremamente prejudicial à apresentação, mas que foi levemente resolvido para a segunda parte da mesma. Ainda assim em alguns momentos as guitarras simplesmente não existiam.

Sempre muito simpático o músico alemão a todo momento arriscava algumas palavras em português, tentando expressar sua satisfação em estar se apresentando para o público e agradecendo aos mesmos pela presença. A simpatia foi tamanha que para a execução da música “Your Song” de Elton John, David convidou uma fã para subir ao palco e com requintes de romantismo executou a mesma para ela.

Um dos pontos altos da apresentação foi a execução da canção “Ma Dove Sei” do álbum Garrett vs. Paganini e que contou com uma participação especial, mesmo que de maneira gravada. Para a surpresa do público a belíssima voz de Andrea Bocelli ecoou pelas dependências do Vivo Rio e acompanhou a mesma fazendo com que a emoção tomasse conta da audiência naquele momento.  Em outros dois momentos, Garrett assumiu uma faceta diferenciada: a de “one man band”. Para a execução de “Born In Usa” e “Viva La Vida”, David utilizou um recurso que lhe permitiu iniciar as canções gravando tanto as linhas de percurssão quanto as linhas melódicas, sendo posteriormente acompanhado por sua banda.

Para os amantes de heavy metal e hard rock, o repertório também foi bastante generoso. O Metallica e Queen foram as banda mais bem representadas com a execução de duas músicas paa cada, “Fuel”, a histórica “Master Of Puppets”, “We Will Rock you” e “We Are The Champions”. Aerosmith e Bon Jovi foram lembrados com “Dude Looks Like A Lady” e “Livin’ On a Prayer” (sem esquecer “Walk This Way” durante o medley inicial). Aos admiradores da musica pop, Garrett os presenteou com a execução de “Wrecking Ball” da cantora Miley Cyrus.

Com pouco mais de uma hora e quarenta minutos de apresentação, David Garrett trouxe ao palco do Vivo Rio boas músicas, muito bem executadas. Agradou com toda  certeza todos os que foram buscando ouvir canções históricas, tocadas através de arranjos diferenciados mas que não fizeram com que a apresentação perdesse em qualidade. Arrancou suspiros e sorrisos do público presente, que com certeza lotará uma possível próxima apresentação por aqui. Agradecimentos à Mercury Concerts e Midiorama pela produção do evento e credenciamento de nossa equipe.

Set List David Garret:
He’s A Pirate / Smooth Criminal / Smells Like Teen Spirit / Walk This Way
Baila Me
Born In The U.S.A.
Ma Dove Sei
Tico Tico
Babooshka
Lacrimosa
Fuel
I Have A Dream
Fortuna Imperatrix Mundi
Livin’ On A Prayer
We Will Rock You
Melancholia
We Are the Champions
Dude Looks Like A Lady Medley
Symphony No. 5
Your Song
Requiem
La Bamba
Wrecking Ball
Viva La Vida
Master Of Puppets
Always On My Mind

(Visited 140 times, 2 visits today)