Led Zeppelin: há 35 anos fazia seu último show

Compartilhe:

Led Zeppelin

Texto por Rodrigo Gonçalves – o conteúdo expresso reflete a opinião do autor, é de inteira responsabilidade deste
Fotos por divulgação

Há exatamente 35 anos chegava ao fim a carreira de um dos maiores bateristas de todos os tempos. Embora não soubessem disso à época da apresentação, no dia 7 de julho de 1980 o Led Zeppelin subiu ao palco da arena Eissporthalle em Berlim para fazer aquela que seria a última apresentação do grupo com o lendário baterista.

Era a última data de uma turnê europeia que consistiu em apenas 14 apresentações, algo aquém do que o grupo costumava fazer. A banda estava promovendo o seu último álbum de estúdio, ‘In Trought the Out Door’. Naquela época o grupo sofria com a perda de popularidade, provocada pela ascensão do punk rock e uma produção cada vez menos inspirada em estúdio, além dos excessos da vida na estrada e o abuso de álcool e drogas, principalmente por parte de Bonham.

John Bonham

Uma turnê americana estava agendada para outubro, mas infelizmente nunca chegou a ser realizada. John Bonham foi encontrado morto no dia 24 de setembro. O músico havia passado as últimas 12 horas abusando da vodca e sucumbiu após ingerir o equivalente a 40 doses da bebida durante um dia de ensaios na casa de Jimmy Page.

Em dezembro do mesmo ano, os três membros sobreviventes do grupo, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones, divulgaram um comunicado anunciando o fim da banda por conta do falecimento de Bonham.

Setlist do último show do Led Zeppelin:
Train Kept a Rollin’
Nobody’s Fault But Mine
(Out On the Tiles intro) Black Dog
In The Evening
Rain Song, Hot Dog
All My Love
Trampled Underfoot
Since I’ve Been Loving You
White Summer ~ Black Mountainside
Kashmir
Stairway to Heaven
Rock and Roll
Whole Lotta Love

(Visited 274 times, 1 visits today)
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *