Sonata Arctica – 28-02-2015 – São Paulo (Aquarius Rock Bar)

Sonata Arctica – fev-2015 - SP - por Givaldo Menezes DSCN9472

Texto por Renata P. – Fotos por Givaldo Menezes – Edição por André Luiz

Eis que Sonata Arctica fincou os pés em terras brasileiras de vez, para felicidade dos fãs! Pelo terceiro ano consecutivo, a banda finlandesa desembarca em terras tupiniquins para nada mais, nada menos do que 10 shows, passando de Fortaleza (CE) até Porto Alegre e de lá dando continuidade a tour latino-americana.

Acompanho shows da banda desde 2008 (a primeira vez do guitarrista Elias Viljanen no país, sendo que de lá pra cá a banda passou por mais uma mudança no line-up, agora contando com Pasi Kauppinen no baixo), os finlandeses em nenhum momento tanto em show quanto em contato com fãs e amigos demonstraram o frio característico da Finlândia! Pelo contrário, transpareceram muita simpatia, humildade e prazer em cada visita ao nosso país.

Falando especialmente do show no Aquarius Rock Bar, na extrema zona leste da maior capital do país, fãs comparecerem em bom número, fazendo valer o espetáculo. Banda e público do começo ao fim estavam entusiasmados, contribuindo para o ótimo clima da noite regado a power metal de qualidade, algo que hoje em dia poucas bandas como o Sonata Arctica ainda conseguem fazer.

Especificamente falando sobre o show, Kakko e cia após a intro característica da tour, iniciam os primeiros acordes de “The Wolves Die Young” do último disco, Pariah´s child. Os fãs mais afoitos (presentes em grande número, principalmente em frente ao palco) mostraram muita empolgação, deixando o quinteto bastante a vontade com o set-list que viria a seguir.

“8th Commandment’ do álbum Ecliptica fez os presentes gritarem de empolgação. ‘Paid in Full” (uma das minhas preferidas) é a única do álbum Unia tocada.

Dando continuidade à divulgação do último CD, ‘What Did You Do In The War, Dad?” foi tocada, apresentando a faceta mais densa do Sonata Arctica. Mesclando com “My Land”, novamente do Ecliptica, e seguindo com a aclamada “Black Sheep”, a banda oferece ao público, em doses homeopáticas, músicas que foram verdadeiras surpresas no set list, se comparado a de anos anteriores: “Letter To Dana”, “Blood” e a sempre incrível “I Have A Right” do penúltimo álbum.

Já caminhando para o final (mas com mais surpresas por vir!), a banda segue com “X Marks The Spot”, demostrando a versatilidade vocal de Kakko. “Love”, também do último álbum e possivelmente uma das músicas mais calmas da banda, evidencia o entrosamento dos cinco membros. “San Sebastian” e a grata surpresa “Unoponed” antecedem ao sempre hino “Full Moon”.

Era hora do Bis, escolhido a dedo, os finlandeses encerram com “Replica”, “Losing My Insanity” (que em shows anteriores estava no início do set-list), a pesada “Don´t Say A Word”, que funciona muito bem ao vivo e a brincadeira de “Vodka”, na qual Viljanen até toca com a guitarra nas costas! Após o show a banda ainda fez um sessão de autógrafos para em torno de 100 fãs. Todos muito satisfeitos, era hora de ir para o Rio de Janeiro. Agradecimentos a Eric de Haas pela tour e Costabile Jr. Pelo credenciamento de nossa equipe.

(Visited 158 times, 1 visits today)

One thought on “Sonata Arctica – 28-02-2015 – São Paulo (Aquarius Rock Bar)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *