The Sirens – 07-02-2015 – São Paulo (Clash Club)

The Sirens SP 2015FEB07 _020 - por Felipi Arius

Texto por Sara Ferrer – Fotos por Felipi Arius – Edição por André Luiz

O trio THE SIRENS formado por Liv Kristine Espenaes Krull [Leave’s Eyes, ex-Theatre of Tragedy], Anneke van Giersbergen [ex-The Gathering] e Kari Rueslåtten [The 3rd and the Mortal] surgiu em 2013, sendo mais um projeto de Anneke para relembrar o começo de suas carreiras, uma vez que estas foram as pioneiras do tão popularmente conhecido “Gothic Metal” na década de 90 com vocais femininos, quando ainda havia certa discriminação e preconceito com bandas contendo uma “frontwoman”. Fato é que o estilo se popularizou, e hoje existem inúmeras bandas lideradas por mulheres em todas as vertentes do Heavy Metal.

Assim que anunciado oficialmente, elas já saíram em turnê com uma única banda de apoio. A “The Sirens Latin American Tour” a princípio, no Brasil seriam três datas, porém Curitiba [06/02] foi cancelado devido problemas com o local da apresentação devido as fortes chuvas na cidade, mas os shows São Paulo [07/02] e Rio de Janeiro [08/02] continuaram no cronograma.

The Sirens SP 2015FEB07 _001 - por Felipi Arius

Os fãs ainda adentravam na Clash Club quando Vic Anselmo, compositora, cantora e tecladista que juntou-se as The Sirens inicia a apresentação intimista às 19h30m, que foi uma verdadeira surpresa, pois muitos ainda não conheciam o trabalho da moçoila que encantou os que já estavam esperando para ver o trio. Mostrando uma voz lindíssima que cativou a todos. A curta e enfática apresentação de Vic agradou, executando faixas como “Daylight” e “Open Wide”. Ela encerrou com “Vocês estão prontos para as The Sirens”?

Pontualmente a banda de apoio das “Sereias” sobe ao palco, por conseguinte e saudando o público Anneke diz : “Bem-vindos ao show das The Sirens!” para a entrada de Liv Kristine e Kari Rueslåtten executando com maestria  “Treat Me Like A Lady”, faixa da carreira solo de Anneke. Em seguida “Vervain” (carreira solo de Liv Kristine) com Anneke e Liv no palco, harmonizando os vocais sopranos de ambas. Após esta faixa, houve uma queda de energia elétrica na casa, e a carismática Anneke aproveitou o momento para além de entreter os fãs, conversar bastante; problema resolvido, ela inicia “Saturnine”. Vez de Kari Rueslatten brilhar, mandando a faixa “Exile”. Foi a primeira vez da cantora em São Paulo, ela afirmou estar muito feliz e que as pessoas são maravilhosas.

Começaram os acordes de “Venus” que arrepiou à todos os fãs assíduos de Theatre of Tragedy presentes, um dos sucessos que marcaram a carreira da extinta banda. Em seguida “1000 Miles Away From You” com  Annekke e Liv dividindo o palco. A próxima faixa veio para relembrar – e apresentar para alguns – a extinta The 3rd And The Mortal com Kari e Anneke transmitindo toda intensidade à música “Why So Lonely”, seguida de um dos sucessos do The 3rd And The Mortal marcado pela brilhante execução do baixo de Johan Van Stratum (Stream Of Passion), “Death Him” que muitos ali conheciam.

Com direito a troca de figurino de Anneke, ela questiona se o público estaria preparado para as faixas do “The Gathering”, o que foi respondido com um enérgico ‘YES’. Assim veio “Love Decay” seguida de “In Motion #1” com Kari dividindo os holofotes. Claro que não seria possível a “The Sirens on tour” se elas não tivessem músicos competentes de apoio. Completam o time: Ferry Duijsens (guitarra), Gijs Coolen (guitarra) e Jochem Van Rooijen (bateria). Anneke diz: ‘Muito obrigada! Vocês são maravilhosos! Hora da canção oficial das Sirens, “Embracing The Seasons” ’, na qual ao final, as vocalistas jogaram papeis picados simbolizando pétalas de flores e/ou folhas que caem na primavera. “Flowers for you” disse Liv Kristine e ‘Todas nós amamos vocês’, logo após elas deixam o palco.

The Sirens SP 2015FEB07 _025 - por Felipi Arius

Kari abriu o encore e nos trouxe as faixas “Atupoéma” (The 3rd and The Mortal), e a primeira faixa composta por Kari em sua carreira solo, “Ride”, seguida de “Trollferd” cantada em norueguês. As luzes de ribalta caem sobre Liv com mais uma marcante faixa do Theatre of Tragedy, “Siren”, que ao final diz “muito obrigada de coração”. Anekke volta ao palco para mais uma música do trio: “Fearless”. Em seguida, “Strange Machines” marcou a apresentação, somente com Anneke como se aquela fosse SIM uma apresentação do The Gathering de tempos remotos; trazendo a nostalgia de um show do antigo grupo ao qual pertencia, e convidou Kari e Liv para encerrar a faixa com ela, todas muito performáticas como pede esta música. Elas encerram a brilhante apresentação com “Sisters of the Earth” por volta das 22h, foram duas horas de show como prometido, uma mistura de “melhor de três” com “três em um” que deixaram os presentes extasiados com a incrível noite que tiveram. Agradecimentos à Dark Dimensions Produtora e ao “Durr” Campos pelo credenciamento do nosso veículo.

Set List:
Treat Me Like a Lady (Anneke van Giersbergen cover) (by Anneke van Giersbergen, Liv Kristine & Kari Rueslåtten)
Vervain (Liv Kristine cover) (by Liv Kristine & Anneke van Giersbergen)
Saturnine (The Gathering cover) (by Anneke van Giersbergen)
Exile (Kari Rueslåtten cover) (by Kari Rueslåtten)
Venus (Theatre of Tragedy cover) (by Liv Kristine)
Silence (Liv Kristine cover) (by Liv Kristine & Kari Rueslåtten)
Mental Jungle (Anneke van Giersbergen cover) (by Anneke van Giersbergen)
Image (Theatre of Tragedy cover) (by Liv Kristine)
1000 Miles Away from You (Anneke van Giersbergen cover) (by Anneke van Giersbergen & Liv Kristine)
Why So Lonely? (The 3rd and the Mortal cover) (by Kari Rueslåtten & Anneke van Giersbergen)
Death Hymn (The 3rd and the Mortal cover) (by Kari Rueslåtten)
Love Decay (Liv Kristine cover) (by Liv Kristine & Anneke van Giersbergen)
In Motion #1 (The Gathering cover) (by Anneke van Giersbergen & Kari Rueslåtten)
Embracing the Seasons (by Anneke van Giersbergen)
Atupoéma (The 3rd and the Mortal cover) (by Kari Rueslåtten)
Ride (Kari Rueslåtten cover) (by Kari Rueslåtten, Liv Kristine & Anneke van Giersbergen)
Trollferd (Kari Rueslåtten cover) (by Kari Rueslåtten & Liv Kristine)
Siren (Theatre of Tragedy cover) (by Liv Kristine & Kari Rueslåtten)
Fearless (by Kari Rueslåtten, Anneke van Giersbergen & Liv Kristine)
Strange Machines (The Gathering cover) (by Anneke van Giersbergen)
Sisters of the Earth (by Liv Kristine, Anneke van Giersbergen & Kari Rueslåtten)

(Visited 31 times, 1 visits today)