Sabaton – 12-09-2014 – Curitiba (Music Hall)

Sabaton - Curitiba set2014 - por André Smirnoff 1

Texto por Clovis Roman – Fotos por André Smirnoff – Edição por André Luiz

Um dos principais nomes do Metal sueco atualmente, o Sabaton veio pela primeira vez ao Brasil, na turnê de divulgação do álbum Heroes, cujo tema central são batalhas da 2° guerra mundial. O trabalho foi aclamado por público e crítica, alcançando expressivas vendas mundo afora, mas chamou a atenção dos brasileiros devido a canção “Smoking Heroes” falar sobre três soldados da Força Expedicionária Brasileira, que enfrentaram sozinhos uma grande quantidade de inimigos. Eles foram mortos, seus algozes alemães os enterraram e colocaram uma cruz em seus túmulos, contendo a frase “Drei Brasilianische Helden” (três heróis brasileiros). A música esteve de fora do setlist da turnê. Mas no Brasil, a coisa mudou de figura.

Após algumas datas no país, os suecos chegaram a capital paranaense, onde se apresentaram no Music Hall, que recebeu um bom público para prestigiá-los. A abertura ficou com a Fire Shadow, que está a todo vapor divulgando o recém lançado EP Phoenix. Entraram no repertório todas as músicas do disco, e o encerramento ficou com a já antiga “Metal Is The Law”, numa versão atualizada. Os presentes, apesar de volta e meia clamarem pelos gringos, no geral, curtiram bastante a apresentação do quinteto curitibano, os aplaudindo efusivamente e até mesmo cantando os refrães mais fáceis, como da já citada “Metal Is The Law”. Mas o destaque geral fica para a épica “Inner Battle”.

Sabaton - Curitiba set2014 - por André Smirnoff 2

Pouco tempo depois, o Sabaton subiu ao palco, abrindo a apresentação com “Ghost Division” e com a chatinha “To Hell And Back”. Já vi diversas bandas felizes no palco, mas nada que chegue perto dos suecos. Eles sorriem o tempo todo, brincam entre si e com a platéia, que captou esta alegria toda e a retribuiu dignamente. O frontman Joakim Brodén interage tanto que em quase todos os intervalos entre as canções discursava alguma bobagem. Chegou inclusive a ensinar palavras em sueco pra galera.

O setlist foi dividido em seus principais álbuns, claro, dando ênfase ao mais recente; dele veio um terço das 15 músicas apresentadas. A banda tem sim muitas qualidades, mas em alguns momentos a apresentação deles se torna um tanto maçante, pois algumas canções são muito similares entre si. O que não significa que o show tenha sido ruim, já que no encore, os caras mandaram a tão esperada “Smoking Snakes” (Nesta, Bróden afirmou que a banda esperou para estreá-la ao vivo apenas no Brasil. Nada mais justo). Com letra em inglês, ela tem uma frase em português, e foi esta que a galera cantou mais alto em todo o show: “Cobras fumantes, eterna é sua vitória”. Para encerrar, a espetacular “Primo Victoria”, e “Metal Crüe”, com sua letra que é uma verdadeira ode à música pesada. Em seus versos, há referências há dezenas de bandas de Rock e Metal (eu achei 32 grupos citados na letra).

Solidariedade
O evento foi organizado pela Damar Productions, que há muito arrecada alimentos na portaria para futuras doações. Somando-se o que foi arrecadado nos shows de Cavalera Conspiracy e Sabaton, chegou-se a cerca de meia tonelada de alimentos. Estes todos foram entregues ao Instituto Paranaense de Cegos – IPC, organização que serve mais de 100 refeições diárias. Portanto, continue levando seus alimentos aos shows (inclusive, você pode doar mais que um quilo, se assim desejar), pois além de curtir um som, você ainda ajuda o próximo. Excelente.

Setlist
The March To War [intro]
Ghost Division
To Hell and Back
Carolus Rex
Gott Mit Uns (em sueco)
Uprising
Attero Dominatus
Resist and Bite
The Art of War
Soldier of 3 Armies
40:1
Swedish Pagans
Night Witches
Smoking Snakes
Primo Victoria
Metal Crüe

Vídeos

Fire Shadow – Unbreakable + Metal Is The Law

Sabaton – The Art Of War

Sabaton – Smoking Snakes + Primo Vitoria + Metal Crue

(Visited 60 times, 1 visits today)