Texto por Natalia Perin – Fotos por Costabile Salzano Jr (The Ultimate Press) – Edição por André Luiz
Em 1986 Wayne Hussey e Craig Adams deixaram o icônico The Sisters Of Mercy por atritos com o chefão Andrew Eldritch, e formaram o The Sisterhood (em referência a antiga banda) o qual posteriormente passou a se chamar The Mission. Passaram-se 28 anos e ao lado de Simon Hinkler e o novo baterista Mike Kelly, Hussey e Adams trouxeram o repertório clássico do quarteto britânico ao palco do Carioca Club em São Paulo, mesmo tendo recentemente lançado o álbum “The Brightest Light”.
Devido a questões de ordem técnica, a casa de shows abriu por volta das 21h, o que acarretou no atraso e encurtamento dos shows de abertura a serem realizados pelas bandas Anoxika e Urbano para um público apático as performances. Já a banda principal, prevista para subir ao palco as 22h, em virtude dos acontecimentos anteriores iniciou sua performance cerca de trina minutos depois, o que levando-se em consideração o show ser realizado em uma quarta-feira, trouxe à tona a preocupação pelo retorno para casa através do transporte público.
Problemas a parte, o certo a se dizer é que por volta das 22h30m o quarteto britânico subiu ao palco executando “Black Cat Bone” do recente álbum The Brightest Light, levantando os presentes, brindados na sequência com “Beyond the Pale” e o petardo “Serpent’s Kiss” do disco The First Chapter.
Público em mãos, seguiram “Naked and Savage”, “Sometimes the Brightest Light Comes from the Darkest Place” e “Garden of Delight” em meio a poucas interações entre músicos e banda, exceção a Hussey que volta e meia gastava seu “bom” português com os presentes. Mas o Carioca Club veio a baixo mesmo quando o clássico “Severina” seguido de outro petardo, “Butterfly on a Wheel“ foram executados, dois pontos altos da noite.
“Everything but the Squeal” precede o cover de Neil Young “Like a Hurricane”, seguindo a performance com outro clássico, “Wasteland” do álbum de estréia da banda God’s Own Medicine de 1986, encerrando a primeira parte do espetáculo com o single do The Brightest Light “Swan Song”.
No retorno para o encore, Wayne Hussey retorna para uma apresentação solo e acústica de “Like a Child Again” e “Belief”. Na sequência, com os demais integrantes on stage, executam mais um petardo, “Deliverance” do álbum Carved in Sand de 1990, com “Tower Of Strength” do Children de 1988 encerrando a apresentação.
Em meio ao ótimo repertório, há de se lamentar o atraso inicial acarretando atraso no show principal e forçando parte do público a deixar o Carioca Club durante o encore. O retorno do The Mission aos palcos brasileiros não marca a volta de um grupo em decadência fazendo uma tour caça níquéis, pelo contrário, com 28 anos de estrada a banda britânica provou com o recém lançado álbum e a performance ao vivo que estão na ativa por méritos (Nota do editor: agradecimentos à Natália por cobrir a Sara Ferrer que não pôde estar no evento devido problema súbito de saúde, e Costábile Jr pelas imagens do evento e por entender a situação ocorrida – responsabilidade conferida é responsabilidade assumida).
Setlist
Black Cat Bone
Beyond the Pale
Serpent’s Kiss
Naked and Savage
Sometimes the Brightest Light Comes from the Darkest Place
Garden of Delight
Severina
Butterfly on a Wheel
Everything but the Squeal
Like a Hurricane (Neil Young cover)
Wasteland
Swan Song
Encore:
Like a Child Again (acoustic)
Belief (acoustic)
Deliverance
Encore 2:
Tower Of Strength