Focus: lenda do progressivo em tour no Brasil

a-banda-holandesa-de-rock-progressivo-focus-1268075070983_615x300

O primeiro show aconteceu ontem em Florianópolis. Banda também passa por Curitiba, São Paulo, Pouso Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Catanduva

Uma das maiores lendas do rock progressivo de todos os tempos, a banda holandesa Focus está de volta ao Brasil para mais uma turnê, dessa vez em promoção ao seu novo álbum “Focus X”.

Atualmente formada por Thijs van Leer (teclados, flautas, vocais), Pierre van der Linden (bateria), Bobby Jacobs (baixo) e Menno Gootjes (guitarra), a última vez que a banda esteve no Brasil foi em 2012, na ocasião promovendo a turnê comemorativa de 40 anos do maior clássico de sua carreira, o álbum “Moving Waves”.

Dessa vez a banda traz um repertório totalmente diferente, baseado principalmente no novo álbum de inéditas, que aqui no Brasil foi lançado pela Die Hard Records e traz participação do consagrado músico brasileiro Ivan Lins na faixa “Birds Come Fly Over (Le Tango)”. Mas é claro que os fãs também poderão esperar grandes clássicos de toda carreira como “Hocus Pocus”, “House of the King” e “Sylvia”.

A nova turnê nacional do Focus é a maior já realizada no país e teve inicio ontem, 09/04, com um show no John Bull em Florianópolis. Hoje a banda toca em Curitiba, também no John Bull, com abertura do grupo Imagery, de Londrina/PR.

As próximas apresentações acontecem no dia 12/04 no Marques Plaza Hotel em Pouso Alegre/MG, 15/04 no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ, 16/04 no Sesc Palladium em Belo Horizonte/MG, 17/04 no Sesc em Catanduva/SP (com abertura do Imagery), 18/04 no Teatro CIEE em Porto Alegre/RS e dia 19/04 no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP.

O líder do Focus, Thijs van Leer também fará um show solo acústico em São Paulo/SP no Na Mata Café nesta sexta-feira dia 11/04. Essa será a primeira vez que o músico fará esse formato de show fora da Europa.

SOBRE O FOCUS
Com um estilo único de tocar rock progressivo, o Focus iniciou sua carreira no início dos anos 70 e se tornou a mais famosa e popular banda holandesa de todos os tempos. A banda tinha como líderes a dupla formada por Thijs van Leer no órgão Hammond/flauta e Jan Akkerman na guitarra.

Seus primeiros hits vieram em forma de músicas instrumentais, “Hocus Pocus”, “House of the King” e “Sylvia”, o que acabou caracterizando toda a carreira da banda, imortalizada através de discos formidáveis como “Moving Waves”, “Focus 3” e “Hamburger Concerto”.

A banda era nome certo nos principais festivais europeus e casas de shows nos Estados Unidos, mas no final dos anos 70, por divergências musicais, o grupo se separou e somente deu sinal de vida no início do novo século.

Ainda tendo Van Leer como a figura central, a banda voltou em 2002 com uma nova formação e lançaram o esplendido disco “Focus 8”.

A volta triunfal ainda marcou o retorno do lendário baterista Pierre van der Linden, internacionalmente reconhecido pelos seus conhecimentos rítmicos únicos.
Pierre é o fator que define o som do Focus. Foi com ele na bateria que os maiores clássicos foram gravados na década de 70.

Juntando-se aos dois membros originais está o baixista Bobby Jacobs, oriundo da escola holandesa de jazz, e o talentoso guitarrista holandês Menno Gootjes.

Em março de 2011 o Focus entrou em estúdio para gravar seu 10º álbum de estúdio. O brasileiro Ivan Lins participou desse novo disco.

O novo álbum, bem como os shows, tem surpreendido positivamente os fãs e a crítica em todo o mundo, fato que fez com que a banda voltasse a estar na mídia e a excursionar por todo o globo.

“Nossa música é evolução, não revolução”, afirma Thijs van Leer com relação a característica que define o som do Focus.

O Focus lançou ao todo dez discos de estúdio, dois discos ao vivo, o primeiro gravado em Londres em 1973, além de três DVDs oficiais.

O clássico “Hocus Pocus” acabou recentemente entrando na trilha sonora do remake do filme “Robocop”.

Serviço: Turnê Focus 2014:

09/04 – John Bull – Florianópolis/SC (show de abertura com Imagery)
10/04 – John Bull – Curitiba/PR (show de abertura com Imagery)
11/04 – Na Mata Café – São Paulo/SP (show solo acústico de Thijs van Leer). Informações e Ingressos: http://www.namata.com.br
12/04 – Marques Plaza Hotel – Pouso Alegre/MG.  Informações e Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/focus-mg/
15/04 – Teatro Rival Petrobras – Rio de Janeiro/RJ. Informações e Ingressos: https://www.facebook.com/events/362677337204525/?fref=ts
16/04 – Sesc Palladium – Belo Horizonte/MG.  Informações e Ingressos: http://www.noderosa.com.br/index.php/eventos-culturais/focus-2/
17/04 – Sesc – Catanduva/SP (com abertura do Imagery). Informações e Ingressos: http://www.sescsp.org.br/unidades/17_CATANDUVA/
18/04 – Teatro CIEE – Porto Alegre/RS. Informações e Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/focus-rs/
19/04 – Sesc Belenzinho – São Paulo/SP. Informações e Ingressos: http://www.sescsp.org.br/programacao/29114_FOCUS+HOLANDA

Mais Informações: www.focustheband.com

(Visited 101 times, 1 visits today)