Aerosmith, Whitesnake – 18-10-2013 – Rio de Janeiro (Apoteose)

Texto por Rodrigo Gonçalves – Fotos Marcello Sa Barretto (Midiorama).

Steven Tyler RJOs fãs cariocas de música pesada não podem se queixar. Pelo menos não nesse mês de outubro. Em questão de cinco dias os cariocas puderam presenciar a apresentação de quatro grandes nomes da história do Hard Rock/Heavy Metal. Nesta sexta-feira foi a vez dos shows do Aerosmith e do Whitesnake.

Convidado para ser uma das atrações principais do festival Monsters of Rock, o Whitesnake retornou ao país pela quarta vez em oito anos, dessa vez para promover o ótimo Made in Japan, compilação ao vivo lançada nesse ano.

Quando começou o seu show, pontualmente no horário marcado, muita gente ainda se encontrava do lado de fora (a fila dava voltas no quarteirão), cortesia do trânsito cada vez mais caótico na Cidade Maravilhosa.

O grupo liderado por David Coverdale entrou em cena levantando o público logo de cara com as excelentes Give Me All Your Love e Ready an’ Willing. Diferente do habitual, a banda emendava uma música atrás da outra, casos de Love Ain’t No Stranger e Is This Love. O medley com as clássicas Slide It In / Slow an’ Easy não foi recebida com a empolgação esperada, o que acabou piorando com a parada para o solo de guitarras, com duelo entre os excelentes guitarristas Reb Beach e Doug Aldrich. Com uma introdução diferente do habitual, o baixista Michael Devin deu a senha para a banda tocar Steel Your Heart Away, do disco Forevermore, lançado em 2011. Mas, quando o show parecia que ia esquentar novamente, um solo de bateria novamente quebrou o ritmo da apresentação.

Caminhando para o final do show, a banda ainda teve tempo de executar Fool For Your Loving No More, Here I Go Again (que contou com grande participação do público) e Still of the Night. Fecharam a apresentação com a clássica Burn, gravada pelo Deep Purple há quase 40 anos.

Uma boa apresentação, mas que não chegou a exatamente empolgar, principalmente para quem já havia assistido um dos três shows recentes da banda em terras cariocas. Além disso, a chuva que caiu da metade para o final da apresentação e a performance aquém do habitual por parte de David Coverdale contribuíram bastante para uma recepção morna por parte da plateia.

Give Me All Your Love
Ready an’ Willing
Love Ain’t No Stranger
Is This Love
Slide It In / Slow an’ Easy
Love Will Set You Free
Solos de Guitarra
Steal Your Heart Away
Solo Bateria
Fool For Your Loving No More
Here I Go Again
Still of the Night
Burn/Storm bringer

Steven Tyler Joe Perry RJ

Longe dos palcos cariocas há cerca de 19 anos, o Aerosmith resolveu atender os pedidos dos fãs e deu a eles exatamente o que queriam. Em entrevista coletiva realizada um dia antes do show, o guitarrista Joe Perry comentou que os fãs tem pedido há anos que a banda faça um show misturando músicas antigas com sucessos e foi exatamente isso que a banda fez.

Desfalcados do baixista Tom Halmiton, em tratamento contra um câncer na garganta, os americanos superaram a ausência do amigo e fizeram um show excelente. Capitaneados pelo vocalista Steven Tyler, a banda de Boston surpreendeu logo de cara ao entrar no palco com a música Back in The Saddle. Os clássicos Love in an Elevator e Toys in the Attic levaram o público à loucura, enquanto a excelente Oh Yeah, do último disco da banda, Music From Another Dimension, foi bem recebida pelo público. As antológicas Janie’s Got a Gun, Dude (Looks Like a Lady) e Cryin’ puseram o público a cantar. Em Stop Messin’ Around o guitarrista Joe Perry anuncia que vão tocar um pouco do blues de Boston e assume os vocais, dando show de competência fazendo função dupla.

Aeorsmith RJ

Se Livin’ on the Edge, um dos grandes sucessos da carreira dos americanos, fez a platéia se empolgar, mas foi com as estupendas I Don’t Want to Miss a Thing, trilha sonora do filme Armageddon, e Dream On que fizeram o público cantar e se emocionar. Ainda houve tempo para Come Togheter, cover dos Beatles e as excelentes Sweet Emotion, antes de fecharem com a surpreendente Mama Kim e o cover Train Kept A-Rollin, presente em Get Your Wings, o segundo álbum lançado pela banda em 1974.

Setlist Aerosmith

Back In The Saddle
Love in an Elevator
Toys in the Attic
Oh Yeah
Janie’s Got a Gun
Dude (Looks Like a Lady)
Rag Doll
Cryin’
Last Child
Jaded
Stop Messin’ Around
What It Takes
Livin’ on the Edge
I Don’t Want to Miss a Thing
No More No More
Come Together
Mother Popcorn/Walk This Way
Dream On
Sweet Emotion
Mama Kim
Crazy/Train Kept A-Rollin’

Após o show no Rio de Janeiro, as bandas seguiram para São Paulo onde fecharam a segunda noite do festival Monsters of Rock, que voltou a ser realizado após um hiato de 15 anos. O último show em terras brasileiras acontecerá hoje, em Brasília.

(Visited 292 times, 1 visits today)