Expomusic 2013 agita mercado musical em seu 30º aniversário

Expomusic2013Feira internacional da música chega a três décadas de existencia movimentando os negócios do setor e oferecendo uma autêntica maratona musical. Além de apresenta em primeira mão as inovações do mercado, evento este ano oferece grade inédita de palestras sobre o varejo e profissionais do segmento. Na outra ponta, público tem a mão um autêntico showroom de lançamentos e uma grade de atrações que bateu o recorde de mais de 500 horas de programação.
No ano em que chega ao marco histórico de sua 30ª edição, a EXPOMUSIC – Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios está repleta de novidades e atrações que prometem não apenas movimentar o mercado, como também promover uma imersão no universo musical, com centenas de horas de atrações nos estandes e na programação oficial do evento.
Promovida pela Abemúsica – Associação Brasileira da Música e pela Francal Feiras, a EXPOMUSIC oferece um autêntico showroom de lançamentos e novidades do setor. Numa área de 34 mil m², o evento reúne mais de 200 expositores que apresentam um mix completo de novidades para o mercado musical. Instrumentos dos mais variados tipos, acessórios, som profissional, edições musicais e estruturas de palcos e iluminação fazem da feira mais que um ponto de encontro de lojistas, músicos, profissionais e público em geral: “Ano a ano, o interesse pela feira mostra não apenas que o setor segue aquecido, como aponta um interesse cada vez maior do público pela música e pelo estudo dessa disciplina em escolas, cujos benefícios vão muito além das cifras”, observa o presidente da Abemúsica, Synésio Batista da Costa.
Já o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, reitera o impacto das três décadas da EXPOMUSIC para cenário musical: “O que o mercado cresceu e evoluiu ao longo desses trinta anos é uma coisa impressionante e a feira sempre foi reflexo disso. Com satisfação comemoramos as três décadas de uma feira que começou dividindo espaço com outro setor, reunindo 96 empresas, das quais apenas 21 eram de instrumentos musicais e hoje é uma gigante no segmento dentro do continente latino-americano”, comemora.
Entre as novidades desse ano, os profissionais do setor pela primeira vez vão poder contar com um Ciclo de Palestras Gratuitas. Elas compõem a programação do dia 19 e tratam dos mais diversos assuntos que envolvem mercado da música e varejo. Na pauta da programação há temas sobre o futuro do mercado, tributação, relacionamento com o cliente, vitrine e merchandising, e gestão de estoque.
No rol de palestrantes, especialistas renomados como Marcos Brandão, da Pride Music; Paulo Melchor e Beatriz Micheletto, ambos do Sebrae; Prof. Dorival Reis, do Senac; o consultor de Educação Empresarial, Waldyr Neto; o articulista da Bandnews, Alessandro Saade; Eduardo Alexandre Mendes, da Universidade Mackenzie; e o professor de Comunicação e Coaching, José Carlos Mateus Chaer conduzem as discussões. As palestras têm início às 13 horas e são abertas ao público em geral mediante inscrição prévia no site da EXPOMUSIC (www.expomusic.com.br).
Já o público em geral pode desfrutar de mais de 500 horas de uma extensa agenda de shows, workshops, sessões de autógrafos com músicos renomados e a programação oficial do Music Hall, espaço que está em sua 14ª edição e que, em 2013, abriga 30 apresentações, em homenagem às três décadas de existência da feira. Palco oficial do evento, o espaço tem um papel fundamental na valorização de novos talentos, conforme pontua a gerente da Francal Feiras e idealizadora do Music Hall, Wanira Salles: “O Music Hall é o palco democrático onde a música de qualidade ganha lugar, seja na performance de um músico consagrado seja na revelação de um talento desconhecido”, observa.
Para recepcionar o público a partir de sexta-feira (20) até domingo (22), a atração Música no Hall pede passagem. De sexta a domingo, o público é recebido com a performance de grupos musicais, sempre às 11 horas. Participam da atração a banda Slap Acústico, um projeto itinerante de música na rua, e, pelo Planeta Musical – projeto da Abemúsica voltado a estudantes carentes por meio de parceria com ONGs – Fundação Julita, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e Projeto Arrastão, organização social sem fins lucrativos com atuação nas áreas pedagógica, social e cultural.
Dias 18 e 19 são dedicados exclusivamente aos profissionais do setor; público pagante tem de 20 a 22 para visitar a EXPOMUSIC e conhecer as novidades do setor.
SERVIÇO: EXPOMUSIC 2013 – 30ª FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ÁUDIO, ILUMINAÇÃO E ACESSÓRIOS
Data: 18 a 22 de setembro de 2013
Horários: das 11h às 21h (dia 22, das 11h às 19h).
Dias 18 a 19, a feira é restrita a profissionais do setor com convite ou crachá. Dias 20 a 22, o evento é aberto ao público em geral mediante compra de ingresso. Ingressos: R$ 20,00.
Entram sem pagar nesses dias somente compradores e músicos com crachá. Crianças com idade até 12 anos, maiores de 60 anos e deficientes físicos têm acesso gratuito.
Local: Expo Center Norte
Promoção: Francal Feiras Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google +: Expomusic
(Visited 12 times, 1 visits today)