Marduk – 03/08/2013 – Curitiba – PR (Espaço Cult )

09

Texto por Clovis Roman – Fotos por Clovis Roman e Kenia Cordeiro

O Marduk, a atração principal do Extreme Hate Festival (que aconteceu em São Paulo, com Vader, Sinister e Suffocation) veio sozinho à Curitiba um dia antes (03 de agosto), para um show destruidor, baseado exclusivamente na violência e blasfêmia de sua música. Sem banda de abertura, o massacre começou cedo com a colossal “Serpent Sermon” – e sua introdução tensa, que antecede passagens cadenciadas e rápidas perfeitamente intercaladas – faixa título de seu mais recente disco. O vocal de Mortuus fica ainda mais doentio ao vivo, o que só aumentou a desgraceira. Na sequencia a recente “Nowhere, No-One, Nothing” do disco Wormwood (09) e uma clássica, “The Black”, vinda do “debut” Dark Endless (do longínquo ano de 1992).

11

Após “Imago Mortis”, com sua estrutura mais simples (mas igualmente blasfema), veio uma das obras-primas do grupo: “Slay The Nazarene”, que ficou de fora no último show deles em Curitiba (2008, quando tocaram ao lado do Vader). Tirando o xilique de Mortuus devido a uma pequena falha no microfone (situação que pode acontecer), o show seguiu sem maiores percalços, com petardos como “Christraping Black Metal”, “Materialized In Stone” e a lentona “Temple of Decay”. Para o final, a banda escolheu a já esperada “Wolves”, infelizmente a única vinda do excelente Those of the Unlight. A banda deixa o palco, mas logo retorna para mandar uma última música: “Baptizm By Fire”, encerrando a noite maldita antes mesmo da meia-noite.

 

Considerando os setlists divulgados dos outros shows no Brasil (basta dar uma olhada no setlist.fm), Curitiba acabou ouvindo duas músicas a mais – pelo que consta, “Azrael” e “502” não foram tocadas em São Paulo e Rio de Janeiro. Coisa rara para a cidade, que normalmente leva azar na questão quantidade de sons tocados.

SETLIST:

01 – Serpent Sermon

02 – Nowhere, No-One, Nothing

03 – The Black…

04 – Imago Mortis

05 – Slay the Nazarene

06 – Temple of Decay

07 – Christraping Black Metal

08 – With Satan and Victorious Weapons

09 – Womb of Perishableness

10 – 502

11 – Azrael

12 – Materialized In Stone

13 – Wolves

14 – Baptism by Fire

(Visited 73 times, 1 visits today)