Sirenia – 30-10-2011 – São Paulo – SP (Blackmore Bar)

Por Juliana Lorencini
Fotos por Leandro Cherutti

Em turnê para divulgação de seu mais recente trabalho “The Enigma of Life”, lançado recentemente pela Nuclear Blast Records, o Sirenia, banda formada pela vocalista espanhola Ailyn e o guitarrista noruegues Morten Veland (ex-Tristania), se apresentou em São Paulo no último dia 30 de outubro, no Blackmore Bar.

A abertura ficou por conta do Ravenland, registrando a estréia de Juliana Rossi (Hevora) nos vocais, a banda brasileira trouxe uma sonoridade bastante pesada e um set list composto por músicas próprias além “Mercyside”, cover do Tristania, O Ravenland conseguiu empolgar o público que aguardava pela atração principal da noite.

Morten abre a noite saudando a todos em português, dizendo algo como “Boa noite! Como estão vocês amigos?”, o guitarrista mostra que o tempo que esteve no Brasil serviu dentre outras coisas para que ele aprendesse um pouquinho do nosso idioma.

Em seguida é a vez de Ailyn, apesar de muito carismática e atenciosa com os fãs, além de uma ótima postura de palco distribuindo sorrisos e acenos, a vocalista se limitou apenas a perguntar em alguns momentos se o público gostaria de ouvir mais uma música.

Usando samplers para substituir os teclados e baixo, que originalmente são gravados por Morten em estúdio, além dos coros impossíveis de serem reproduzidos ao vivo,    Jan Erik Soltvedt (guitarra) e Jonathan A. Perez (bateria) foram escolhidos para acompanhar a banda nessa turnê.

O Sirenia trouxe para São Paulo o mesmo set list que vem apresentando durante toda sua turnê sul-americana, ao todo foram 21 músicas passando por todas as fases da carreira da banda. O contraste entre a suave voz de Ailyn, que em diversos momentos foi encoberta pela bateria e o gutural de Morten, que ao vivo soa muitíssimo bem, mostraram porque o Sirenia tem se destacado nos últimos anos com seu gothic/simphonic metal no país tido como reduto de bandas Black Metal.

Com apenas uma pausa durante toda a noite, a banda volta ao palco para o bis, é nesse momento em que Morten mais uma vez se digire aos fãs, apesar de uma postura mais séria e centrada, o guitarrista conversa com o público e anúncia “The Path To Decay”. Para encerrar a noite a escolhida foi “My Mind’s Eye”, onde Morten se despede dos fãs mais uma vez em português.

Essa foi a segunda apresentação da banda em São Paulo, o Sirenia que havia tocado na noite anterior com a casa cheia não desapontou a nenhum fã, mesmo com um público menor. No final da noite Morten e Ailyn ainda receberam a todos da imprensa e fãs que ainda queriam fazer seus registros com banda.

Set List Sirenia

Obire Mortem (Intro)
The End of It All Play
Downfall
Fallen Angel
All My Dreams
Meridian
A Seaside Serenade
Fading Star
The Seventh Summer
El Enigma de la Vida
The Twilight in Your Eyes
Star-Crossed
Winter Land
Oscura realidad
Lost In Life
The Other Side

Encore:
The Path To Decay
My Mind’s Eye

(Visited 19 times, 1 visits today)