Immortal – 18-10-2011 – São Paulo – SP (Carioca Club)

por Leandro Cherutti
fotos por Leandro Cherutti

O que até pouco tempo era um sonho para muitos se tornou realidade para poucos na última terça-feira (18) no palco do Carioca Club. Após 21 anos de estrada, finalmente os reis do black metal, IMMORTAL, desembarcaram no Brasil para uma única apresentação na cidade de São Paulo, o que ocasionou uma grande migração de fãs de todo o país até o local.

O show que estava previsto para começar às 21h, teve pequeno atraso de aproximadamente 40 minutos. A ansiedade era grande, a todo o momento o público clamava pelo Immortal.  Abbath (Vocal e Guitarra), Apollyon (Baixo) e Horgh (Bateria) trouxeram ao palco muita fumaça, produzindo uma atmosfera sombria ao ambiente, a mesma permaneceu até o final do show.

A primeira faixa a ser apresentada foi “All Shall Fall” levando todos ao delírio, na seqüência tivemos um clássico de 2002 “Sons of Northern Darkness”, abalando de vez as estruturas da casa. A banda não poupou o fôlego e logo mandou “The Rise of Darkness” e outros dois hinos “Damned in Black” e “Triumph”, agitando ainda mais os fãs mais fanáticos. Abbath se comunicou pouco com a platéia, mas toda sua presença de palco compensou isto. Apollyon é muito agitado e se movimentou muito durante o show, em certos momentos Abbath e Apollyon agitaram juntos no centro do palco e Horgh, ninguém o via, estava escondido atrás de sua gigantesca bateria.

Dando andamento ao espetáculo tivemos “In My Kingdom Cold” que veio emendada de “Tyrants”, neste momento ocorreu um fato inusitado, Abbath interrompeu o som e sentou-se no chão e jogou seu corpo para trás, ficando com as pernas ao ar, em seguida pediu silêncio e quando foi atendido, enquanto se levantava pediu para que todos gritassem, repetindo a cena por mais três vezes.

O som na casa estava perfeito, o que ajudou e muito na beleza de todo o show. Outros grandes destaques da noite foram: “The Call of the Wintermoon”, a cadenciada “Beyond the North Waves”, a agitadíssima “Battles in the North” e a magnífica “Blashyrkh (Mighty Ravendark)” e assim a banda deixou o palco para um pequeno intervalo.

O retorno do Immortal se deu com a grande e forte “Withstand the fall of Time” da obra prima “ At The Heart of Winter”. Um dos momentos mais esperados por todos foi quando o Abbath anunciou a faixa que talvez seja um dos maiores clássicos da banda “One by One”, e finalizaram com o petardo “The Sun No Longer Rises”.

Tirando o atraso inicial, a noite foi perfeita, a banda fez uma apresentação soberba. Infelizmente a estrutura da casa não suporta uma apresentação com pirofagia e assim ficamos sem ver esta arte, que é muito bem representada por Abbath. Esperamos que agora após conhecerem o caminho, voltem sempre aos trópicos.

Set List

Intro
All Shall fall
Sons of northern Darkness
The Rise of Darkness
Damned in Black
Triumph
In My Kingdom Cold
Tyrants
The Call of the Wintermoon
Beyond the North Waves
Battles in the North
Blashyrkh (Mighty Ravendark)

Withstande the Fall of Time
One by One
The Sun No Longer Riser

Confira também o vídeo de “One by One” gravado por Leandro Cherutti:

(Visited 43 times, 1 visits today)