Ensiferum: confira vídeo clipe de Andromeda; banda anuncia show ao vivo no dia do lançamento do álbum Thalassic

Fonte: Blabbermouth

Os finlandeses do Ensiferum lançarão seu novo álbum, ‘Thalassic’, em 10 de julho pela Metal Blade Records. O vídeo oficial do segundo single do disco, “Andromeda” foi liberado no YouTube da gravadora. O clipe foi dirigido por Vesa Ranta e gravado na ilha de Rankki, na Finlândia. Confira abaixo:

No dia do lançamento (10 de julho), o Ensiferum promoverá um show de lançamento do disco, “Studio Live”, às 21h EET / 19h GMT / 16h horário de Brasília. A banda fará uma seleção de faixas novas, clássicas e raras “ao vivo” no Sonic Pump Studio em Helsinque, Finlândia, que serão transmitidas no site Keikalla.fi. A banda também estará conversando com os fãs entre a apresentação ao vivo e após o show. Para quem não conseguir assistir ao programa quando estiver no ar, a performance estará disponível on-line por sete dias imediatamente após o final do programa.

‘Thalassic’, traduzido do grego antigo como “de ou relacionado a mares”, é uma coleção abrangente de canções que incorpora orquestrações e instrumentação Folk tradicional ao lado de guitarras, baixo e bateria. “Acho que conseguimos dar um passo à frente musicalmente e também utilizamos as melhores partes do nosso som antigo”, afirma o baixista e vocalista Sami Hinkka. “Existem muitas marcas registradas do Ensiferum: belas melodias Folk, riffs poderosos, um bom mix de vocais e ótimos corais”. A adição do novo tecladista e vocalista Pekka Montin também “realmente elevou as novas músicas a outro nível”, enquanto Mikko P. Mustonen mais uma vez presidiu as orquestrações, e o virtuoso violinista Lassi Logren gravou instrumentos Folk em algumas faixas.

A maior diferença que separa ‘Thalassic’ do restante da discografia do Ensiferum vem do fato de ser o primeiro de seus álbuns a ser construído em torno de um tema. “A idéia começou a surgir em minha mente quando eu estava fazendo entrevistas para o ‘Two Paths’ e muitos jornalistas perguntaram se era um álbum temático, e eu notei que estava respondendo o tempo todo por causa da maneira como compomos o álbum, é quase impossível fazer um álbum temático”, diz Hinkka. “Isso realmente começou a me irritar e a decisão foi tomada: o próximo álbum teria um tema. Naquela época, já tínhamos algumas músicas quase prontas para o próximo álbum, e eu comecei a ouvir muito mais as demos do aspecto sentimental em vez de analisá-los musicalmente. Por alguma razão, todos me levaram a uma praia e o tema foi encontrado: algo relacionado ao mar ou à água. Então, comecei a ler sobre história, mitos e lendas ao redor do mundo que tinha algo a ver com o tema, mas, embora todas as letras sejam obviamente inspiradas por isso, eu tentei o meu melhor para manter a mentalidade heroica do Ensiferum nelas. No final, haviam muitas ideias para as letras, porque eu não estabeleci limites – como todas as histórias teriam de ser nórdicas, etc., e uma das minhas músicas favoritas do álbum fala sobre Andrômeda da mitologia grega. Não posso prometer que esse modo de escrever as letras será o futuro do Ensiferum, mas pelo menos fizemos isso uma vez”, completou.

‘Thalassic’ foi gravado e produzido nos estúdios Petrax e Sonic Pump por Janne Joutsenniemi, que trabalhou anteriormente com o Ensiferum nos álbuns ‘Victory Songs’ (2007) e ‘From Afar’ (2009). “Gostamos de ir ao estúdio quando temos todas as músicas 99,9% prontas, então o trabalho principal do produtor é chutar nossas bundas enquanto gravamos”, diz Hinkka. “É claro que Janne Joutsenniemi é um produtor de classe mundial, e perguntamos sua opinião sobre alguns detalhes. Foi realmente um prazer trabalhar com ele novamente, e acho que essa foi uma das sessões de estúdio mais fáceis das quais participei. Estamos extremamente felizes com o resultado”. Confira o track list do álbum:

01. Seafarer’s Dream
02. Rum, Women, Victory
03. Andromeda
04. The Defence Of The Sampo
05. Run From The Crushing Tide
06. For Sirens
07. One With The Sea
08. Midsummer Magic
09. Cold Northland (Väinämöinen Part III)
10. Merille Lahteva (bonus track)
11. I’ll Stay By Your Side (bonus track)

Em maio, a banda disponibilizou lyric video da faixa “Rum, Women, Victory”, confira abaixo:

Links relacionados:
https://ensiferum.com/
https://www.facebook.com/Ensiferum/
https://www.instagram.com/ensiferummetal/
https://www.facebook.com/metalbladerecords/

(Visited 28 times, 5 visits today)