Masterplan – 16-10-2015 – São Paulo (Clash Club)

Masterplan - SP - out-2015 - por Felipi Arius masterplan2015oct16_031

Texto por Clayton Franco – Fotos por Felipi Arius – Edição por André Luiz

São Paulo teve o prazer de receber após um longo hiato sem dar as caras em nossa terra, o show do Masterplan. E quando digo longo, realmente é um longo tempo. A última vez que o grupo passou por São Paulo foi em 2003, portanto a mais de uma década, quando foram a banda de abertura do Gamma Ray. Na época não foram a atração principal, mas agora retornaram como o headliner da noite, tendo o grupo paulistano Hevilan abrindo a noite.

Hevillan - SP - out-2015 - por Felipi Arius masterplan2015oct16_004Por volta das 20h iniciou-se o show da Hevilan, banda brasileira que começa a ter o merecido reconhecimento de seu trabalho. Com um som calcado em um estilo melódico, o grupo segue na estrada divulgando seu primeiro disco ‘The End Of Time’. O nome Hevilan é derivado da palavra em Hebraico “hevila”, que significa “cheio de tesouros”. Achei um nome extremamente apropriado, visto que as canções do grupo realmente se destacam em meio a mesmice de criatividade de dezenas de outras bandas nacionais. Dentre as músicas, as que me chamaram a atenção no show foram, além da própria faixa título do debut, a “Dark Throne Of Babylon” e “Shades Of War”. Era notório que havia fãs do grupo presente no público (algo raro para bandas nacionais de abertura), pois haviam pessoas com a camisa do grupo e cantando suas canções. Mas, a que mais agitou a noite, inclusive aqueles que não conheciam o grupo, foi o bem executado cover do Mestre Dio, “Holy Diver” acompanhada por todos os presentes.

Após a ótima entrada da noite, chegava a hora do prato principal, que veio em um contexto totalmente diferente de sua última passagem há mais de uma década. O grupo foi formado ainda em 2001 quando Roland Grapow e Uli Kusch deixaram o Helloween. Na época alegaram estarem desgastados e insatisfeitos em continuar com o grupo devido às diferenças musicais crescentes. Formaram o Masterplan trazendo a frente o vocal poderoso e característico do Jorn Land (também conhecido por sua participação no projeto Avantasia). Desde então, doze anos se passaram, e deste núcleo base responsável pelos clássicos do grupo, sobrou apenas Roland Grapow. Vivendo das canções de sua época áurea, o grupo atualmente divulga seu DVD ao vivo “Keep Your Dream Alive”.

O show tem início com “Enlighten Me” seguida por “Spirit Never Die”, uma dobradinha de petardos do seu álbum de estreia (Masterplan de 2013). Este começo já demonstrava que a noite realmente seria de clássicos antigos do grupo, fazendo a alegria dos fãs que tomavam conta da pista do Clash Club. Após “Wonds”, tivemos a primeira interação de Rick Altzi com a plateia. Cumprimentando a todos, disse o quanto estava feliz em tocar no Brasil e que os fãs daqui eram ótimos. Conclamando todos a cantarem juntos e celebrar a noite, tivemos a execução de “Lost And Gone” e “Crimson Rider”. O público, embora pequeno, se fez presente em toda a noite, sendo parte do show e dando mais gás para a banda agitar. Se o tamanho do palco limitava a banda em correr e agitar, víamos sua interação com a platéia em momentos como “I’m Not Afraid”, durante a qual Jari Kainulainen levantava seu baixo e incitava o pessoal a bater palmas.

Masterplan - SP - out-2015 - por Felipi Arius masterplan2015oct16_017

A noite prosseguia com “Back For My Life” e “Time To Be King”. Com a formação atual botando para quebrar, foi difícil alguém sentir falta de Uli Kusch e Jorn Land. Kevin Kott (baterista convidado para tour) e Rick Altzi em nada deixaram devendo a formação seminal do grupo. Infelizmente muitos “fãs” não pensam assim e esquecem que ao longo de 12 anos sem tocarem em terras tupiniquins, o grupo passou por diversas formações. Talvez, por muitos “headbangers” não aceitarem muito bem que bandas trocam de componentes e evoluem em sua música, o show teve um público muito aquém do desejado pelos organizadores e merecido pela banda. Mas, isso não deixou o Masterplan se abater sob o palco, e em canções como “Keep Your Dream Alive” e “Crystal Night” presenciávamos o entrosamento dos integrantes e a felicidade de tocar para um público pequeno, mas participativo e agitado.

Em “Soulburn” tivemos uma ótima dobradinha entre a guitarra de Roland e o teclado de Axel Mackenrott. Logo após veio a canção mais esperada da noite: “The Chance” cover do Helloween. Desde a saída conturbada do grupo alemão, Roland deixou o Helloween em seu passado. Não tocava canções de sua ex-banda e evitava falar da mesma em entrevistas. Mas, isso mudou neste último ano, pois na atual turnê têm tocado esta clássica canção do disco “Pink Bubbles Go Ape” (primeiro do Helloween com sua participação nas guitarras). A canção causou comoção geral nos presentes, fazendo com que todos cantassem a plenos pulmões. Realmente um momento maravilhoso no final do show. Para encerrar o set tivemos “Heroes”.

Masterplan - SP - out-2015 - por Felipi Arius masterplan2015oct16_019

Alguns minutos, depois o grupo retornou ao palco para execução das duas últimas canções da noite “Kind Hearted Light” e “Crawling From Hell”. O saldo da noite foi altamente positivo. Se a quantidade de público deixou a desejar, a qualidade do mesmo foi alta. Todos agitaram durante a noite, demonstrando conhecer a banda e participando nos momentos que o grupo pedia o agito da galera. Infelizmente a casa tinha um outro evento após o show, e diferentemente do restante da turnê, durante a noite tivemos duas canções que foram limadas do set list: “Betrayal” e “Black Night Of Magic”… Por isso, todos foram para casa com um gostinho de que ainda ficou faltando algo.

Deixo aqui meus agradecimentos finais a produtora Blog ‘n’ Roll Produções por realizar em nosso país uma turnê de um grupo que a mais de 10 anos estamos esperando e ao André Smirnoff pelo credenciamento de nosso veículo de imprensa.

Set List Masterplan:
Enlighten Me
Spirit Never Die
Wounds
Lost And Gone
Crimson Rider
I’m Not Afraid
Back For My Life
Time To Be King
Keep Your Dream Alive
Crystal Night
Soulburn
The Chance (cover do Helloween)
Heroes

Kind Hearted Light
Crawling From Hell

(Visited 11 times, 1 visits today)