Dream Theater – 30-08-2012 – Rio de Janeiro – RJ (Citibank Hall)

Texto por Rodrigo Gonçalves

Fotos por Néstor J. Beremblum para o site: Flickr Astrolabiocom

Após a inesperada saída de Mike Portnoy do grupo, os músicos remanescentes do Dream Theater enfrentaram dias difíceis até conseguirem encontrar um novo baterista e recolocar as coisas no trilho novamente.

Fato alcançado com o lançamento ano passado do disco “A Dramatic Turn Of Events.” E foi para promover o novo trabalho e, também, para apresentar Mike Mangini ao público brasileiro, que o grupo americano rumou para a América do Sul e desembarcou no Rio de Janeiro para a penúltima apresentação da “A Dramatic Tour Of Events.”

Com 10 minutos de atraso, Mike Mangini (bateria), John Petrucci (guitarra), Joh Myung (baixo), Jordan Rudess (teclado) e James LaBrie (vocal) subiram ao palco do Citibank Hall para escrever mais um belo capítulo da longa relação que a banda tem com a cidade. A abertura com “Bridges In The Sky” e “6:00” levou o público a loucura, seguida por “The Dark Eternal Night” esta precedida pelo primeira conversa de LaBrie com o público, onde elogia os cariocas e diz que no final do ano pretendem entrar em estúdio para começar a escrever um novo trabalho, com intenções de ser lançado no ano que vem e anuncia a primeira do novo disco, “This Is The Life.”

A primeira música de “A Dramatic Turn Of Events”, “This Is The Life”, não foi tão bem recebida quanto sua sucessora, “The Root Of All Evil”, do disco Octavarium de 2005. “Lost Not Forgotten” chamou a atenção pelo seu inicio apoteótico e pelo uso interessante do telão posicionado atrás da bateria de Mangini. Em determinado momento da música, ele foi divido em três e a versão em carne e osso do tecladista Jordan Rudess duelou com uma versão sua em desenho animado. Hilário. A seguir tivemos o solo de bateria de Mike Mangini, o primeiro de uma série de solos executados pelos músicos durante a apresentação. Mangini pôde mostrar aos cariocas toda a sua técnica e bom gosto, mostrando porque foi à escolha certa para o grupo. Mais uma vez o telão teve papel importante, com câmeras bem posicionadas que mostraram aos presentes toda a técnica do mais novo membro do Dream Theater. Na volta, “A Fortune In Lies”, do primeiro disco da banda, “When A Dream and Day Unite.”

Após um breve intervalo, dois bancos são colocados no centro do palco e Jordan Rudess, James LaBrie e John Petrucci, esses dois últimos lados a lado executam “The Silent Man” e “Beneath The Surface”, a música mais emocionante do novo disco. Vale ressaltar, queem Buenos Aires, essas duas músicas foram tocadas com o auxilio da orquestra local. O resultado poderá ser conferido no DVD/Blu Ray que a banda planeja lançar no próximo ano.

Se “Outcry” não empolgou tanto, “Surronded”, clássico do disco “Images & Words” (que completa 20 anos em 2012) levou os cariocas ao delírio. “On The Back Of Angels” empolgou e “War Inside My Head” e “The Test That Stumped Them All” trouxeram o peso de volta a apresentação.

Antes da pausa para o bis, o grupo tocou mais duas músicas. “The Spirit Carries On” foi cantada em uníssono pelos presentes e “Breaking All Illusions” foi a última música de “A Dramatic Turn Of Events” a ser executada naquela noite. Na volta para a o palco, a banda tocou aquele que é um de seus maiores clássicos, “Metropolis Pt. 1: The Miracle And The Sleeper” e encerrou de maneira brilhante uma apresentação que durou quase três horas.

Em uma noite em que todos os olhos estavam voltados para o novo baterista, Mike Mangini, o experiente músico saiu-se excepcionalmente bem e mostrou a todos, do fã mais fervoroso de Mike Portnoy até aquele que conheceu o Dream Theater há pouco tempo que foi sim a escolha certa para substituir aquele que fez história com o grupo.

Setlist do show:

1- Bridges In The Sky
2- 6:00
3- The Dark Eternal Night
4- This Is The Life
5- The Root Of All Evil
6- Lost Not Forgotten
7- Solo de bateria
8- A Fortune In Lies
9- The Silent Man
10- Beneath The Surface
11- Outcry
12- Surrounded (solo teclado)
13- On The Backs Of Angels
14- War Inside My Head
15- The Test That Stumped Them All
16- The Spirit Carries On (solo guitarra)
17- Breaking All Illusions

Bis
18- Metropolis Pt. 1: The Miracle And The Sleeper

(Visited 88 times, 1 visits today)